TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Ciencias Sociais

Casos: Ciencias Sociais. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  27/9/2014  •  4.220 Palavras (17 Páginas)  •  212 Visualizações

Página 1 de 17

UNIVERSIDADE ANHANGUERA UNIDERP-

ADMINISTRACÃO

SUMÁRIO:

INTRODUÇÃO-------------------------------------------------------------------------------------- 04

RESUMO/ABSTRAT------------------------------------------------------------------------------- 05

CIÊNCIAS SOCIAIS NA SOCIEDADE-------------------------------------------------------- 06

CULTURA,SOCIEDADE E INDIVÍDUO------------------------------------------------------ 07

TRABALHO, SOCIEDADE E CONSUMO--------------------------------------------------- 10

AS DIVERGÊNCIAS SOCIAIS------------------------------------------------------------------ 11

CONCLUSÃO---------------------------------------------------------------------------------------- 15

BIBLIOGRAFIA------------------------------------------------------------------------------------- 16

INTRODUÇÃO:

O ser humano dentre as espécies que habitam o planeta é o que tem maior facilidade de se adaptar a situações dos mais diversos aspectos e com isto, tem uma contínua absorção de conhecimentos, maneiras, hábitos, pensamentos, e com o decorrer do tempo estas aquisições vão se consolidando e se tornando mais efetivas e naturais. Porém, apesar se sermos seres totalmente adaptáveis, somos também totalmente distintos entre si, física e/ou socialmente.

Portanto, vemos que em cada sociedade existem desigualdades, elas assumem feições distintas porque são constituídas de um conjunto de elementos econômicos, políticos e culturais próprios de cada sociedade.

A presente ATPS consiste na construção de uma fundamentação teórica-prática referente aos conceitos de cultura, sociedade, invisibilidade pública e na identificação desses fenômenos na vida cotidiana, para que dessa forma possamos conscientizar-nos de que o mundo necessita das diferenças, porém, necessita também de valores morais e principalmente humanos, que cultuem a empatia entre os povos e respeito mútuo entre as pessoas.

RESUMO:

O trabalho a seguir apresentará uma pesquisa sobre o individuo e a sociedade em sua vida cotidiana através da Ciências Sociais, que é uma área da ciência que estuda os aspectos sociais do mundo humano, ou seja, a vida social de indivíduos e grupos,mostrando como os métodos das ciências sociais, podem ser utilizados nas mais diversas áreas do conhecimento, não apenas na grande área das humanidades e artes.

Mostra também a evolução da sociedade e como o individuo se insere nela, aprendendo a lidar com diversas culturas,normas e costumes.

Na administração é estudado os empreendimentos humanos ,com o objetivo de alcançar um resultado eficaz e retorno financeiro de forma sustentável e com responsabilidade social.

Palavra- chave:Ciências Sociais,Sociedade,Indivíduo,Responsabilidade Social.

ABSTRAT

The following work will present research on the individual and society in everyday life through the Social Sciences, which is an area of science that studies the social aspects of the human world, or the lives of individuals and social groups, showing how social science methods can be used in many different areas of knowledge, not only in the large area of the humanities and arts.

It also shows the evolution of society and how the individual fits into it, learning to deal with different cultures, norms and customs.

In the administration is studying human endeavors, in order to achieve an effective result and financial returns in a sustainable and socially responsible.

Keyword: Social Sciences, Society, Individual, Social Responsibility.

CIÊNCIAS SOCIAIS NA SOCIEDADE:

A sociologia é a parte das ciências humanas que estuda o comportamento humano em função do meio e os processos que interligam os indivíduos em associações, grupos e instituições. Compreender as diferentes sociedades e culturas é um dos objetivos da sociologia. Desde as relações na família até a organização das grandes empresas, o papel da política na sociedade ou o comportamento religioso, a sociologia pode vir a interessar, em diferentes graus de intensidade, a diversas outras áreas do saber.

A rotina diária faz parte do que os sociólogos Peter Berger e Thomas Luckmann autores do livro, ‘A construção social da realidade’, chamam de realidade imediata, ou seja, a realidade que o indivíduo percebe ao seu redor e vive no momento presente, exigindo sempre soluções que garantam a sua sobrevivência. Os dois autores observam que qualquer ação repetida com frequência torna-se parte de um padrão, que pode então ser reproduzido com economia de esforço e, por isso mesmo, é apreendido por seu realizador. De fato, sem essa rotina, uma pessoa teria de despender muito tempo refletindo sobre como realizar as pequenas tarefas que lhe possibilitariam a existência. Contraditoriamente, se o tempo fosse tomado exclusivamente por essas tarefas cotidianas, a pessoa não teria condições de pensar ou refletir sobre outros assuntos e acontecimentos mais relevantes.

A socialização remete mais uma vez à discussão sobre a relação entre indivíduo e sociedade. Alguns sociólogos defendem que a sociedade existe independentemente do indivíduo; as forças estruturais e institucionais moldam o indivíduo, uma identidade criada por essas forças externas – ou seja, cada ser humano é resultado do meio ao seu redor, sem que possa interferir decisivamente nele.

A sociologia surgiu como uma disciplina a partir de fins do século XVIII, na forma de resposta acadêmica para um desafio de modernidade: se o mundo está ficando mais integrado, a experiência de pessoas do mundo é crescentemente atomizada e dispersada.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (27.6 Kb)  
Continuar por mais 16 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com