TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Cinesiologia

Trabalho Universitário: Cinesiologia. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  26/8/2014  •  1.633 Palavras (7 Páginas)  •  1.125 Visualizações

Página 1 de 7

ATIVIDADE NO PORTIFÓLIO

Descrição da atividade

1) Selecione duas atividades esportivas

2) Selecione um gesto desportivo para cada modalidade (exemplo chute no futebol, arremesso no basquete etc.)

3) Descreva cada gesto desportivo selecionado, considerando: articulação envolvida, plano e eixos dos movimentos executados, músculos envolvidos com os movimentos e risco de lesão em cada movimento.

BRAÇADA NADO CRAW

Temos como gesto desportivo a braçada no nado craw, assim a posição anatômica, o corpo é referenciado de acordo com três planos mutuamente ortogonais: O Plano Sagital divide o corpo simetricamente em partes direita e esquerda. As ações articulares ocorrem em torno de um eixo horizontal ou transversal e incluem os movimentos de flexão e extensão. O Plano Coronal ou Frontal divide o corpo em partes anterior (ventral) e posterior (dorsal). As ações articulares ocorrem em torno de um eixo Antero posterior (AP) e incluem a abdução e a adução. O Plano Transversal ou Horizontal divide o corpo em partes superior (cranial) e inferior (caudal). As ações articulares ocorrem em torno de um eixo longitudinal ou vertical e incluem a rotação medial – lateral e pronação – supinação.

Para referencia os termos que descrevem os movimentos podem ser usados para várias articulações em todo o corpo, sendo que alguns termos são específicos para certas regiões, mas sempre respeitando a posição anatômica. Nomenclatura e Descrição dos Principais Movimentos Corporais de acordo com RASCH, SMITH et al. e THOMPSON:

GERAIS:

Flexão: movimento no plano sagital, em que dois segmentos do corpo (proximal e distal) aproximam-se um do outro.

Extensão: movimento no plano sagital, em que dois segmentos do corpo (proximal e distal) afastam-se um do outro. Quando esse movimento ultrapassa a posição anatômica é chamada de Hiperextensão.

Abdução: movimento no plano frontal, quando um segmento move-se para longe da linha central (média) do corpo.

Adução: movimento no plano frontal, a partir de uma posição de abdução de volta à posição anatômica, podendo até ultrapassa-la – Adução além da linha média.

Circundução: movimento circular de um membro que descreve um cone, combinando os movimentos de flexão, extensão, abdução e adução.

Abdução Horizontal: movimento no plano horizontal afastando-se da linha mediana do corpo.

Adução Horizontal: movimento no plano horizontal aproximando-se da linha média do corpo.

Rotação Externa: movimento no plano horizontal, em que a face anterior volta-se para o plano mediano do corpo.

Rotação Interna: movimento no plano horizontal, em que a face anterior volta-se para o plano lateral do corpo.

REGIÕES ESPECÍFICAS:

CINTURA ESCAPULAR E ARTICULAÇÃO DO OMBRO

Elevação: movimento no plano frontal onde a escápula move-se no sentido superior (para cima ou cranial).

Depressão: movimento no plano frontal onde a escápula move-se no sentido inferior (para baixo ou caudal) ou retorno a posição inicial antes da elevação.

Rotação Superior: movimento no plano frontal onde a escápula gira superiormente, ao mesmo tempo em que se afasta da linha mediana e se eleva.

Rotação Inferior: movimento no plano frontal onde a escápula gira inferiormente, ao mesmo tempo em que se aproxima da linha mediana e se deprime.

Anteposição do ombro: movimento no plano horizontal em que o ombro é direcionado para frente.

Retroposição do ombro: movimento no plano horizontal em que o ombro é

direcionado para trás.

Escapulação do ombro: movimento recentemente estudado, adiante do plano frontal (30º/40º) associado a flexão e a abdução

ARTICULAÇÃO RADIOULNAR:

Pronação: movimento no plano horizontal, onde o rádio gira internamente sobre a ulna resultando na posição da palma da mão para baixo.

Supinação: movimento no plano horizontal, onde o rádio gira internamente sobre a ulna resultando na posição da palma da mão para cima.

PUNHO E MÃO:

Flexão radial (desvio radial): movimento no plano frontal, onde a mão afasta-se da linha mediana do corpo. (abdução do punho)

Flexão ulnar (desvio ulnar): movimento no plano frontal, onde a mão aproxima-se da linha média do corpo ou volta a posição anatômica depois de uma flexão radial. (adução do punho)

Oposição do polegar: movimento no plano horizontal, em que ocorre a aproximação das polpas digitais (polegar em relação aos demais dedos) e envolve uma combinação de abdução, circundução e rotação.

Reposição do polegar: movimento no plano horizontal, em que ocorre o afastamento das polpas digitais, é o inverso da oposição.

PERNA NO CICLISMO

Movimentos

Extensão: Corresponde a um movimento angular que afasta duas partes de uma articulação.Resulta em aumento do ângulo entre o segmento que se desloca e o que permanece fixo.

Flexão: Corresponde a um movimento angular que aproxima duas partes de uma articulação.Resulta em diminuição do ângulo entre o segmento que se desloca e o que permanece fixo.

Plano: Mediano

Eixo: Látero – Lateral

Músculos atuantes: Flexão: isquiotibiais (bíceps da coxa, semi-tendinoso e semi-membranoso) (auxiliados pelos sartório, grácil e gastrocnêmio);

Extensão: quadríceps da coxa (reto da coxa,vasto da medial,lateral e intermediário).

JOELHOS

Movimentos

Os movimentos desta articulação são flexão, extensão, rotação medial e rotação lateral. A amplitude de movimento para a flexão do joelho

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11.4 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com