TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Circuito de reset

Seminário: Circuito de reset. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  24/11/2013  •  Seminário  •  765 Palavras (4 Páginas)  •  338 Visualizações

Página 1 de 4

Passo 1 (Equipe) Considerar o circuito da Figura 2 como arquitetura inicial para o gerador de sinal de RESET, em que a tensão no capacitor é de 0V todas as vezes que o circuito é ligado e que, com o passar do tempo, a tensão aumenta tendendo a +5V (padrão TTL – Transistor-Transistor Logic). Pelo padrão TTL, o nível lógico baixo garantido está localizado entre 0V e 0,8V e o nível lógico alto garantido localizado entre 2,0V e 5,0V. Discutir com seu grupo de trabalho sobre o comportamento deste circuito anotando os resultados da discussão.

Figura 4 – Circuito para um pino de reset. (Fonte: elaborado pelo autor)

Passo 2 (Equipe) Modelar o circuito da figura 2 aplicando as Leis de Kirchhoff e anotar os passos realizados.

Passo 3 (Equipe) Calcular a relação RC capaz de garantir que a tensão na entrada da porta lógica inversora não alcance 0,8V antes de 10ns após a energização do circuito. Isto garantirá o tempo necessário para o setup do sistema digital ao qual o circuito estará ligado. Anotar os cálculos realizados.

Passo 4 (Equipe) Escrever um relatório denominado Relatório Parcial 3 – Modelagem e Projeto do Circuito Gerador de RESET. O documento deve conter os detalhes da modelagem do circuito além das considerações realizadas ao determinar a relação RC. Entregar o relatório ao professor da disciplina formatado segundo o item “Padronização”.

ETAPA 4 (tempo para realização: 5 horas)

 Aula-tema: Dispositivos Semicondutores: Diodos e Transistores. Esta atividade é importante para que você simule um circuito regulador de tensão baseado em transistor bipolar de junção. Para realizá-la, devem ser seguidos os passos descritos.

Ciência da Computação - 2ª Série - Eletricidade e Eletrônica

Eberval Oliveira Castro

Pág. 8 de 9

PASSOS

Passo 1 (Equipe) Considerar a Figura 5 apresentada a seguir que mostra um circuito regulador série com seguidor Zener. Ele usa um transistor bipolar de junção, chamado transistor de passagem, e um diodo Zener em sua estrutura. O resistor RL representa a carga que está sendo alimentada. Este circuito pode ser usado como o último estágio de uma fonte de tensão CC.

Figura 5: Circuito regulador de tensão em série.

Em um regulador de tensão série do tipo apresentado, a tensão de saída é uma função da tensão de Zener VZ do diodo e da tensão na junção VBE do transistor, e o seu valor é dado por: Vout = VZ - VBE

Para um bom efeito de regulação, é vantajoso manter a tensão de entrada pelo menos 2,5 volts acima da tensão de saída.

Dica: Você pode escolher RS aproximadamente igual a 10xRL.

Considerando a mesma carga usada no passo anterior, calcule a tensão de Zener ideal para ser usada de modo a se obter uma tensão de saída de aproximadamente 12 volts.

Passo 2 (Equipe) Utilizar os cálculos realizados no passo anterior e adicionar o estágio de regulação à sua simulação de modo a obter os dados do sistema completo. Anotar todos os procedimentos realizados e fazer recortes de tela (print

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.7 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com