TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Cimbramentos

Tese: Cimbramentos. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  4/6/2014  •  Tese  •  315 Palavras (2 Páginas)  •  248 Visualizações

Página 1 de 2

Cimbramento

Definição: Consiste no fornecimento e montagem de estruturas de sustentação das formas em obras não prediais em concreto armado. Estas estruturas são executadas com o objetivo de conter, provisoriamente, o peso próprio das formas e as cargas eventuais sobre as mesmas, durante e após a concretagem.

Os cimbramentos constituem-se de conjuntos de peças de madeira ou metálicas, ou da associação de ambas, posicionadas de acordo com projetos específicos para cada obra e dimensionadas em função dos esforços atuantes.

Tais estruturas são utilizadas em obras de infraestruturas executadas em concreto armado, tais como barragens, galerias, pontes, túneis, estações de tratamento de água e esgoto, reservatórios enterrados e elevados etc.

Para efeito desta especificação, serão considerados os seguintes sistemas:

Cimbramentos de madeira:

São cimbramentos executados com peças de madeira de primeira qualidade ou com escoras de eucalipto, sobre as quais são assentadas as vigas, também de madeira, todas com seções definidas pelo calculista. Sobre as vigas são montadas as formas de estrutura.

Cimbramentos metálicos:

Cimbramentos com Escoras Tubulares Ajustáveis

As escoras tubulares ajustáveis são muito utilizadas nas construções de baixa altura, em substituição aos montantes de madeira. Podem ser utilizadas nas concretagens de lajes de cobertura de galerias, bueiros de concreto, reservatórios, etc.

Compõem-se de dois tubos deslizando um por dentro do outro: o tubo interno de diâmetro de 1 ½” e o externo com 2”.

O tubo interno é apoiado e sua altura é regulada através de um pino metálico que o atravessa em furos feitos a espaços regulares.

O pino metálico é apoiado numa luva rosqueada com alças, colocadas na extremidade superior do tubo externo, que permitirá o ajuste milimétrico da altura da escora.

A carga admissível por escora é, em geral, determinada experimentalmente pelos fabricantes, devendo ser consultados os respectivos catálogos quando da elaboração do projeto de escoramento.

Existem também, no mercado, escoras sem luvas intermediarias. Nessas, o pino se apoia diretamente na parede do tubo externo e o ajuste fino do comprimento se obtém com um

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.2 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com