TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Coaching

Por:   •  9/9/2015  •  Resenha  •  1.758 Palavras (8 Páginas)  •  353 Visualizações

Página 1 de 8

COACHING

Falar da origem do coaching e os seus supostos pais pode trazer muita discórdia devido a que mesmo depois de 30 anos ainda continuam surgindo personagens que podem ser tratados como fundadores ou pais do coaching.

O Coaching e uma profissão capas de oferecer uma conjunção teórica e pratica em pro do desenvolvimento do ser humano verdadeiramente eficaz e sem antecedentes na historia do homem, isto e possível graças a que ao longo da historia o ser humano tem acumulado conhecimentos próprios de si mesmo que o possibilita hoje a desenvolver uma metodologia conhecida como coaching e que sem lugar a duvidas tem vindo para ficar.

Para poder entender o coaching devemos ver como o produto de uma conjunção de conhecimentos adquiridos ao longo da historia do pensamento em relação estreita com a evolução do potencial dos seres humanos.

Para poder dar continuidade no conhecimento em relação ao coaching quero compartilhar informações em relação a origem do termo coach. A historia aponta para os seculos XV e XVI quando fico popular uma cidade d Hungria chamada de Kocs, situada a unos 70 quilômetros de Budapest, Kocs se torno uma parada obrigatória para todos os viajantes entre estas dois cidades desta maneira fico muito comum o uso de uma carruagem caracterizada por ser o único provido com um sistema de suspensão para estas viagens, além se destacava pelo seu conforto comparados com as carruagens populares desta maneira se inicio o termo de Kocsi szeker que significa carruagem de Kocs que foi um símbolo da excelência.

Desta forma o termo Kocsi passou para o alemão como kutsche, no italiano como cocchio, no espanhol como coche e no inglês como coach, desta maneira a palavra Coach cumpria a função de transportar pessoas de um lugar a outro. O Coaching de alguma maneira também transportam as pessoas de um lugar para outro, desta maneira e levar uma pessoa do lugar de onde ela esta para o lugar onde ela quer chegar, a única distinção em esta analogia e que o coach não e quem “carrega” a pessoa na viagem nem e responsável pelo destino ou decisões que o condutor (coachee) toma ao longo do processo.

Em 1850 este termos foi logo utilizado nas universidades da Inglaterra sendo atribuído para professores e mestres principalmente quando se tratava de instrutores ou aquele individuo responsável em auxiliar estudantes na preparações de testes e examines diversos.

Desta maneira e apropriado comentar de algumas influencias que ao longo da historia do pensamento da humanidade tem consolidado o que hoje chamamos de coachng.

1. Influencia de Sócrates: esta figura de Sócrates tem se tornado uma das maiores referencias quando falamos do coaching, já que assim como ele os coaches ajudamos a que nossos clientes examinem sua vida para merecer ser vividas. Para poder alcançar esta metodologia se baseia na arte da maiêutica na qual o cliente encontra a sua verdade o a verdade (dependendo da visão propia de cada cliente) com uma função pratica para sua vida. Desta maneira consideramos como Sócrates que não existe o ensinar somente o aprender o qual surge no reconhecimento que o conhecimento não esta no coach si não no próprio coachees. Dentro desta filosofia socrática também temos uma relação quando ajudamos nossos clientes (coachees) para trazer consciência das incompetências para poder se posicionar melhor na execução dos seus objetivos.

2. Influencia de Platon: no pensamento de Platon podemos considerar a estrutura dos seus diálogos como sessões de coaching primitivas. Uma das conclusões mais evidentes no analises do seus diálogos e a importância das perguntas como ferramenta de trabalho que potencializa a conversações e que serve de método par potencializar o conhecimento de nossos clientes (coachees).

3. Influencia de Aristóteles: mesmo sabendo que Aristóteles sendo realista se contrapõe diretamente com a filosofia idealista de Platon porem o coaching consegue integrar as ideas que ambos propõem. Aristoteles nos ensena que o homem pode chegar a ser o que deseje ser, baseado no “ser” como a primeira natureza (entendendo naquelo que nos vem dado) em outras palavras o ser simplifica onde eu estou e uma segunda natureza “o que debo ser” o estado desejado (onde eu quero chegar) desta maneira Aristoteles nos explia que a metodologia básica para poder chegar a ser o que devo ser e a ação, assim podemos ver que em nossas sessões de coaching sem ação não teria sentido algum.

4. Influencia da Filosofia Existencialista: Assim como determinado na filosofia existencialista o ponto principal do coaching e a existência individual, desta maneira podemos dizer que os seres humanos tem a capacidade de perceber o dar conta de si mesmo para planejar o seu próprio projeto de vida, diferente de Aristóteles a filosofia Existencial nos apresenta a Reflexão como ferramenta principal par poder alcançar o estado desejado da nossa vida.

5. Influencia da Psicologia Humanista: talvez esta tenha sido uma das maiores influencias dentro do Coaching onde podemos ver que ambas falam a mesma linguagem, a seguir mencionarei algumas ensinassas praticas no mundo do coaching:

• Valorizamos a peculiaridade da pessoa reconhecendo que cada ser humano e diferente.

• Buscamos significados e não explicações.

• O Rapport e fundamental entre a relação humana entre coach e cliente.

• Nossos coachees são responsáveis da direção e plano de ação que são estabelecidas em cada sessão.

• O Coaching não ensina, o coachee aprende.

• O Relacionamento entre Coach – Coachee e estabelecido em um marco intimo de confiança.

6. Influencias do Treinamento Esportivo: existe uma ideia generalizada d que o Esporte e o maior influenciador direta do coaching, mais estudando especificamente podemos ver que todo o que foi mencionado anteriormente tem tido uma influencia maior dentro do mundo do coaching. A referencia mais próxima que achamos dentro do esporte e do Timothy Gallwey o qual desenvolveu uma metodologia de treinamento chamada The Inner Game (o Jogo Interior), “Sempre tem um Jogo Interior em sua mente, no importa o que esta acontecendo no jogo exterior. O tão ciente você esteja deste jogo você poderá marcar a diferencia entre o êxito e o fracasso no jogo exterior”.

7. De 1980 ate nossos dias: Muitos são os autores que tem determinado que o coaching inicia em esta época, na realidade nos anos 80 o coaching inicia a ser difundido como e conhecido hoje nesta mesma

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11.3 Kb)   pdf (56.9 Kb)   docx (15.7 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com