TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Ciencias Sociais

Exames: Ciencias Sociais. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  17/3/2015  •  966 Palavras (4 Páginas)  •  187 Visualizações

Página 1 de 4

1. INTRODUÇÃO

Neste trabalho acadêmico veremos a relatividade de tudo que diz respeito ao ser humano, aquilo que lhe dá importância –valor – muda no tempo e espaço. O estudo da cultura hoje assume um aspecto que viabiliza a valorização da humanidade em toda a sua diversidade, podendo ser definida como o conjunto de crenças, compartilhando conhecimentos e ideias sobre a natureza da vida.

O homem é um ser social, sendo assim o individuo é produto de um sistema complexo de interações que ocorre com toda a sociedade do qual faz parte, estabelecendo uma ação recíproca de ideias, atos ou sentimentos entre os mesmos, de modo que exista uma modificação no comportamento dos indivíduos participantes dessa interação.

Desigualdade social descreve uma condição na qual os membros de uma sociedade possuem quantias diferentes de riqueza, prestígio ou poder. Podemos afirmar que a igualdade é uma impossibilidade social, pois a sociedade compõe-se de indivíduos com varias diferenças como: a idade, força, beleza, etnia, inteligência, sexo, entre outros.

2. CIÊNCIAS SOCIAIS E SUA REPRESENTAÇÃO NA SOCIEDADE

2.1 CULTURA, INDIVÍDUO E SOCIEDADE

Cultura é todo aquele complexo que inclui o conhecimento, a arte, as crenças, a lei, a moral, os costumes e todos os hábitos e aptidões adquiridos pelo homem não somente em família, como também por fazer parte de uma sociedade. Cultura também é definida em ciências sociais como um conjunto de ideias, comportamentos, símbolos e práticas sociais, aprendidos de geração em geração através da vida em sociedade. Seria a herança social da humanidade ou ainda de forma específica, uma determinada variante da herança social. Na filosofia a cultura é explicada como o conjunto de manifestações humanas que contrastam com a natureza ou o comportamento natural. Já em biologia a cultura é uma criação especial de organismos para fins determinados.

Cultura na antropologia é compreendida como a totalidade dos padrões aprendidos e desenvolvidos pelo ser humano. A principal característica da cultura é o mecanismo adaptativo que é a capacidade, que os indivíduos têm de responder ao meio de acordo com mudança de hábitos, mais até que possivelmente uma evolução biológica. A cultura é também um mecanismo cumulativo porque as modificações trazidas por uma geração passam à geração seguinte, aonde vai se transformando perdendo e incorporando outros aspectos procurando assim melhorar a vivência das novas gerações. A cultura pode ser distinguida conceitualmente da sociedade, mas há conexões muito estreitas entre estas noções.

Uma sociedade é um sistema de inter-relações que ligam os indivíduos em conjunto. Nenhuma cultura pode existir sem uma sociedade. Mas, igualmente, nenhuma sociedade existe sem cultura. Sem cultura, não seríamos de modo algum humanos, no sentido em que normalmente usamos este termo. Não teríamos uma língua em que nosexpressássemos, nem o sentido da autoconsciência, e a nossa capacidade de pensar ou raciocinar seria severamente limitada. A relação indivíduo e sociedade são realidades dependentes, que se define no sentido de aprender a relaçãoexistente entre o indivíduo e a sociedade, com as suas tramas e nexos aparentes e ocultos, descrevendo, caracterizando ou buscando laços comuns entre esses elementos.

Isso porque a relação indivíduo e sociedade não são tranqüilas nem lineares. Elas possuem componentes de tensão, conflito e antagonismos entre o subjetivo e o objetivo, a vida individual e a vida coletiva, em interrelação e espaço de embate. A sociedade necessita da cultura como um guia para facilitar a sobrevivência e a socialização dos indivíduos, pois é uma maneira de compreender problemas referentes a comportamentos, atitudes e possibilitar aos indivíduos a prever comportamento com maior probabilidade, apesar de não se ter certeza, obtém-seuma previsão a partir padrões culturais da sociedade.

2.2 REALIDADE DA VIDA COTIDIANA

Apesar do desenvolvimento e do avanço na área social nos

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.6 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com