TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Ciencias Sociais

Exames: Ciencias Sociais. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  4/6/2014  •  587 Palavras (3 Páginas)  •  256 Visualizações

Página 1 de 3

2. CIÊNCIAS SOCIAIS

2.1. Cultura

Genericamente a cultura é todo aquele complexo que inclui o conhecimento, a arte, as crenças, a lei, a moral, os costumes e todos os hábitos e aptidões adquiridos pelo homem não somente em família, como também por fazer parte de uma sociedade como membro dela que é. Uma vez que cada país tem sua própria cultura que é influenciada por inúmeros fatores. Em ciências sociais, cultura se define como sendo um conjunto de idéias, comportamentos, símbolos e práticas sociais adotados de geração em geração através da vida em sociedade. Sua principal característica é o mecanismo adaptativo que é a capacidade que os indivíduos têm de responder ao meio de acordo com mudanças de hábitos. Dessa forma, a cultura também é um mecanismo cumulativo, pois as modificações trazidas por uma geração passam à geração posterior e se transformam de forma que perdem e incorporam novos aspectos procurando assim, uma melhora na vivência das gerações.

2.2. Indivíduo

Indivíduo refere-se à personalidade, a singularidade do ser. O indivíduo, enquanto entidade única, a individualidade. Refere-se à identidade, aquilo que determina uma pessoa como "única" em relação aos outros. A individualidade está profundamente ligada à percepção de si, como ser construído historicamente, pelo discurso ou pelos efeitos do inconsciente. O sujeito tem sua individualidade determinada pelas falas produzidas por outros e a partir de sua própria interpretação de si no mundo.

2.3. Sociedade

O conceito de sociedade pressupõe uma convivência e atividade conjunta do homem, ordenada ou organizada conscientemente. Constitui o objeto geral do estudo das antigas ciências do estado, chamadas hoje de ciências sociais. Esse conceito se contrapõe ao de comunidade ao considerar as relações sociais como vínculos de interesses conscientes e estabelecidos, enquanto as relações comunitárias se consideram como articulações orgânicas de formação natural. A sociedade humana nada mais é do que um coletivo de cidadãos de um país que estão sujeitos à mesma autoridade pública e às mesmas leis e normas de conduta. Os mesmos dessa sociedade podem ser pertencentes a diferentes grupos étnicos, níveis e classes sociais. O que caracteriza a sociedade é justamente a partilha de interesses entres esses membros e as preocupações direcionadas a um objetivo comum.

2.4. Problematização

Primeiramente, é importante ressaltar que a vida cotidiana apresenta dualidades, onde o individuo se mostra controlador e ao mesmo tempo é controlado.

O Estado capitalista tem uma enorme participação na vida cotidiana uma vez que é forte o bastante para manipular e controlar os indivíduos e responsável pela renda econômica. Isso se ilustra no comercio de qualquer produto, que passa a transformar o cotidiano significamente por meio dos meios de comunicação de massa, pois atrai os indivíduos a um consumo compulsivo. Consumo esse possibilitado à qualquer classe social dando a idéia de um “falso poder”.

Essa vida cotidiana segue as necessidades dos indivíduos de forma hierárquica. O individuo esta inserida numa sociedade e por sua vez deve participar dela ativamente

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.9 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com