TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Cognitivismo De Brunner

Monografias: Cognitivismo De Brunner. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  29/9/2013  •  790 Palavras (4 Páginas)  •  643 Visualizações

Página 1 de 4

Cristo Victorino Manuel

Teoria cognitiva de Bruner e Ausebel

Introdução

Desenvolvimento cognitivo, é o desenvolvimento da capacidade mental da pessoa para pensar, raciocinar, interpretar, compreender, adquirir conhecimento, lembrar, organizar informação, analisar e resolver problemas. O desenvolvimento cognitivo tenta explicar como é que os seres humanos adquirem conhecimento acerca de si próprios, dos outros e do mundo que os rodeia ( McCowan, Driscoll, Roop, Saklofske, Schewean, Kelly e Haines, 1999).

Entre as teorias do desenvolvimento e da aprendizagem a diferença é que no primeiro caso foca as capacidades humanas enquanto que na teoria da aprendizagem foca-se na realização dessas capacidades. Cabe aos professores reconhecerem essas potencialidades e ajudarem os alunos a perceber as suas potencialidades através da aprendizagem. Este trabalho explica a teoria cognitiva na perspectiva de Bruner e de Ausebel, alguns dos representantes da teoria cognitiva da aprendizagem dentre os psicólogos cognitivistas Wertheimer, Kohler, Koffka, Lewin e Piaget. A sua teoria fundamenta-se nas bases psicológicas de “conhecimento intuitivo («insight») e estrutura de campo”; nosprincípios psicopedagógicos da “ motivação, desenvolvimento de expectativas, condições de conhecimento intuitivo («insight»), compreensão, relacionação do «novo» com o «adquirido», sistematização, transferência para situações novas idênticas; nastécnicas de ensino de “ ensino pela descoberta, ensino por descoberta guiada, apresentação de objectivos, introduções, sumários, questionários orientadores, questionários de revisão, esquemas, debates, discussões, estudo de caso, etc.

Teoria cognitiva de Bruner

Jerome Bruner é um psicólogo do desenvolvimento ameriano que, como Piaget, tem desenvolvido uma teoria do desenvolvimento cognitivo. Na sua perspectiva, a aprendizagem pode ser sumarizada como « compreensão geral da estrutura de uma determinada matéria» (Bruner 1962:28). Depois desta compreensão, o aluno deduz o significado na relação com o todo e, consequentemente, qualquer coisa que tenha significado é relacionada com toda a estrutura. Para Bruner, as crianças são capazes de deduzir o significado das várias exposições e experiências que elas encontram nas actividades do seu dia-a-dia.

De acordo com Bruner (1966), a criança passa por três estádios de desenvolvimento cognitivo, nomeadamente, por modos de pensamento activo, icónico e simbólico.

Modo activo

O modo activo de pensamento constitui o primeiro estádio, comummente observado na maioria das crianças. Este é caracterizado como sendo baseado na acção ou motor, que reflecte no tocar, no saborear, no mexer e no agarrar objecto. Como resultado da experiência adquirida através da interacção física com os objectos, a criança está em posição de reproduzir cada experiência de forma psicomotora.

Apesar de o modo activo seja associado a crianças mais novas, é provável que seja usado pelos adolescentes e adultos quando estes se envolvem numa nova actividade motora como nadar, tocar piano, ou encontrar um caminho através de um territorio desconhecido.

Modo icónico

Durante o modo icónico de pensamento, os sistemas de representação da informação da criança estendem-se. As crianças formam imagens e desenhos das experiências

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.6 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com