TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Circuitos Eletricos

Trabalho Escolar: Circuitos Eletricos. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  24/3/2015  •  1.720 Palavras (7 Páginas)  •  235 Visualizações

Página 1 de 7

Relatório : etapa 3.....................................................................2

Capacitância......................................................................... 2

Capacitores de disco cerâmico........................................................................................3

Capacitores de Mica.........................................................................................................4

Capacitores Eletrolíticos:.............................................................. 5

Capacitores de Tântalo................................................................ 7

Capacitores plásticos-poliéster. ..............................................8

Capacitores variáveis. ..................................................................9

Indutores........................................................................... 10

Fabricação de indutores:...................................................... 11

Aplicações de indutores:...................................................... 12

Informações bibliográficas................................................... 12

ETAPA 3 .

PASSOS 2, pesquisa sobre os tipos de capacitores e indutores, suas características de construção e exemplos de aplicação.

PASSO 3 – RELATÓRIO DA PESQUISA DOS PASSOS ANTERIORES.

Capacitância:

Para que possamos entender melhor sobre capacitores antes será necessário falar um pouco sobre capacitância, na qual possamos observar melhor dando um exemplo de duas placas paralelas, feitas de um material condutor e separadas por meio de um resistor e uma chave. Se as placas estão inicialmente descarregadas e a chave está aberta, nenhuma carga, positiva ou negativa será encontrada nelas. Entretanto no momento em que a chave é fechada, elétrons são atraídos da placa superior para o terminal positivo da bateria. Ocorrerá inicialmente um surto de corrente limitada pelo valor da resistência presente. A intensidade dessa corrente diminuirá, conforme está demonstrando na próxima seção. Isso produz uma carga positiva na placa superior. Os elétrons são repelidos pelo terminal negativo em direção a placa inferior, pelo condutor inferior, com a mesma velocidade com que eles são atraídos pelo terminal positivo da bateria. Essa transferência de elétrons continua até que a diferença de potencias entre as placas seja exatamente igual à tensão da bateria. O resultado final é uma carga positiva na placa superior e uma carga negativa na placa inferior.

Tipos de Capacitores:

Assim como os resistores os capacitores podem ser classificados em duas categorias: Fixos e Variáveis.

Capacitores Fixos:

Diversos tipos de capacitores fixos estão disponíveis atualmente, alguns dos tipos mais comuns:

Cerâmica.

Mica.

Eletrolíticos.

Tântalo.

Filme de poliéster.

TIPOS DE CAPACITORES

CAPACITORES DE DISCO CERÂMICO

Os Capacitores de Disco Cerâmico são capacitores cujo dielétrico é feito de material cerâmico. O emprego deste tipo de componente varia dos circuitos de alta freqüência, com modelos compensados termicamente e com baixa tolerância, aos de baixa freqüência, como capacitores de acoplamento e de filtro. Além dos tubulares, podem ser encontrados capacitores na forma de disco e de placa quebrada ou retangular. A fabricação desses capacitores começa com o pó da cerâmica que é colocado numa prensa e comprimido em forma de pastilhas (dielétrico do futuro capacitor). Após, as pastilhas são introduzidas num forno para tratamento térmico, sendo rigorosamente inspecionadas na saída do mesmo. Depois da fabricação da pastilha, coloca-se prata vaporizada nas duas faces da mesma, que formarão as placas do capacitor. A soldagem dos terminais, realizada sobre a camada de prata, vem após os discos sofrerem um banho desengorduraste para limpeza. A próxima etapa é a impregnação com resina para proteção e isolamento, sendo, após, realizado em uma estufa um processo de endurecimento da resina impregnada.

CAPACITORES DE MICA

Estes tipos de capacitores são fabricados alternando-se películas de mica (silicato de alumínio) com folhas de alumínio. Esses capacitores têm boa estabilidade por que o seu coeficiente de temperatura é pequeno. Tem também excelentes características de freqüência, sendo usados em circuitos ressonantes e filtros de alta freqüência. Como tem boa isolação, sendo ideais para circuitos de alta tensão. Suas capacitâncias variam de 5pF a 100 nF, apresentando elevada precisão.

Figura do capacitor de Mica.

CAPACITORES ELETROLÍTICOS

São aqueles que, com as mesmas dimensões, atingem maiores.

Capacitâncias. São formados por uma tira metal recoberta por uma camada de óxido que atua como um dielétrico; sobre a camada de óxido é colocada uma tira de papel impregnado com um líquido condutor chamado eletrólito, ao qual se sobrepõe uma segunda lâmina de alumínio em contato elétrico com o papel. Os capacitores eletrolíticos são utilizados em circuitos em que ocorrem tensões contínuas, sobrepostas a tensões alternadas menores.

CAPACITORES ELETROLÍTICOS DE ALUMÍNIO

Basicamente, todo capacitor é constituído de duas armaduras com um dielétrico entre estas. A principal diferença entre os capacitores eletrolíticos para os demais capacitores reside no fato de que um dos eletrodos - o cátodo - é constituído de um fluído condutor - o eletrólito - e não somente uma armadura metálica. O outro eletrodo, o ânodo, é constituído de uma folha de alumínio em cuja superfície é formada,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (12.8 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com