TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Circunstancias Elementares Do Crime

Pesquisas Acadêmicas: Circunstancias Elementares Do Crime. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  16/6/2014  •  416 Palavras (2 Páginas)  •  1.405 Visualizações

Página 1 de 2

Circunstâncias e elementares do crime

Circunstância: são elementos acessórios do tipo penal, que poderão ou não incidir no caso concreto, servindo apenas para aumentar ou diminuir a pena prevista no tipo penal fundamental. As circunstâncias objetivas tem a ver com o crime; tempo do crime, lugar, maneira de execução; e a as subjetivas: tem a ver com o autor do crime (caráter pessoal); motivo do autor do crime.

As circunstâncias podem ser :

a) judiciais: são aquelas previstas no art. 59, caput, do CP;

b) qualificadoras: alteram a espécie de pena e/ou os limites mínimo e máximo previstos no tipo penal fundamental . (ex.: 121, § 2º, CP);

c) causas gerais/especiais de aumento/diminuição de pena: fixam aumento (71, CP) ou diminuição (14, p. ún., CP) de pena, estipulando o valor em quantidade fixa ou variável;

d) agravantes/atenuantes genéricas: fixam hipóteses de aumento ou diminuição de pena, sem que, contudo, seja estipulado o valor, devendo este ser estabelecido pelo magistrado (61, 62, 65 e 66, CP)

Elementar do crime

Também é chamado de elemento constitutivo do tipo, é a peça fundamental e alicerce ou a engrenagem mor de um tipo penal, sem isto o tipo penal torna-se vazio ou sem fundamento. É a principal identificação de um tipo penal, um elemento essencial.

Podemos exemplificar da seguinte maneira: o art. 121 do CP (homicídio). Matar alguém, se tirar o “alguém” (elementar do crime), o crime fica vago, matar, mas matar o que? O art. 123 CP (Infanticídio), matar, sob influencia do estado puerperal, o próprio filho, durante o parto ou logo após, se tirar a expressão “sob influencia do estado puerperal” (elementar do crime), somente será imputado o tipo penal do art. 121, o estado puerperal é a elementar do crime de infanticídio, sem este estado não há imputação. O art. 312 do CP (Peculato), apropriar-se, o funcionário público de dinheiro, valor ou qualquer outro bem móvel, público ou particular, de que tem posse em razão do cargo, ou desviá-lo, em proveito próprio ou alheio. A qualidade de “funcionário público” é elementar do crime de Peculato, se retirar esta qualidade do tipo penal, enquadrar-se-á somente nos crimes de furto (art. 155 CP) ou apropriação indébita (art. 168 CP).

No que se refere as circunstâncias de caráter pessoal, se estas circunstâncias tiverem forte ligação com a elementar do crime, se comunicarão perfeitamente. Um exemplo seria o indivíduo que auxilia o funcionário público no cometimento do peculato, ele também, apesar de não ser funcionário público, responderá por peculato na qualidade de partícipe ou coautor.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.6 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com