TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Comida Típica de Goiânia

Pesquisas Acadêmicas: Comida Típica de Goiânia. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  4/12/2014  •  Pesquisas Acadêmicas  •  610 Palavras (3 Páginas)  •  301 Visualizações

Página 1 de 3

Comidas típicas de Goiânia

Como praticamente todo cardápio brasileiro, a lista de pratos típicos de Goiás foi influenciada pelas cozinhas indígena e europeia. Tropeiros vindos de Minas Gerais e São Paulo também deram uma rica contribuição ao caderno de receitas local, que costuma incluir tutu de feijão, paçoca de carne-seca e, para a sobremesa, ambrosia e doces em compota.

Há uma característica, no entanto, que diferencia a culinária goiana daquela existente em qualquer outra parte do país: a farta presença de ingredientes nativos do Cerrado. Só aqui você terá a chance de provar, por exemplo, mil e uma receitas com pequi (típico frutinho amarelo) e guariroba (um palmito amargo). Os sucos e sorvetes também revelam sabores regionais: cajá-manga, murici e araticum são alguns deles.

Na despensa do estado, um ingrediente tem atraído a atenção de chefs de cozinha de todo o Brasil: o baru. Tanto a castanha quanto a polpa do fruto do baruzeiro, árvore comum no Cerrado, são usadas na cozinha goiana. Torrada, a castanha entra no preparo de pães e biscoitos e também é vendida em saquinhos, como se fosse amendoim.

MANIFESTAÇÕES POPULAR DE GOIÂNIA

O desenrolar da história de Goiás propiciou o aparecimento de diversas atividades culturais no Estado, das quais originaram legítimas manifestações do folclore goiano. Apesar de boa parte delas estar relacionada ao legado religioso introduzido pelos portugueses, o movimento cultural que floresceu no Estado agregou tradições indígenas, africanas e europeias de maneira a abrigar um sincretismo não apenas religioso, mas de tradições, ritmos e manifestações que tornaram a cultura goiana um mix de sensações que vão da batida do tambor da Congada e dos mantras entoados nas orações ao Divino, até a cadência da viola sertaneja ou o samba e o rock que por aqui também fizeram morada.

As Cavalhadas talvez sejam uma das manifestações populares mais dinâmicas e expressivas do Estado de Goiás. A encenação épica da luta entre mouros e cristãos na Península Ibérica é apresentada tradicionalmente por diversas cidades goianas, tendo seu ápice no município de Pirenópolis, quinze dias após a realização da Festa do Divino. Toda a cidade se prepara para a apresentação, travestida no esforço popular em carregar o estandarte que representa sua milícia. O azul cristão trava a batalha contra o rubro mouro, ornados ambos de luxuosos mantos, plumas, pedras incrustadas e elmos metálicos, desenhando, por conseguinte, símbolos da cristandade como o peixe ou a pomba branca – símbolo do Divino – e do lado muçulmano o dragão e a lua crescente. Paralelamente, os mascarados quebram a solenidade junto ao público, introduzindo o sarcástico e profano, em meio a um dos maiores espetáculos do Centro-Oeste.

PROTESTO CONTRA A COPA

Jogadores e membros da comissão técnica já tentaram tirar da seleção brasileira o foco dos protestos que tomaram o País no último ano, mas antes mesmo de a Copa do Mundo começar podem ter de enfrentar a segunda manifestação em menos de uma semana. A primeira aconteceu na apresentação do grupo na segunda-feira no Rio de Janeiro. Pelos goianos.

Destaques de Pontos Turísticos de Goiânia

-

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com