TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Analisar O Papel Da Escola E Do Professor, Para A Construção De Uma Sociedade Igualitária.

Trabalho Universitário: Analisar O Papel Da Escola E Do Professor, Para A Construção De Uma Sociedade Igualitária.. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  8/10/2014  •  836 Palavras (4 Páginas)  •  522 Visualizações

Página 1 de 4

SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL CONECTADO

PEDAGOGIA

NAIARA SANTANA REIS

TRABALHO INTERDISCIPLINAR INDIVIDUAL

Título: Analisar o papel da escola e do professor, para a construção de uma sociedade igualitária.

ttu

Tucano-Ba

2012

Naiara Santana Reis

TRABALHO INTERDISCIPLINAR INDIVIDUAL

Título: Analisar o papel da escola e do professor, para a construção de uma sociedade igualitária.

Trabalho apresentado ao Curso de Pedagogia da UNOPAR - Universidade Norte do Paraná, para as disciplinas de Sociologia da Educação, Psicologia da Educação I, Processo Educativo no Contexto Histórico e Teoria Geral do Conhecimento.

Profs. Bernadete Strang, Carlos Eduardo de Souza Gonçalves, Marcia Bastos e Okçana Batini.

Tutora eletrônica: Claudia Veque Irias

Tutor(a) de sala:

Tucano

2012

Introdução

Uma questão muito discutida é o papel da escola e dos educadores no processo educacional.A partir deste contexto torna-se de fundamental importância a socialização dessas questões,uma vez que a educação depende da capacidade dos homens se influenciarem mutuamente em seu modos de portar-se no processo de construção de uma sociedade mais justa e mais democrática.

Partindo desse ponto,tenho neste trbalho por objetivo responder as seguintes questões:Qual a função da escola na sociedae? Qual a função do professor no processo de construção da sociedade?O que a sociedade e o estado podem fazer para valorizar o trabalho do professor?

Desenvolvimento

O aluno e o professor têm de ser entendidos como sujeitos que se relacionam na dinâmica história da sociedade.Bachelard expõe muito claramente esta ideia afirmando que:

Fechado no ser ,sempre há de ser necessário sair dele.Apenas saído do ser, sempre há de ser preciso voltar a ele. Assim no ser tudo é circuito,tudo é rodeio,retorno,discursos,tudo é rosário de permanências,tudo é refrão de estrofes sem fim(Bachelard,1989,p.215).

Isso quer dizer que o homem é um ser social e faz parte das relações sociais.

A escola tem de ser um lugar de criação,de reprodução de saber,pois,como outras intituições,não serve apenas para reproduzir uma história linear,pelo contário,o mínimo que se exige do espaço escolar é que ela possa ser um momento de pensar a história da humanidade levando em consideração a ação nas continuidades e mudanças do tempo,dessa maneira,podendo,dar possibilidades de homens e mulheres percebe-se como indivíduos produtores da história.

Segundo Perrenoud (1995,p.124) O educador deve fazer o luto das certezas didáticas,pois o terreno das práticas educativas é bem mais incerto do que fazia supor o cristalino das suas análises.

O papel do professor neste contexto hstórico,não é propriamente de promover e desenvolver uma ação com sentido moral, e sim de levar a cabo uma ação com significado social

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.3 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com