TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Ciência E Pesquisa

Casos: Ciência E Pesquisa. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  17/4/2013  •  1.340 Palavras (6 Páginas)  •  468 Visualizações

Página 1 de 6

Orientações e critérios de correção

 A linguagem utilizada em todos os textos das atividades deverá estar ortograficamente e gramaticalmente correta.

 É importante que você expresse sua compreensão, elaborando, sobre cada resposta, um raciocínio bem fundamentado.

 As respostas que apenas se limitam a transcrever trechos do livro didático serão desconsideradas. As transcrições do livro didático e de outras fontes deverão ser feitas conforme as regras da ABNT . (Acesse o PDF do livro didático: Trabalhos acadêmicos na Unisul: http://busca.unisul.br/pdf/trabalhosacademicos.pdf e veja como realizar citações e referências).

 Cópias parciais ou integrais da INTERNET sem a devida citação serão desconsideradas sem o direito ao refazer.

 Em caso de atividades iguais, todos os envolvidos receberão nota ZERO, e não terão oportunidade de refazer, independente da data de envio. Tendo em vista que esta etapa é individual.

 Esta atividade é obrigatória e fará parte da sua média final.

 Encaminhe a atividade via Espaço UnisulVirtual de Aprendizagem (EVA). Publique na ferramenta AVALIAÇÃO.

 Não serão aceitas avaliações enviadas por e-mail e depois do prazo final estipulado no cronograma da disciplina (sugerimos o envio com no mínimo 5 dias de antecedência antes do prazo final).

 Consulte o Plano de Ensino da disciplina para conhecer mais detalhadamente os critérios de correção desta Avaliação, antes de respondê-la.

 O peso desta AD é 9,0. Somado a 1,0 ponto da Atividade Inicial Obrigatória completa o somatório 10,0 para a AD1.

OBS: Dúvidas em relação ao enunciado das questões ou do conteúdo do livro didático devem ser enviadas pela ferramenta PROFESSOR.

Boa avaliação!

1. O conhecimento pode ocorrer de diversas formas. Quando entramos em contato com um fenômeno qualquer, por exemplo, podemos pensá-lo por meio de cinco tipos de conhecimentos. Assim, dependendo do ponto de vista, construiremos significados diferentes, conforme a matriz de compreensão escolhida. Nesse sentido, responda para cada frase abaixo que TIPO DE CONHECIMENTO corresponde (2,0 pontos):

a) Deus deve ter dado outra chance àquela pessoa. Parece que o “recado” foi bem compreendido, pois ela agradeceu comovida, pela proteção concedida pelos desígnios divinos.

b) É impressionante como as pessoas andam cada vez mais distraídas hoje em dia: quem não sabe que se deve olhar para os dois lados da via antes de atravessar?

c) De fato, se os pneus não estivessem novos e calibrados e o automóvel não contasse com freios ABS, não teria sido possível freá-lo à velocidade de 60 km por hora, a uma distância de 20 metros, como o motorista fez.

d) A vida é realmente um fenômeno efêmero. Se for verdade que todos podemos morrer a qualquer hora, não convém perder tempo com futilidades. Por isso é preciso refletir constantemente nossas ações.

e) Foi uma cena dantesca. O ruído do freio, o grito da mulher – aquela imagem produziu em mim uma emoção devastadora.

2. Os métodos de abordagem estão vinculados ao plano geral da pesquisa e ao raciocínio que se estabelece, como fio condutor na investigação de um problema. Assim, leia com atenção o resumo de um artigo científico abaixo e identifique o MÉTODO DE ABORDAGEM aplicado no estudo, justificando sua resposta: (2,0 pontos)

Este texto visa apresentar algumas reflexões sobre o fenômeno da aprendizagem gerencial. Para tanto, a autora utiliza o método (a ser respondido abaixo) e analisa a trajetória de um gerente, o qual atuou durante 20 anos numa empresa pública, exercendo diferentes cargos gerenciais. O trabalho tem como foco central a experiência vivida pelo gerente e o significado atribuído por ele a esta vivência. Portanto, não se buscou identificar formas de como promover o aprendizado gerencial ou de torná-lo mais eficaz, mas sim reviver a experiência, fazendo o leitor entrar no mundo do fenômeno pesquisado e deixando espaço para que ele reflita sobre sua experiência, a partir do vivido retratado pelo entrevistado.

ANDION, Carolina, Ser ou estar gerente? Reflexões sobre a trajetória e o aprendizado gerencial. Revista de Ciências da Administração, v.5, n. 9, jan./jul. 2003.

a- Qual o método adotado, segundo o resumo apresentado acima?

b- Justificativa:

Obs. Faça um texto argumentativo de 5 a 8 linhas. Não pode haver cópias do livro didático e nem de outras fontes.

3. O conhecimento científico é uma conquista relativamente recente da humanidade. A Revolução Científica do século XVII marca a autonomia da ciência, a partir do momento que ela busca seu próprio método, desligado da reflexão filosófica. Você estudou três grandes concepções históricas da ciência. Em um texto de no mínimo 10 linhas, identifique e explique qual é a concepção histórica preponderante em cada um dos recortes apresentados abaixo (1 e 2). (3,0 pontos)

RECORTE 1

A Ciência Galileana precisou, para emergir, destruir a concepção de mundo, o cosmos, herdado do Aristotelismo. Giordano Bruno e Nicolau Copérnico minaram as bases deste cosmos, que Galileo e Newton substituíram por um espaço infinito, isotrópico e homogêneo. Além disso, mudou também a forma de produzir os conhecimentos. Galileo busca

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.9 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com