TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Como A Sociedade vê O Professor

Artigos Científicos: Como A Sociedade vê O Professor. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  27/3/2015  •  452 Palavras (2 Páginas)  •  478 Visualizações

Página 1 de 2

Como a sociedade vê o professor?

O ofício de professor é cheio de ambiguidades. A primeira e, talvez principal, seja que se trata de uma das funções ou papeis sociais mais importantes de qualquer sociedade, mas é, em muitas delas – particularmente na nossa, altamente desvalorizado.

A precarização do trabalho docente é uma realidade cada dia mais galopante e intensa e vários estudos apontam problemas como: aumento das exigências associado à precarização das condições para dar conta destas, perda da autonomia, perda da autoridade sobre a sala de aula, violência escolar, falta de compromisso dos pais para com suas responsabilidades formativas e educativas, hipervalorização e encantamento alienante com a tecnologia no processo educacional, precarização dos vínculos empregatícios (contratos provisórios etc.).

Dentre muitos, os resultados principais desse processo são a impossibilidade do professor de exercer a sua efetiva função de educador, a consequente desmotivação com o ofício, a desistência da profissão, a incapacidade por parte da profissão de atrair estudantes qualificados e entusiasmados em serem educadores – em muitos casos os professores o são, porque era o curso superior que podiam fazer, as doenças da mente e as do corpo associadas a esta que geram muitos afastamentos por licença médica nesta profissão, a desvalorização do profissional e do papel social que ele exerce, a dificuldade de investir em uma carreira ou em um trabalho que tem, muitas vezes, caráter provisório.

O surgimento da condição de “trabalho voluntário” como docente é o transbordar de um processo, já há muito bem encaminhado, de desvalorização do professor. Para quem não sabe, e parece que muitos gestores públicos e acadêmicos estão nessa condição, para tornar-se professor é necessário um grande investimento de tempo, estudos, dinheiro… Trata-se de uma profissão onde a máxima moderna de que não se pode mais visualizar o fim dos estudos se exerce de forma muito intensa. Ser professor é ser um estudioso do mundo, da vida sem data para se findar. É necessário que se dê suporte e incentivo a esse investimento, mas não…

Agora, conforme a notícia que se segue, o professor começa a transformar-se em trabalho voluntário. O voluntariado é uma prática importante, particularmente, no disseminar de uma ética da solidariedade. Em um país como o nosso em que as mazelas sociais são gritantes e o poder público é tão ineficiente e lento em sua capacidade de intervenção social, o voluntariado tem muita importância, entretanto: há ofícios que só podem ser praticados por especialistas, pessoas que se prepararam e se preparam para fazê-lo e, como eu já afirmei, é essencial que tal preparação seja recompensada com reconhecimento social e digna remuneração.

Temos que pressionar o poder público para aumentar exponencialmente o seu investimento da educação e promover a valorização dos educadores – social, cultural e financeira.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com