TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Claudio Costta

Trabalho Universitário: Claudio Costta. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  9/10/2013  •  1.435 Palavras (6 Páginas)  •  299 Visualizações

Página 1 de 6

CÓD/ DISCIPLINA: CCT0008/ Redes de Computadores

PROFº.: Paulo Henrique Franco

TURNO: Noite

ALUNO(A):Claudio Costta Exercício

5

1 – Diga com suas palavras o que você entende por redes de computadores. Destaque 4 fatores que motivam a utilização de redes de computadores.

R – Rede de Computadores basicamente uma rede consiste em 2 computadores interligados com o objetivo de compartilhar dados, uma rede de trabalho é um sistema que permite a comunicação entre pontos distintos, ou seja, um sistema que permite a troca de informações.

2 – Faça uma comparação entre sinal digital e sinal analógico, citando suas características.

R - Na tecnologia analógica, uma onda é registrada ou usada em sua forma original. Então, por exemplo, em um gravador de fitas analógico, um sinal é capturado diretamente através do microfone e colocado em uma fita. A onda do microfone é uma onda analógica, então a onda na fita é analógica também. Esta onda pode ser lida, amplificada e enviada a um alto-falantepara produzir o som.

Na tecnologia digital a onda analógica é usada por amostra em um intervalo, e então transforma-se em números que são armazenados no dispositivo digital. Em um CD, o ritmo de amostras é de 44 mil por segundo, isto é, em um CD, existem 44 mil números armazenados por segundo da música. Para escutar a música, os números são transformados em uma onda de voltagem que aproxima-se da onda original.

3 – Sobre a comunicação digital e analógica, diga com suas palavras qual a função do modem e como ele realiza o seu trabalho.

R – É o dispositivo eletrônico que transforma o sinal digital em analógico ou vice-versa.

4 – De acordo com a área de abrangência, como podem ser classificadas as redes? Cite suas características e dê exemplos.

R – Rede LAN (Local Area Network ) rede local, é uma rede de computadores utilizada na interconexão de equipamentos processadores com a finalidade de troca de dados. Um conceito mais preciso seria: é um conjunto de hardware e software que permite a computadores individuais estabelecerem comunicação entre si, trocando e compartilhando informações e recursos. Tais redes são denominadas locais por cobrirem apenas uma área limitada (10 km no máximo, além do que passam a ser denominadas MANs). Redes em áreas maiores necessitam de tecnologias mais sofisticadas, visto que, fisicamente, quanto maior a distância de um nó da rede ao outro, maior a taxa de erros que ocorrerão devido à degradação do sinal.

Rede Man ( Metropolitan Area Network) abrange uma cidade. O exemplo mais conhecido de uma MAN é a rede de televisão a cabo disponível em muitas cidades.

Rede Wan ( Wide Area Network ) Rede de área alargada ou Rede de longa distância, também conhecida como Rede geograficamente distribuída, é uma rede de computadores que abrange uma grande área geográfica, com frequência um país ou continente. Difere, assim, das PAN, das LAN e das MAN.

5 – Cite os tipos básicos de topologias físicas de redes. Destaque vantagens e desvantagens na utilização de cada uma delas.

R – Barramento - Todos os computadores são ligados em um mesmo barramento físico de dados.1 2 Apesar de os dados não passarem por dentro de cada um dos nós, apenas uma máquina pode “escrever” no barramento num dado momento. Todas as outras “escutam” e recolhem para si os dados destinados a elas. Quando um computador estiver a transmitir um sinal, toda a rede fica ocupada e se outro computador tentar enviar outro sinal ao mesmo tempo, ocorre uma colisão e é preciso reiniciar a transmissão.

Anel - Na topologia em anel os dispositivos são conectados em série, formando um circuito fechado (anel).1 Os dados são transmitidos unidirecional mente de nó em nó até atingir o seu destino.1 Uma mensagem enviada por uma estação passa por outras estações, através das retransmissões, até ser retirada pela estação destino ou pela estação fonte.1 Os sinais sofrem menos distorção e atenuação no enlace entre as estações, pois há um repetidor em cada estação. Há um atraso de um ou mais bits em cada estação para processamento de dados. Há uma queda na confiabilidade para um grande número de estações. A cada estação inserida, há um aumento de retardo na rede.2 É possível usar anéis múltiplos para aumentar a confiabilidade e o desempenho.

Estrela - A mais comum atualmente, a topologia em estrela utiliza cabos de par trançado e um concentrador como ponto central da rede. O concentrador se encarrega de retransmitir todos os dados para todas as estações, mas com a vantagem de tornar mais fácil a localização dos problemas, já que se um dos cabos, uma das portas do concentrador ou uma das placas nde rede estiver com problemas, apenas o nó ligado ao componente defeituoso ficará fora da rede. Esta topologia se aplica apenas a pequenas redes, já que os concentradores costumam ter apenas oito ou dezesseis portas. Em redes maiores é utilizada a topologia de árvore, onde temos vários concentradores interligados entre si por comutadores ou roteadores.

Malha - Esta topologia é muito utilizada em várias configurações, pois facilita a instalação e configuração de dispositivos em redes mais simples. Todos os nós estão atados a todos os outros nós, como se estivessem entrelaçados. Já que são vários os caminhos possíveis por onde a informação pode fluir da origem até o destino. Neste tipo de rede, o tempo de espera é reduzido e eventuais problemas não interrompem o funcionamento da rede. Um problema encontrado é em relação às interfaces de rede, já que para cada segmento de rede seria necessário instalar, em uma mesma estação,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com