TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Claudio Costa

Ensaios: Claudio Costa. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  13/3/2014  •  368 Palavras (2 Páginas)  •  466 Visualizações

Página 1 de 2

A ECO 92 foi a Conferência das Nações Unidas sobre o Meio Ambiente e o Desenvolvimento, realizada no Rio de Janeiro, em junho de 1992.

Também conhecida como a Cúpula da Terra, ela reuniu mais de 100 chefes de Estado para debater formas de desenvolvimento sustentável, um conceito relativamente novo à época.

“ O primeiro uso do termo é de 1987, no relatório Brundtland, feito pela ONU. Esse documento norteou as discussões sobre um modelo de crescimento econômico menos consumista e mais preocupado com questões ambientais “,

Explica o Geógrafo Fábio Piccinato.

As bases para a Conferência de 1992 já eram discutidas desde 1972, quando a ONU organizou uma conferencia em Estocolmo, na Suécia. Houve tanta visibilidade e adesão de países que a reunião seguinte, em Joanesburgo, na África do Sul, foi apelidada de Rio+ 10. RIO+20, que teve como objetivo verificar se houve avanços em relação às cúpulas anteriores e o que ainda precisa ser feito para que os países sejam, de fato, sustentáveis.

Antigamente, quando comíamos um sanduíche numa lanchonete qualquer, o máximo de lixo que gerávamos era o invólucro plástico do sanduíche, um canudo de plástico e uns guardanapos. Hoje as coisas são bem diferentes. As lanchonetes do tipo fast-food geram cerca de 40x mais lixo.

Uma simples bandeja de lanche de uma destas lanchonetes contém: um sanduíche envolto em papel, guardado dentro de uma caixa de papelão, com um copo de papel, com tampa de plástico, a bandeja é forrada com uma folha de papel e até os guardanapos e o canudo veem em embalagens de plástico e papel, respectivamente. Além, é claro, dos saches de conidmentos que geram plástico e lâminas de alumínio, altamente poluentes. E não é só este resíduo sólido direto, mas também, os resíduos químicos líquidos e gasosos emitidos pelas fábricas destes materiais. Na minha avaliação, o pior de todo é a embalagem cartonada que acompanha o sanduíche. Do tempo que o sanduíche entra na embalagem e você o tira da embalagem não passa de 1 min, as vezes menos. E esta embalagem já vai direto para o lixo.

.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.1 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com