TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Cognitivismo

Trabalho Escolar: Cognitivismo. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  5/5/2014  •  1.265 Palavras (6 Páginas)  •  806 Visualizações

Página 1 de 6

Introdução

Jean William Fritz Piaget defendeu uma abordagem interdisciplinar para a investigação epistemológica e fundou a Epistemologia Genética, teoria do conhecimento com base no estudo da gênese psicológica do pensamento humano. Estudou e concluiu seu doutorado de biologia, e posteriormente se dedicou a Psicologia, Epistemologia e Educação. Jean Piaget também foi o autor da teoria cognitiva, teoria essa que enfatiza o papel das condições ambientais para facilitar o aprendizado. Cognitivo é uma expressão que está relacionada com o processo de aquisição de conhecimento. A cognição envolve fatores diversos como o pensamento, a linguagem, a percepção, a memória, o raciocínio etc., que fazem parte do desenvolvimento intelectual.

O cognitivismo também tem dado grandes contribuições para o estudo dos processos de aprendizagem, como características precisas de aprendizagem do conhecimento, tais como atenção, memória e raciocínio. Ele foi dividido em quatro fases, as chamadas Fases do Desenvolvimento, são elas: Período Sensório-motor (0 a 2 anos); Período Pré-operatório (2 a 7 anos); Período das Operações concretas (7 a 11 ou 12 anos); Período das Operações formais (11 ou 12 anos em diante).

Sir Jean William Fritz Piaget

(Neuchâtel, 09 de agosto de 1896 - Genebra, 16 de setembro de 1980). Defendeu uma abordagem interdisciplinar para a investigação epistemológica e fundou a Epistemologia Genética,teoria do conhecimento com base no estudo da gênese psicológica do pensamento humano.

Estudou e concluiu seu doutorado de biologia, e posteriormente se dedicou a Psicologia, Epistemologia e Educação. Foi professor de psicologia na Universidade de Genebra, e tornou-se mundialmente reconhecido pela sua revolução epistemológica.

Após formar-se foi para Zurich onde trabalhou como psicólogo experimental e também como psiquiatra em uma clínica, trabalhos que influenciaram. Passou a combinar a psicologia experimental (formal e sistemático) com métodos informais de psicologia (entrevistas, conversas).

Em 1919 mudou-se para França onde trabalhou com Alfred Binet, famoso psicólogo infantil que era responsável por testes em crianças. Piaget notou que crianças da mesma faixa etária cometiam erros semelhantes, levando-o a conclusão que o pensamento se desenvolve gradativamente. Esse mesmo ano foi um marco em sua vida, pois começou os estudos sobre a mente humana e também o desenvolvimento das habilidades cognitivas. Concluiu que o desenvolvimento cognitivo de uma criança era uma evolução gradativa.

Também teve um impacto no campo da ciência da computação. Em 1919, viaja para Paris e começa a trabalhar no Instituto Jean-Jacques Rousseau, quando publica os primeiros artigos sobre a criança. O nascimento dos filhos (1925-1931) amplia o convívio diário com a "criança pequena" e possibilita o registro de observações que geram novas hipóteses sobre as origens da cognição humana. Durante sua estadia em Paris, Piaget conhece Theodore Simon, que o convida a padronizar os testes de raciocínio de Cyril Burt, desenvolvidos nos Estados Unidos, experiência que lhe permitiu delimitar um campo de estudos empíricos: o pensamento infantil e o raciocínio lógico. Como resultado desse trabalho, Piaget é convidado para o cargo de coordenador de pesquisas do Instituto, função que inclui a "Maison des Petits" (Casa das crianças).

Grande parte dos estudos ele realizou observando seus filhos ao lado da esposa.

Ao longo de sua brilhante carreira escreveu mais de 75 livros e centenas de trabalhos científicos.

O que é Cognitivo?

Cognitivo é uma expressão que está relacionada com o processo de aquisição de conhecimento (cognição). A cognição envolve fatores diversos como o pensamento, a linguagem, a percepção, a memória, o raciocínio etc., que fazem parte do desenvolvimento intelectual.

A psicologia cognitiva está ligada ao estudo dos processos mentais que influenciam o comportamento de cada indivíduo e o desenvolvimento intelectual. Segundo o epistemólogo e pensador suíço Jean Piaget, a atividade intelectual está ligada ao funcionamento do próprio organismo, ao desenvolvimento biológico de cada pessoa.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com