TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Coaching como uma ferramenta para desenvolver um líder

Abstract: Coaching como uma ferramenta para desenvolver um líder. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  27/3/2014  •  Abstract  •  1.079 Palavras (5 Páginas)  •  414 Visualizações

Página 1 de 5

Coaching como ferramenta de desenvolvimento do líder

É necessário ferramentas para que o líder tenha alto desempenho em sua atuação. Uma das modernas ferramentas de desenvolvimento dos lideres hoje é o Coaching Executivo, onde nesse programa se desenvolve e aperfeiçoa as competências comportamentais observada atualmente no mercado empresarial.

Segundo Krausz (2007, p. 27) “é o processo de facilitar a aprendizagem e o desempenho de outra pessoa através da utilização ótima do seu potencial, com a finalidade de alcançar os resultados por ela almejado”.

Administrar as mudanças

Através do processo de coaching o líder aprende a administrar as mudanças que ocorrem dentro das organizações. Mesmo antes de fazer essas mudanças ele comunica as pessoas de forma clara e objetiva a necessidade dessas alterações e o porquê delas, o ser humano não esta adaptado a modificações repentinas é preciso fazê-la paulatinamente.

“Não surpreenda a sua equipe com as mudanças a serem implementadas comunique desde o inicio o que vai acontecer discuta e rediscuta as suas causas para que elas se tornem bem compreendidas e assimiladas”. (SIQUEIRA, 2010, p. 38).

De acordo com Siqueira (2010) o líder deve mostrar as pessoas o que vai acontecer e como elas absorverão tais informações para que as transformações tenham um resultado almejado.

O líder devera ter a percepção do melhor momento de avaliar as pessoas no ambiente empresarial, e de como elas receberão essas alterações e que elas possam entender que é o melhor para o futuro de ambos, mas é necessário que ele transmita confiança para seus subordinados.

“Desenvolva a autoconfiança dos funcionários, passando para eles a convicção de que os julga capazes de realizar a mudança pretendida”. (SIQUEIRA, 2010, p. 38).

Não é simplesmente mandar fazer, é envolvê-los de maneira tal que eles possam colaborar com seus conhecimentos dando-os chances de desenvolver suas habilidades.

Resolução de conflitos

Outro método para desenvolver o líder é capacitá-lo na resolução de conflitos. Ele precisa estar preparado para lidar com os conflitos que atingem a organização. Algumas organizações passam por conflitos financeiros, outras de relacionamentos entre as pessoas da equipe e assim sucessivamente, o mais importante é como resolve-los sem que haja constrangimento dos principais envolvidos.

Uma determinada empresa teve uma queda de 30% em sua receita em uma recessão, o que houve uma necessidade de cortes de pessoal, compensações e oportunidades de capacitação. Em vez de se esconder dessa difícil conversa os lideres da empresa foram transparentes. Procuravam grupos de empregados e compartilhava as condições do setor, as demandas do cliente e as dificuldades financeiras da empresa. (ULRICH, 2011, p.136).

De acordo com Ulrich (2011) quando o líder tem uma relação aberta com os funcionários, fica mais fácil de solucionar problemas, não tem que esconder a verdade deles porque isso pode causar desmotivação, em vez de decidir sobre os problemas que estão afetando a organização, pode causar danos piores, por falta de confiança nos colaboradores. O segredo para uma boa resolução deste conflito é realmente contar o que esta acontecendo, para que eles contribuam de alguma maneira a encontrar solução para que a empresa saia dessa situação.

O mesmo autor menciona que as relações entre as pessoas poderão ficar difíceis, entrando em conflito uma com as outras. Também cabe ao líder resolver usando suas técnicas de conciliação amenizando e orientado melhor decisão a seguir.

Os lideres lidam com conflitos convidando as partes para um dialogo no qual tenta entender e verbalizar o ponto de vista dos outros ate que cada um também consiga afirmar a posição da pessoa que a apresenta. Se um entendimento claro não leva a um acordo, os lideres talvez tenham que tomar uma decisão reconhecendo que ela não pode agradar igualmente a todos os lados do conflito. (ULRICH, 2011, p.136,137).

De acordo com Ulrich (2011) a melhor forma é ouvir as partes e deixar bem claro sua posição diante da situação, sua decisão poderá ou não agradar, mais o importante é que ambas as partes saiam segura

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com