TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Como A Educação Poderia Transformar Os Brasileiros E A Sociedade Brasileira, Pensando Na Construção De Um País Melhor.

Pesquisas Acadêmicas: Como A Educação Poderia Transformar Os Brasileiros E A Sociedade Brasileira, Pensando Na Construção De Um País Melhor.. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  19/11/2013  •  397 Palavras (2 Páginas)  •  737 Visualizações

Página 1 de 2

como a educação poderia transformar os brasileiros e a sociedade brasileira, pensando na construção de um país melhor.

Sociologia

Quais os pontos comuns observados nas diferentes trajetórias escolares? E quais os pontos divergentes.

Joziane Cristina de Souza Carlos

Sempre estudei em escola pública, o que primeiro me marcou negativamente foi minha 2º série do fundamental, pois tinha uma professora muito brava que chegava dar medo.

Tanto é, que não fui aprovada naquele ano, de tanto medo que tinha da professora, que não conseguia ir bem na escola. Mas em compensação a 4º série foi muito boa, já que éramos os mais velhos da escola e nos sentíamos os maiorais. Da 5º série em diante só alegria, professores ótimos, colegas de classe muito especiais, cujo alguns tenho contato até hoje, e olha que essa época já faz tempo que passou.

Aula-tema 3: Resgatar os textos mais significativos a respeito da lembrança de professor burocrático-disciplinador na trajetória pessoal dos integrantes do grupo. Selecionar dois e elaborar slide.

http://beijinhosembrulhados.blogspot.com.br/2010/11/professores.html

http://www.sosprofessor.com.br/blog/indisciplina-na-sala-de-aula-os-5-erros-que-os-professores-cometem-e-como-evita-los/

Como já citei no texto acima minha lembrança da então prof. Marlene da 2º série do fundamental, pelas fotos da perceber que não são uma das minha melhores lembranças da vida escolar.

Aula-tema 4: Entre os problemas verificados na sociedade brasileira pelos componentes do grupo, selecionar 5 e produzir um texto de no máximo 15 linhas, que consista em uma reflexão baseada na seguinte pergunta: Como a escola brasileira pode contribuir para resolver os problemas sociais e com isso atuar na transformação da sociedade do país?

O que se percebe, entretanto, com respeito à escola, é que ela, enquanto instituição inserida numa sociedade capitalista aparece como uma instituição neutra, dissociada de qualquer influência social.

O que existe atualmente é uma grande carência de integração entre aluno-escola-família, uma necessidade maior de participação da família no processo de apoio à escola, com o objetivo de melhorar o processo de ensino aprendizagem. Deveria dar mais acesso a informatização para seus alunos, ter profissionais capacitados para auxilio dos estudantes. Pois um cidadão bem informado tende a ter críticas e seus pensamentos próprios. Pois o país só terá uma mudança significativa por meio da educação que por sinal é deixada de lado pelos nossos governantes.

Aula-tema 5: A partir da teoria de Norbert Elias, elaborar um texto de no máximo 10 linhas que sintetize a reflexão do grupo sobre como a educação poderia transformar os brasileiros e a sociedade brasileira, pensando na construção de um país melhor.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.8 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com