TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Coluna de Flotação

Por:   •  2/11/2016  •  Relatório de pesquisa  •  351 Palavras (2 Páginas)  •  251 Visualizações

Página 1 de 2

O PROCESSO DE FLOTAÇÃO

A flotação é um método que trata misturas heterogêneas de partículas, suspensas em fase aquosa. Trata-se de um processo de separação de partículas sólidas que explora diferenças nas características de superfícies entre as várias espécies presentes.

A seletividade do processo de flotação baseia-se no fato de diferentes espécies minerais poderem apresentar diferentes graus de hidrofobicidade (ou de hidrofilicidade). A hidrofobicidade de uma partícula está associada à “molhabilidade” desta partícula pela água. Existem partículas que apresentam uma grande afinidade pela água e, portanto, tendem a ficar em solução – partículas hidrofílicas. No entanto, outras, na presença de uma corrente de ar, tendem a ir para superfície da solução justamente por não apresentarem afinidade com a água – partículas hidrofóbicas.

Nos sistemas de flotação, a fase líquida é sempre a água, e a fase gasosa é quase sempre o ar. Teoricamente, é possível separar partículas hidrofóbicas de partículas hidrofílicas pela passagem de um fluxo de ar através de uma suspensão aquosa contendo os dois tipos de partículas. As hidrofílicas permaneceriam na suspensão e as hidrofóbicas seriam arrastadas pelo ar. No entanto, na prática, tem-se que o fluxo de ar não é suficiente para realizar essa separação, sendo necessária a adição de reagentes conhecidos como espumantes, que serão discutidos mais à frente, que permitem a formação de uma espuma estável e, conseqüentemente, dão condições à realização da separação.

A maioria dos minerais encontrados na natureza são naturalmente hidrofílicos. Alguns poucos são naturalmente hidrofóbicos, como por exemplo: a molibdenita (MoS2), a grafita e o talco (Mg3Si4O10(OH)2). Minerais naturalmente hidrofílicos podem ter sua superfície modificada de hidrofílica para hidrofóbica através da atuação de reagentes conhecidos como coletores. Os coletores atuam na interface sólido-líquido e os espumantes atuam nas interfaces sólido-gás e líquido-gás. Os coletores devem ser seletivos, atuando apenas nas partículas minerais que devem ser separadas por flotação, deixando as demais na suspensão aquosa. É importante lembrar que a seletividade do processo de flotação também está fortemente relacionada à liberação do material de interesse. Para se efetuar a flotação, é necessário que os minerais de interesse se apresentem liberados dos minerais que deverão ficar no rejeito.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.5 Kb)   pdf (47.3 Kb)   docx (5.7 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com