TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Ciencias Socias

Trabalho Universitário: Ciencias Socias. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  22/4/2014  •  3.863 Palavras (16 Páginas)  •  229 Visualizações

Página 1 de 16

SUMÁRIO

1. Introdução.......................................................................................................................3

2. ETAPA 1

2.1 Cultura.......................................................................................................................4

2.2 Indivíduo..................................................................................................................5

2.3 Sociedade..................................................................................................................5

3. ETAPA 2

3.1 Reflexão Filme: A classe operária vai ao paraíso....................................................6

3.2 Trabalho, Consumo e Sociedade..............................................................................7

3.3 Opinião grupo, filme: “A classe operária vai ao paraíso”........................................8

3.4 Quais interações sociais são existentes no cotidiano da sociedade atual.................8

4. ETAPA 3

4.1 Imagens das divergências sociais..............................................................................9

4.2 Texto crítico sobre as imagens................................................................................11

5. ETAPA 4

5.1 Argumentos sobre o documentário “Pajerama”......................................................12

5.2 Texto Crítico-reflexivo “Exploração do meio ambiente”.......................................13

6. Conclusão......................................................................................................................15

7. Bibliografia...................................................................................................................16

INTRODUÇÃO

O presente trabalho tem como objetivo apresentar os conceitos básicos da Sociologia.

O principal objetivo do estudo das Ciências Sociais é de uma análise clara da realidade, servindo para identificar e entender os processos sociais que ocorre a todo nosso redor.

Tem como as principais funções introduzir a compreensão de que a vida social deve ser vista em sua totalidade, ou seja, perceber que há um sistema de relações sociais no tempo e no espaço dentro do qual se dá toda a ação humana.

2.ETAPA 1- Definições de cultura, indivíduo e sociedade.

2.1 CULTURA

“Forma comum e aprendida da vida, que compartilham os membros de uma sociedade, e que consta da totalidade dos instrumentos, técnicas, instituições, atitudes, crenças, motivações e sistemas de valores que o grupo conhece (Foster).”

O conceito de cultura, tal como o de sociedade, é uma das noções mais amplamente usadas em Sociologia. A cultura consiste nos valores de um dado grupo de pessoas, nas normas que seguem e nos bens materiais que criam.

A cultura refere-se aos modos de vida dos membros de uma sociedade, ou de grupos dessa sociedade. Inclui a forma como se vestem e os costumes de casamento e de vida familiar, as formas de trabalho, as cerimónias religiosas e as ocupações dos tempos livres. Abrange também os bens que criam e que se tornam portadores de sentido para eles – arcos e flechas, arados, fábricas e máquinas, computadores, livros, habitações.

A cultura pode ser distinguida conceptualmente da sociedade, mas há conexões muito estreitas entre estas noções. Uma sociedade é um sistema de inter-relações que ligam os indivíduos em conjunto. Nenhuma cultura pode existir sem uma sociedade. Mas, igualmente, nenhuma sociedade existe sem cultura. Sem cultura, não seríamos de modo algum humanos, no sentido em que normalmente usamos este termo. Não teríamos uma língua em que nos expressássemos, nem o sentido da autoconsciência, e a nossa capacidade de pensar ou raciocinar seria severamente limitada [...].

A palavra cultura é empregada para indicar o desenvolvimento do individuo por meio da educação, da instrução. No caso uma pessoa “culta” seria aquela que adquiriu domínio no campo intelectual ou artístico. Seria inculta a que não obteve instrução. Todas as sociedades rurais e urbanas, simples ou complexas possuem cultura. Não há individuo humano desprovido de cultura exceto o recém-nascido e o homo ferus, um porque ainda não sofreu o processo de endoculturação e outro porque foi privado do convívio humano. Para os antropólogos a cultura tem significado amplo: engloba os modos comuns e aprendidos da vida, transmitidos pelos indivíduos e grupos em sociedade.

2.2 INDIVÍDUO

Pessoa livre, autônoma, consciente do seu “status” e do seu “papel”, integra-se naturalmente no corpo social, onde busca realizar-se, cônscia dos seus direitos e também de seus deveres. Todo ser, animal ou vegetal, em relação à sua espécie: o gênero, a espécie e o indivíduo.

Pessoa considerada isoladamente, em relação a uma coletividade: o indivíduo e a sociedade.

Pessoa indeterminada de que se fala com certo desprezo: quem é esse indivíduo?

O ser apenas biológico, que se distingue de pessoa social. Indivíduo humano socializado e possuidor de status e papéis.

2.3 SOCIEDADE

Estrutura formada pelos grupos principais, ligados entre si, considerados como uma unidade e participando todos de uma cultura comum (Ficher). Corpo orgânico estruturado em todos os níveis da vida social, com base na reunião de indivíduos que vivem sob determinado sistema econômico de produção, distribuição e consumo, sob um dado regime político, e obediente a normas, leis e instituições necessárias à reprodução da sociedade como um todo; coletividade.

A definição mais geral de sociedade pode ser resumida como um sistema de interações humanas

...

Baixar como (para membros premium)  txt (26.6 Kb)  
Continuar por mais 15 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com