TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Cinética Química

Exames: Cinética Química. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  18/11/2013  •  434 Palavras (2 Páginas)  •  296 Visualizações

Página 1 de 2

A cinética química é o estudo das velocidades e mecanismos das reações químicas. A velocidade de uma reação é a medida da rapidez com que se formam os produtos e se consomem os reagentes. O mecanismo de uma reação consiste na descrição detalhada da sequência de etapas individuais que conduzem os reagentes aos produtos (Russell).

Quanto a concentrações dos reagentes: A maioria das reações químicas prossegue mais rapidamente se a concentração de um ou mais dos reagentes é aumentada. À medida que a concentração aumenta, a frequência com a qual as moléculas se chocam também o faz, levando a um aumento das velocidades.

A temperatura na qual a reação ocorre: As velocidades de reações químicas aumentam conforme a temperatura aumenta.O aumento da temperatura faz aumentar as energias cinéticas das moléculas. À proporção que as moléculas movem-se mais velozmente, elas se chocam com mais frequência e também com energia mais alta, ocasionando aumento de suas velocidades.

A presença de um catalisador: Os catalisadores são agentes que aumentam as velocidades de reação sem serem usados. Eles afetam os tipos de colisões (o mecanismo) que levam à reação.

A primeira teoria bem-sucedida de velocidades de reagentes de reação foi desenvolvida com base na teoria cinética dos gases. Esta teoria admite que para ocorrer uma reação entre moléculas de gás, é necessário que estas moléculas colidam entre si. (Russell)

Velocidade média de uma reação (Vm)

Velocidade média de uma reação química é o quociente da variação da molaridadede um dos reagentes (ou produtos) da reação pelo intervalo de tempo em que essavariação ocorre. (RICARDO FELTRE)

Vm = Δconcentração/Δtempo, ou;

Vm = Δmassa/Δtempo, ou;

Vm = Δnúmero de mols/Δtempo.

A velocidade pode ser calculada a partir da Δconcentração dos reagentes ou produtos pela Δtempo.

Existem fatores que alteram a velocidade de uma reação. A velocidade de uma reação depende:

• número de choques entre as moléculas dos reagentes;

• energia com que as moléculas colidem entre si. (E at)

1 – Pressão (gases)

O aumento da pressão causa uma diminuição do volume ocupado, aumentando o número de choques entre os reagentes, que aumenta sua velocidade.

2 – Superfície de contato

O aumento da superfície de contato causa maior número de choques entre os reagentes e aumenta a velocidade da reação.

Ex: Álcool líquido queima mais rápido que o álcool gel.

3 – Temperatura

O aumento da temperatura aumenta a agitação molecular (Ec), aumentando o número de colisões entre os reagentes, aumentando velocidade da reação.

4 – Catalisador

É uma substância que aumenta a velocidade da

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.9 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com