TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Como A Educação Pode Transformar Os Brasileiros E A Sociedade Para Um Pais Melhor

Dissertações: Como A Educação Pode Transformar Os Brasileiros E A Sociedade Para Um Pais Melhor. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  24/11/2013  •  340 Palavras (2 Páginas)  •  505 Visualizações

Página 1 de 2

A educação se realiza no contexto de uma sociedade, ela não é um fato isolado, mas esta vinculada a um contexto social é por isso que ela precisa dos Fundamentos Sociológicos da Educação.

Precisamos socializar os sujeitos. Emile Durkheim é considerado um dos grandes pensadores da sociologia, e da mesma forma assim como Comte estes são considerados os grandes pais do pensamento sociológico, e os grandes fundadores desse pensamento sociológico.

Diante do exposto, não é difícil estabelecermos uma comparação entre as ideias de Durkheim e de Marx, pois, ambos fundamentam suas teorias em princípios epistemológicos diferentes, (respectivamente, Positivismo, Sociologia da Compreensão e Materialismo Histórico e Dialético), é impossível utilizar conceitos por eles elaborados de maneira diferente, porque seu poder explicativo se refere ao conjunto da teoria que lhes deu origem. Nos dizeres de Durkheim somos determinados pelas normas e regras presentes no contexto da sociedade, independendo da maneira de pensar e de sentir do indivíduo.

Em sua afirmação evidencia que a escola (a educação) desempenha um papel significativo na sociedade, pois ela funciona como instância de socialização, ou seja, de adequação do indivíduo às normas e regras sociais, transformando-as em hábitos determinantes de seu comportamento social.

A grande contribuição da Sociologia da Educação de Pierre Bourdieu foi, sem dúvida, a de ter fornecido as bases para um rompimento frontal com a ideologia do dom e com a noção moralmente carregada de mérito pessoal. A partir de Bourdieu, tornou-se praticamente impossível analisar as desigualdades escolares, simplesmente, como frutos das diferenças naturais entre os indivíduos.

O que se pode observar é que ao se analisar a educação, a sociedade é pensada como um todo, uma vez que a educação deve ser entendida como uma instituição social, portadora das mesmas características que se pode encontrar na Sociedade na qual está inserida.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com