TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Codificação De Materiais E Produtos

Trabalho Escolar: Codificação De Materiais E Produtos. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  3/12/2014  •  505 Palavras (3 Páginas)  •  1.314 Visualizações

Página 1 de 3

CODIFICAÇÃO DE MATERIAIS E PRODUTOS

A codificação de materiais é realizada após a classificação dos mesmos, que deve organizá-los em classes ou categorias com características similares ou próximas. O sistema de codificação é fruto dessa divisão, pois serve para que o conjunto de especificações de cada material seja encontrado da forma mais fácil e rápida possível. Assim, quaisquer materiais que tenham divergência no que tange uma característica relevante, eles devem ser considerados distintos e, portanto, ter códigos diferentes.

Esse sistema de codificação é amplamente utilizado ao longo do mundo, se adaptando e adequando a cada tipo de necessidade, criando diferentes tipos de codificação de materiais. São eles:

1 – O Sistema Alfabético

Neste processo, os materiais são representados por meio de letras. Essa codificação foi muito utilizada com relação a livros, mas apresenta determinadas problemáticas, como o relativamente baixo número de variações que podem ser realizadas a partir das letras e a possibilidade de erro na transcrição do código. Por exemplo: Em um escritório, pode haver folhas de papel sulfite (catalogadas como FS), assim como folhas de papel reciclável (FR), também folhas de cartolina (FC) e folhas de papel pardo (FP).

2 – O Sistema Alfanumérico

Sistema que combina letras e números, permitindo muito mais combinações que o Alfabético. Geralmente são divididos em classes e grupos. A quantidade de letras ou números se ajusta às necessidades da empresa que adota o sistema, não havendo uma regra geral. É bastante utilizado em peças e placas automotivas (Por exemplo: CYY 0036, na qual as letras indicam o estado de origem do emplacamento e os números são a sequencial).

3 – O Sistema Numérico (ou Decimal)

No qual são utilizados números (algarismos arábicos) para codificar os materiais. Esse sistema é o mais utilizado pelas empresas, pois é simples e suas combinações podem ser infinitas. Embora também possa se adaptar às necessidades de cada entidade (como por exemplo, um trabalho acadêmico, no qual um item, 5.3.2 por exemplo, pode ser achado devido a esses números), é comum esse sistema seguir o método adotado pelo Federal Supply Classification System, criado para codificação de materiais após a Segunda Guerra Mundial.

Esse sistema, segundo o FSC, seguem a seguinte regra: da esquerda para a direita, os primeiros algarismos representam o GRUPO, os próximos representam o SUB-GRUPO, os que vêm na sequência são os SEQUENCIAIS e o último algarismo é o DÍGITO VERIFICADOR. Como é, por exemplo, o número de um RG (48.889.701-4).

4 – O Sistema de Código de Barras

Representa abstratamente um conjunto de números ou letras impressos de uma maneira que possibilitem sua interpretação por leitores ópticos graças a um sistema de escaneamento de imagem.

As barras pretas retém a luz e as barras brancas a reflete. Assim o leitor captura os sinais e compreende os números representados pelas barras. Representam graficamente certo valor ou dados informativos.

Eles também podem ser divididos em:

- Código de barras numérico: possuindo somente números;

- Código de barras alfanumérico: possuindo letras e números.

Os códigos de barras são utilizados em diversos materiais, produtos e documentos, como boletos bancários, relógios de ponto, itens comerciais, produtos varejistas, etc.

Bibliografia

http://www.gn2004fabac1.kit.net/nocoesbasicasdealmoxarifadoi.doc.

http://www.portaladm.adm.br/am/AM15.htm

http://prezi.com/mmqehji-ybtq/especificacao-classificacao-e-codificacao-de-materiais/

www.profmauricio.hpg.ig.com.br

https://pt.scribd.com/doc/76653604/CLASSIFICACAO-E-CODIFICACAO-DE-MATERIAIS

http://www.saeb.ba.gov.br/downloads/cartilha_do_catalogo_e_banco_de_precos_versao_final.pdf

...

Baixar como  txt (3.8 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »