TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Claudio de Moura Castro

Tese: Claudio de Moura Castro. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  20/11/2012  •  Tese  •  778 Palavras (4 Páginas)  •  822 Visualizações

Página 1 de 4

Tema

Para Claudio de Moura Castro (2006, p. 60) “Uma boa ideia de pesquisa pode ser arruinada por um pesquisador desastrado, mas uma escolha infeliz do tema torna a pesquisa inviável, metodologicamente insolvente ou irrelevante.”.

Segundo Marconi e Lakatos ( 2010) tema é o assunto que se deseja desenvolver. Para desenvolver o tema de uma pesquisa é preciso levar em consideração fatores externos e internos.

Os fatores externos tratam de ter tempo para realizar a pesquisa completa, possuir material suficiente para o desenvolvimento e ainda contar com a ajuda de especialistas na área (Marconi e Lakatos 2010).

Os fatores internos consistem em procurar desenvolver temas de acordo com a formação universitária, assuntos que tenham real importância de estudo e que tenham alguma identificação com quem se propõe a abordar o assunto. ( Marconi e Lakatos 2010)

Ainda segundo Marconi e Lakatos ( 2010) assuntos novos devem ser evitados por não haver maiores fontes de pesquisa, a tornando limitada. A fonte para se escolher um tema podem ser variadas, vão desde experiências pessoais ou profissionais ate temas que podem ser sugeridos pelo professor ou orientador. Também se devem evitar temas que dão um amplo sentido ao assunto para que o trabalho se torne mais objetivo.

Uma pesquisa tem que ser original importante e viável e a maior dificuldade para o pesquisador e encontrar um tema que satisfaça as três condições. Para um tema ser importante ele tem que este ligado a questões que merecem destaque dentro da sociedade, que causam interesse. (CASTRO 2006)

De acordo com Claudio de Moura Castro (2006, p. 62) um tema é original “cujos resultados têm o potencial para nos surpreender” não quer dizer que um fato que nunca tenha sido estuda seja original.

Um tema é viável considerando os recursos para a pesquisa, a disponibilidade de tempo para o estudo, o prazo para a pesquisa e o apoio teórico, fazendo a analise dessas informações saberemos se a pesquisa poderá se concretizar. (CASTRO 2006)

Após a escolha do tema é preciso fazer a delimitação do assunto que implica em distinguir o sujeito do objeto

“o sujeito é a realidade a respeito da qual se deseja saber alguma coisa É o universo de referencia. Podem ser constituída de objetos, fatos, fenômenos ou pessoas a cujo respeito faz-se o estudo com dois objetivos principais: ou de melhor apreendê-los ou com a intenção de agir sobre eles.” o objeto de um assunto é o tema propriamente dito. “Corresponde àquilo que se deseja saber ou realizar a respeito do sujeito.” È o conteúdo que se focaliza, em torno do qual gira toda a discussão ou indagação. “(SALVADOR 1980: 46-48)

É preciso também especificar os limites do sujeito e do objeto através de adjetivos que expliquem as características de cada um. Determinar quais as circunstancias que limitam o tempo e o local do fato ocorrido. ( Marconi e Lakatos 2010)

Para Maria Margarida de Andrade (2010 p.71) “A escolha do tema é fator de máxima, importância, pois dela depende o bom êxito do trabalho a ser desenvolvido”. Há varias fontes para a escolha de bons temas para pesquisa como revistas , jornais , conversas com colegas de trabalho, assuntos do cotidiano .

Se for um tema livre deve satisfazer o gosto do pesquisador assim tornara

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.8 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com