TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Ciências Do Ambiente - Ciclo Biogeoquímico

Artigo: Ciências Do Ambiente - Ciclo Biogeoquímico. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  22/9/2014  •  348 Palavras (2 Páginas)  •  229 Visualizações

Página 1 de 2

Ciclos Biogeoquímicos – Como o homem os afeta.

O termo é derivado do fato de que há um movimento cíclico de elementos que formam os organismos vivos (“bio”) e o ambiente geológico (“geo”), onde intervêm mudanças químicas. Em qualquer ecossistema existem tais ciclos. São processos naturais que reciclam elementos em diferentes formas químicas do meio ambiente para os organismos, e, depois, vice-versa. Água, carvão, oxigênio, nitrogênio, fósforo e outros elementos percorrem estes ciclos, unindo os componentes vivos e não-vivos da Terra.

Os ciclos considerados mais importantes são: Ciclo da água, Ciclo do Carbono, Ciclo do oxigênio e Ciclo do nitrogênio.

Pode-se dizer que o homem através de suas ações, interage consideravelmente em todos os ciclos citados acima. Causando danos consideráveis ao meio ambiente.

Por exemplo, ao utilizar a água sem consideração e com excessos, por meio de desperdícios, ele afeta o ciclo da água.

Através da emissão de poluentes, como o desmatamento de florestas, por exemplo, têm sido determinantes, acredita-se, no desequilíbrio do balanço de energia do sistema terra atmosfera ocasionando maior retenção de energia e o aumento do efeito estufa, com o aquecimento da baixa atmosfera e aumento da temperatura média do planeta e possíveis distorções ambientais, com isso homem acaba ocasionando o aquecimento global, afetando tanto o Ciclo do Carbono quanto o do Oxigênio.

O ciclo do Nitrogênio tem sido fundamentalmente alterado por conta da injeção de óxidos do elemento na atmosfera a partir de emissões fósseis e da fixação do nitrogênio atmosférico para a produção de fertilizantes.

Ou seja, dos ciclos biogeoquímicos mais importantes, o homem com suas ações desmedidas e impensadas, consegue afetá-los consideravelmente.

É utópico afirmar que se mudarmos nossos hábitos, poderíamos deixar de ocasionar problemas a esses ciclos, pois desde a hora em que acordamos até a hora que vamos dormir de alguma maneira afetamos o meio ambiente. A única atitude que podemos tomar é repensar nossas ações, diminuindo assim o nível que estamos prejudicando.

“Quando a última árvore for derrubada, quando o último rio for poluído e quando o último peixe for pescado, só então nos daremos conta de que dinheiro é coisa que não se come.”

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.3 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com