TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ESTUDOS E PROJETOS DE UTILIZAÇÃO DE CIMBRAMENTO NA CONSTRUÇÃO DE EDIFÍCIOS

Por:   •  18/9/2016  •  Artigo  •  1.767 Palavras (8 Páginas)  •  548 Visualizações

Página 1 de 8

ESTUDOS E PROJETOS DE UTILIZAÇÃO DE CIMBRAMENTO NA CONSTRUÇÃO DE EDIFÍCIOS

                                                                                 MARCELLO SILVÉRIO ALVES

RESUMO

O Cimbramento de um edifício é constituído por várias estruturas metálicas que unidas entre si suportam as cargas geradas pela concretagem de elementos estruturais, vigas, lajes, blocos de transição, paredes, pilares e etc. O cimbramento serve geralmente para seguintes finalidades; apoio da estrutura de concreto, até que a mesma adquira resistência suficiente para se auto sustentar e absorção de cargas e equipamentos e peso próprio de estruturas nas etapas construtivas das mesmas.

Palavras-chave: Cimbramentos também corretamente chamado de escoramento.

ABSTRACT

The shoring a building consists of several elements joined together to support the loads generated by the concrete structural elements, beams, slabs, blocks of transition, walls, pillars and so on. For the implementation of shoring is required sheets of wood (plywood) that serves as a mold for concrete support fluid, which relies on metal or wood beams (joists or Secondary) and rely on other beams (Primary or Main), being perpendicular to the beam and that are supported by poles that ultimately transmit this load to a firm support (concrete slab, solid ground, etc..). The posts may be formed by props wooden towers or by metallic anchors.

The cimbramento generally serves for the following purposes; support of the concrete structure, until it acquires sufficient strength to be self supporting and absorbing loads and dead weight of equipment and structures in the construction of these steps.

Key words: Cimbramentos also correctly called shoring.


INTRODUÇÃO

  1. “Cimbramento” é uma estrutura de suporte provisório, composta por um conjunto de elementos que apoiam as formas horizontais
    (vigas e lajes), suportando as cargas axiais atuantes (peso próprio do concreto, movimentação de operários e equipamentos, etc...) e transmitindo-as ao solo, piso ou ao pavimento inferior.
  2. O termo “cimbramento” em sua expressão original significa uma estrutura de madeira, construído para suportar grandes cargas. Os grandes arcos em destaque do passado constituem obras magníficas, muitas vêm resistindo ao tempo, sendo respeitados como monumentos históricos de grandes cidades. Atualmente se emprega a palavra “cimbramento” adequada à moderna concepção de pontes, viadutos e escoramento predial: trata-se de uma estrutura de madeira ou aço, destinada a suportar o peso das formas cheia de concreto durante o processamento de sua cura ou até que execute a proteção parcial de sua estrutura de concreto protendido, isso vale para pontes, viadutos, galerias ou edifícios com grandes vãos.

O trabalho tem como objetivo, auxiliar no treinamento de profissionais na área de desenvolvimento de projeto de cimbramento metálico, pois atualmente há uma grande escassez de mão de obra especializada nesta área e de forma a ampliar o conhecimento sobre o assunto ressaltando a importância do tema para estudantes e profissionais da área da construção civil. Bem como, comprovar que a utilização do escoramento metálico sobressai a qualquer outro tipo de similares hoje encontrados no mercado.


FUNDAMENTAÇÃO TEORICA

Cimbramento de Madeira e Metálico

  1.  Consiste no fornecimento e montagem de estruturas de sustentação das formas em obras em concreto armado. Estas estruturas são executadas com o objetivo de conter, provisoriamente, o peso próprio das formas e as cargas eventuais sobre as mesmas, durante e após a concretagem.
  2. Normas ABNT NBR 7190 e ABNT NBR 8800, quando se tratar de estruturas de madeira ou metálicas, respectivamente.
  3. O primeiro passo para uma especificação é conhecer os tipos de escoramentos existentes no mercado e planejar a execução da obra, “O ideal é verificar as necessidades de escoramento para cada trecho ou pavimento, e definir o tipo mais adequado”, explica a engenheira, lembrando que esse estudo deve ser feito no momento da elaboração dos projetos estruturais.
  4. As empresas fornecedoras ajudam a analisar as etapas de concretagem, a fim de estabelecer os remanejamentos dos equipamentos na obra, reduzindo custos de locação. Outra medida interessante para redução de custos é prever a devolução imediata das peças, que ficarão ociosas no canteiro.

O Cimbramento de Madeira embora seja possível, hoje em dia não é mais comum ver. O cimbramento de Madeira é composto por primárias e secundárias de madeira de primeira qualidade (seção 7,5 x 7,5 cm no mínimo) que se apoiam em pontaletes de eucalipto ou bragatinga com diâmetro superior a 0,10 m que são colocadas na vertical para suportar os painéis de lajes e vigas.

O dimensionamento dos cimbramentos de madeira deverá ser feito de acordo com normas brasileiras para madeiras (NBR 7190). A madeira utilizada deverá está isenta de deformações, defeitos, irregularidades ou pontos frágeis.

[pic 1]

Figura 01 – Escoramento de Madeira

(Fonte: Arquivo Pessoal)

O escoramento Metálico nos concede em obra Alta produtividade, redução de custos e tempo, maior nível de qualidade e segurança, são objetivos constantemente procurados nesse processo de industrialização da construção. Para a perfeita engrenagem desses fatores, em específico a produtividade, é necessária algumas medidas que auxiliam na utilização do sistema metálico.

[pic 2]

Figura 2 – Cimbramento Metálico

(Fonte: Metax andaimes e escoramentos)

Para determinar o escoramento das vigas, deve-se calcular o peso da viga e da parte da laje que está apoiada nesse escoramento. O espaçamento entre os apoios é determinado pela carga admissível do escoramento.

O escoramento das vigas, independentemente do tipo a ser utilizado deverá ser nivelado, alinhado e perfeitamente aprumado.

O apoio deve resistir ás cargas proveniente deste escoramento, o piso se for terreno, deve estar compactado e nivelado. Recomenda-se o uso de pranchões de madeira para aumentar a área da base do escoramento.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11.7 Kb)   pdf (870.5 Kb)   docx (758.2 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com