TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Cinco Forças De Portes

Exames: Cinco Forças De Portes. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  7/3/2015  •  445 Palavras (2 Páginas)  •  142 Visualizações

Página 1 de 2

Cinco Forças de Porter

Revisão de Literatura

O modelo das cinco forças de Porter é uma metodologia analítica que permite analisar o grau de atratividade de um setor da economia, determinam a rentabilidade e a atratividade de uma indústria. Segundo o modelo de Porter, as forças que influenciam as estratégias do negócio são:

1. Entrada de Novos Concorrentes

2. Ameaças de Substitutos

3. Poder de Negociação dos Compradores

4. Poder de Negociação dos Fornecedores

5. Rivalidade entre os Concorrentes Existentes

Novos Concorrentes: Empresas que entram no mercado querendo uma viabilidade, possibilidade de determinado setor em meios aos concorrentes.

Ameaças de Substitutos: A existência de produtos substitutos no mercado, onde há possibilidade de os clientes terem suas necessidades atendidas por produtos ou serviços similares ou que ao final o resultado seja o mesmo.

Poder de Negociação dos Compradores: Os clientes exigem mais qualidade por um menor preço de bens e serviços, dando significância ao custo-benefício.

Poder de Negociação dos Fornecedores: Determina o seu poder de barganha sobre os participantes do mercado ao ameaçar aumentar os preços ou reduzir a qualidade dos produtos e serviços comprados.

Rivalidade entre os Concorrentes: Principal determinante da competitividade do mercado, onde os rivais competem agressivamente, não só em relação ao preço do produto, como também a inovação, marketing, etc.

Esses cinco fatores influenciam de forma importante na elaboração estratégica das empresas que, por sua vez, devem estar atentas a essas informações referentes ao ambiente interno e externo a ela, pois no mercado globalizado, as informações são um fator que deve ser levado em consideração como um dos principais na gestão estratégica de um negócio. A análise dos cinco fatores desenvolvida por Porter significa elaborar estratégias de acordo com o macroambiente, permitindo às empresas lucratividade e melhor capacidade de servir aos clientes.

Discussão

As cinco forças de Porter é importante para identificar a complexidade da organização, desenvolvendo uma estratégia empresarial eficiente com as forças do microambiente em contraste o macroambiente. Permite que perceba a complexidade e aponte os fatores críticos para concorrência e sua forma de ação, onde os gestores devem estar aptos a preparar suas estratégias, suportarem os resultados da análise e saber como lhe dar com fatores que influenciarão negativamente o bom andamento da empresa e saber lhe dar com as fraquezas reais que em vez de ser omitidas, devem ser trabalhadas para que as mesmas virem forças reais da empresa, mesmo sabendo que transformar um fator de fraqueza em fator de força não é uma tarefa fácil, mas também não a torna impossível de cumprir.

Referências

Cinco Forças de Porter. Descrição física do meio eletrônico. Disponível em: <www.administracaouff.blogspot.com.br>. Acesso em: 13 de Abril de 2014.

Cinco Forças

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.1 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com