TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Ciencias Socias

Artigos Científicos: Ciencias Socias. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  18/11/2014  •  572 Palavras (3 Páginas)  •  158 Visualizações

Página 1 de 3

Introdução (descrição do programa escolhido)

- Império

- Globo

- novela

- O enredo gira em torno da historia de vida de um rapaz que sai do recife para tentar a vida no rio de Janeiro. Ao chegar se apaixona pela esposa do irmão, mas por conta do destino acaba desiludido e encontra uma oportunidade de ganhar muito dinheiro e assim o faz; anos depois sua historia começa a mudar novamente devido as coisas que aconteceram no passado tanto no sentido amoroso quanto financeiro. Ao perceber o desenrolar dos acontecimentos atuais ele decide tentar as melhores formas para não perder tudo que conquistou e também fazer o mais justo.

Análise crítica do programa

Ao analisar o programa televisivo (telenovela) da rede globo fica claro que cada vez mais o foco é o sonho daqueles que assistem e seguem a novela, fazendo com que os telespectadores continuem alienados esquecendo por certos momentos do dia a dia e da realidade, criando ilusão de que se tem fácil acesso as mesmas condições das historias citadas na trama, como por exemplo, do personagem que vêm para capital com o intuito de crescer financeiramente, ficar rico e ter uma condição de vida satisfatória isso sem contar, no poder obtido por ele e sua imagem social, como se apesar das dificuldades passadas por ele dentro do enredo, sejam rápidas e de acessíveis finalizações.

Mesmo quando o telespectador consegue enxergar que isso tudo não passa de uma ficção ele mesmo sem perceber mergulha nessa sociedade de massa obtida através da indústria cultural criada por meio do marketing que traz das telas para vida real um modelo de vida, por meio da vestimenta, dos hábito de fala e de consumo no modo geral como por exemplo a frequência em restaurantes renomados ou de acessórios, roupas, sapatos, etc.. de grifes. Devido a dificuldade de acesso desses produtos por serem caros a população copia de forma mais barata essa forma de vida para que se sintam um tanto mais próximos do que idealizam .Com isso a novela continua a criar e trazer para dentro da ficção diversas atividades do cotidiano da grande população, como os personagem que fazem papel de camelôs, ou sambistas, cabeleireiros, empregadas domesticas e outras profissões em que encontramos em meio dessa sociedade em massa deixando a impressão de proximidade da historia com a vida real.

Para atrair esse publico eles utilizam de temas difíceis de serem abordados pela sociedade, temas que muitos gostariam de falar mais que fora da mídia e em pequena quantidade não seriam notados, mas com a ajuda da TV e de toda produção da mídia acaba tomando tamanho e visão expressiva de diversos níveis da sociedade assim podendo cativar cada vez mais pessoas a assistirem e entrarem nesse mundo que nos hipnotiza .

Conclusão

Fica claro depois do profundo estudo que essa novela pode sim nos ajudar a transmitir algum tema de difícil compreensão da sociedade, mas que na maior parte dos momentos seu foco é aumentar a quantidade de pessoas consumistas e que sonham com historias raramente encontradas na população de menor nível social , fazendo por algum tempo esquecer da complicada vida que grande porcentagem vivem.

As

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.6 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com