TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Civil III

Ensaios: Civil III. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  10/6/2014  •  719 Palavras (3 Páginas)  •  426 Visualizações

Página 1 de 3

Plano de Aula: Prestação de serviços, mandato, comissão, agência e distribuição.

DIREITO CIVIL III

Título

Prestação de serviços, mandato, comissão, agência e distribuição.

Número de Aulas por Semana

Número de Semana de Aula

13

Tema

Prestação de serviços, mandato, comissão, agência e distribuição.

Objetivos

Ao final desta semana, o aluno deverá ser capaz de:

- Compreender o regime jurídico dos contratos de prestação de serviços, mandato, comissão, agência e distribuição.

Estrutura do Conteúdo

2.6 Prestação de serviço

2.7 Mandato

2.8 Comissão

2.9. Agência e distribuição.

Aplicação Prática Teórica

Caso Concreto

(OAB VII Unificado) Carlos, arquiteto famoso e extremamente talentoso, assina um contrato de prestação de serviços com Marcelo, comprometendo-se a elaborar e executar um projeto de obra de arquitetura no prazo de 06 (seis) meses. Destaque-se, ainda, que Marcelo procurou os serviços de Carlos em virtude do respeito e da reputação que este possui em seu ramo de atividade. Entretanto, passado o prazo estipulado e, após tentativas frustradas de contato, Carlos não realiza o serviço contratado, não restando alternativa para Marcelo a não ser a propositura de uma ação judicial. Diante do caso concreto, responda fundamentadamente:

a. A) Tendo em vista tratar-se de obrigação de fazer infungível (personalíssima), de que maneira a questão poderá ser solucionada pelo Poder Judiciário?

b. B) Considere que em uma das cláusulas contratuais estipuladas, Carlos e Marcelo, em vez de adotarem o prazo legal previsto no Código Civil, estipulam um prazo contratual de prescrição de 10 anos para postular eventuais danos causados. Isso é possível?

A) Existem duas opções: a tutela específica da obrigação (que deverá ser cumprida pelo devedor, visto se tratar de obrigação infungível), sendo possível a fixação de astreintes ou a resolução em perdas e danos, se assim o autor requerer ou se for impossível a obtenção da tutela específica, nos termos do artigo 461 do CPC ou artigos 247 ou 248 do CC.

B) A justificativa da prescrição é a segurança jurídica. O que se quer é evitar que um conflito de interesses permaneça em aberto por prazo indeterminado. Então, todo conflito de interesses caracterizado pela violação de um direito prescreve. E quem determina o prazo de prescrição será sempre a Lei, consoante artigo 192 do Código Civil.

Questão objetiva 1

(TJMT - 2009) João, pretendendo vender seu carro, outorga procuração, por instrumento público a Carlos, para fazê-lo em seu lugar. Carlos, mandatário, substalece os poderes recebidos por

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.5 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com