TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Ciencias Sociais

Trabalho Escolar: Ciencias Sociais. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  16/5/2014  •  355 Palavras (2 Páginas)  •  312 Visualizações

Página 1 de 2

“Toda atividade humana está sujeita ao hábito. Qualquer ação frequentemente repetida torna-se moldada em um padrão, que pode em seguida ser reproduzido com economia de esforço e que, ipso facto, é apreendido pelo executante como tal padrão” (p.77)

A descrição acima está no centro do que os autores chamam de institucionalização.

a) Com suas próprias palavras e baseado no texto lido resuma o que é institucionalização.

São os hábitos rotineiros, que se tornam costumes e passam ser perpetuados por todos os membros da sociedade. Para que o hábito seja considerado institucionalizado são apontadas características, a saber: reciprocidade, caráter típico das ações e dos atores, implicam historicidade, ou seja, surgem como produto de um processo histórico, e, por fim, implicam um sistema de controle social, estabelecendo padrões previamente definidos da conduta humana.

Com efeito, os indivíduos vão aderindo, pouco a pouco e sem critérios, à onda de autocontrole institucional, passando a viver como que em um constante “piloto-automático”.

A institucionalização ganha força própria e passa a existir como exterior às ações dos indivíduos. A legitimidade pouco a pouco concedida implica na existência de um poder coercitivo, bem como na construção de um mundo conduzido por uma ideologia previamente estabelecida, mas sob os trajes da inocência – “afinal, tudo sempre foi assim...”

Homem e mundo social revezam-se na disputa pelo protagonismo do mundo real, constantemente a atuar um sobre o outro.

b) Se você começasse a desenvolver algum hábito novo e exótico, poderíamos dizer que ele pode se institucionalizar um dia? Sim ou não? por que?

Se as pessoas começassem a aderir aquele meu hábito, de maneira tal que virasse um costume e daí aceito e perpetuado pela sociedade em que vivo, norteando as ações dos indivíduos de tal modo que o distanciamento daquela conduta implicassem em imposição de um poder coercitivo, certamente que esse hábito, após percorrido todo esse caminhar poderia ser considerado institucionalizado.

Entretanto, considerando que esses passos requerem tempo, sendo a historicidade uma das características da institucionalização, certamente que, ao ser assim considerado, há muito o hábito teria deixado de ser novo e exótico, tendo sido incorporado integralmente pela sociedade como algo rotineiro e que faz parte do cotidiano.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.4 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com