TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Resenha do Filme: Além da sala de aula

Por:   •  22/5/2017  •  Resenha  •  783 Palavras (4 Páginas)  •  2.349 Visualizações

Página 1 de 4

RESENHA CRITICA

Autor: Jose da Silva

Resenha do filme: Além da sala de aula

 O filme: Além da sala de aula é baseado em fatos reais, dirigido por Jeff Bleckener, com gênero Drama, foi lançado no dia 24 de abril de 2011 com 95 minutos de duração.

O filme se passa em uma pequena cidade dos Estados Unidos onde, uma professora recém-formada vai à procura do seu primeiro emprego, e consegue uma vaga de professora substituta em um abrigo, muito empolgada em botar em pratica tudo aquilo que aprendeu em sua formação acadêmica, se depara com uma realidade totalmente diferente do contexto social em que vive.

O filme se passa entre o conforto da casa da professora Stacey Bess e um abrigo de pessoas que não possuem casa e permanecem no abrigo até se estabilizar financeiramente.

A sala de aula ficava neste mesmo abrigo, onde os alunos eram os filhos dos pais que estavam residindo neste mesmo, ou seja, esses alunos eram filhos de pais viciados, sem emprego e muitas vezes sem estudo nenhum para ajudar os filhos nas tarefas escolares.

O ambiente escolar era totalmente hostil, a sala de aula não tinha os materiais adequados para os alunos se sentirem confortáveis para se concentrar nos estudos. As crianças eram de diversas idades, formando uma sala multiseriada, algo totalmente fora dos padrões escolares.

No seu primeiro dia de trabalho, Stacey se depara com essa realidade totalmente diferente da sociedade em que vive, questiona-se sobre importância dos 6 anos de sua formação e não poder transmitir o que sabe de uma forma adequada e digna, isso a deixa muita desanimada, com pensamento em desistir de sua função. Mas ela não desistiu, pois não queria passar para seus filhos sinal de fraqueza, e seu marido a incentivou a continuar.

Com muito esforço Stacey vai em busca de melhorias para a escola e várias vezes volta sem retorno. Mesmo assim Stacey continua sua jornada e começa a criar um vínculo com aquelas crianças e percebe que elas não podem continuar sendo vítimas daquilo que seus pais e a sociedades a impõe, então decide com suas próprias mãos ajuda-las.

Stacey decidiu arrumar aquele ambiente escolar, em suas folgas foi até a escola fazer uma limpeza e algumas reformas para tentar tornar realmente aquele espaço em um ambiente agradável para aprendizagem, em alguns momentos também acabava comprado com seu próprio salário materiais didáticos e lanche para que as crianças pudessem estudar melhor sem estar com fome.

Porém ainda não satisfeita, ela ainda continuava a procurar de ajuda, mas sem obter sucesso. Um dia em uma conversa franca com Dr. Warren, diretor pessoal, o mesmo confessa não conhecer a realidade da escola, mas acaba se comovendo com a fala de Stacey referente aos alunos e decide ajudar com a construção de uma nova escola e mantimentos para um melhor desenvolvimento da aprendizagem dos alunos.

Depois de muito insistir em trazer para os alunos um ambiente escolar adequado, a professora Stacey consegue ter o respeito dos alunos e pais, e torna aquela escola num ambiente propicio para aprendizagem, assim conseguindo desempenhar seu papel não só como professora, mas algo muito além disso, um agente transformador da vida daquelas famílias que ali residiam.

O filme Além da sala de aula nos faz refletir enquanto educadores e analisar se estamos preparados para enfrentar esta diversidade de desafios existentes nas escolas. Pois não basta saber o conteúdo para ministrar uma boa aula é preciso pensar nos recursos existentes e na realidade em que o aluno está inserido como mostra o filme

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.7 Kb)   pdf (60.1 Kb)   docx (12.1 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com