TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

VISITA A OBRA EM ESTAGIO DE FORMA, CIMBRAMENTO E ESCORAMENTO

Por:   •  23/11/2017  •  Trabalho acadêmico  •  2.523 Palavras (11 Páginas)  •  508 Visualizações

Página 1 de 11

UNIVERSIDADE PAULISTA

GABRIEL FERRARESI

JULIERME BARBOSA

MARCOS VINICIUS

THAYNA ROBERTO

VINICIUS

ENGENHARIA CIVIL:

VISITA A OBRA EM ESTAGIO DE FORMA, CIMBRAMENTO E ESCORAMENTO

SAO PAULO

2017

UNIVERSIDADE PAULISTA

GABRIEL FERRARESI

JULIERME BARBOSA

MARCOS VINICIUS

THAYNA ROBERTO

VINICIUS

ENGENHARIA CIVIL:

        VISITA A OBRA EM ESTAGIO DE FORMA, CIMBRAMENTO E ESCORAMENTO

        

Trabalho  realizado para a Atividade pratica supervisionada do curso de engenharia civil, apresentado a Universidade Paulista (UNIP).

SÃO PAULO

2017

SUMÁRIO

1.        INTRODUÇÃO        3

2.        METODOLOGIA        4

3.        OBJETIVO        5

4.        CONCEITO DE FORMA        6

5.        CONCEITO DE CIMBRAMENTO        7

6.        CONCEITO DE ESCORAMENTO        8

7.        DESENVOLVIMENTO DO TRABALHO        9

8.        CONCLUSÃO        17

9.        REFERENCIAS        18

10.        FOTOS        19

  1. INTRODUÇÃO

Este trabalho tem o enfoque de comparar com base em explicações e na visita realizada como o cimbramento, escoramento e forma de laje e viga atuam de forma imprescindível em uma obra de grande estrutura, mostrando as vantagens e desvantagens, e o uso dos materiais utilizados para compor o desenvolvimento da obra.  


               Este trabalho mencionara tudo que foi desenvolvido na visita realizada na empresa Fratta Construtora, uma empresa muito conceituada e de grande porte, com ênfase em suas obras na região do ABC Paulista e Grande São Paulo.
A Fratta Construtora e Incorporadora foi fundada em março de 2003, porém seus sócios já atuam na área de Construção Civil desde 1991, desenvolvendo trabalhos de altíssima qualidade, direcionados à plena satisfação de seus clientes.

                A visita ocorreu no dia dezesseis de novembro de 2017, na obra realizada em São Bernardo do Campo no Jardim Selecta, todos os alunos do grupo estiveram presentes, fomos muito bem recepcionados pelo engenheiro responsável Lucas, o mesmo nos disponibilizou equipamentos de segurança, e mostrou o funcionamento da empresa, o estágio da obra, a funcionalidade de alguns instrumentos, os materiais utilizados e e especificações sobre o que já foi realizado.

                Obtivemos muito conhecimento com essa visita, e foi de grande importância pra nós, pois podemos conhecer na prática como é o desenvolvimento de uma obra de grande porte, e assim aperfeiçoar nosso conteúdo no curso de engenharia civil.

  1. METODOLOGIA

Para a realização desse trabalho buscamos referencias em livros, internet e principalmente nas aulas deste semestre e de semestres anteriores, que nos deu uma base para o desenvolvimento do trabalho. As visita nos deu uma base sobre a importância de cada etapa da execução de uma obra. Reunimo-nos diversas vezes para que entrássemos em acordo sobre os assuntos debatidos e assim elaborar um trabalho com exatidão, alcançando o objetivo.

  1.  OBJETIVO

Este trabalho tem como objetivo apresentar os elementos de forma, cimbramento e escoramento da obra visitada, dando detalhes sobre seu uso, taxa de reuso, as especificações normativas, e outros aspectos relevantes para a execução de uma obra

  1. CONCEITO DE FORMA

4.1. Eixos e gastalhos

Inicialmente, os eixos coordenados devem ser transferidos para a laje em execução, tomando os cuidados necessários para que fiquem precisos. Esse lançamento deve ser feito, preferencialmente, através de aparelhos - teodolito e trena, por equipe treinada, ou mesmo por topógrafo da empresa ou terceirizado. Deve-se também transferir o nível de referência para a laje em execução.

Após a marcação dos eixos coordenados, esticam-se linhas de náilon para sua visualização e procede-se então à execução dos gastalhos. Nesta fase, a laje deve estar livre e devemos evitar o trânsito de pessoas não envolvidas na tarefa.

Utilizando sempre trenas metálicas ou de PVC, lançam-se as distâncias entre os eixos e os gastalhos, sempre em duas direções. O gastalho deve ser bem fixado, solidarizado com a laje. Pode-se trabalhar com gastalhos não nivelados (mais usual), nivelados ou com pescoços de concreto.

A escolha do tipo de gastalho a ser utilizado está ligada às características do projeto de fôrmas e ao planejamento executivo da estrutura. Apicoe a superfície de concreto na base dos pilares, removendo a nata de cimento vitrificada que fica após a concretagem.

4.2. Montagem das fôrmas de pilares

Fixe dois pontaletes-guia bitolados nas extremidades de um mesmo lado do gastalho, aprumando-os e travando-os com sarrafos nas duas direções do pilar. Marque nos pontaletes-guia o nível a que deve chegar a extremidade superior de cada painel do pilar, para conferência durante o processo de montagem.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (15.9 Kb)   pdf (352.2 Kb)   docx (539.9 Kb)  
Continuar por mais 10 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com