TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Como Administrar Uma Empresa

Dissertações: Como Administrar Uma Empresa. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  24/3/2015  •  1.465 Palavras (6 Páginas)  •  274 Visualizações

Página 1 de 6

Como administrar uma empresa: 8 dicas matadoras

Gerenciar uma empresa é um tipo de ciência inexata: você tem que atender as necessidades dos clientes enquanto lida com expectativas dos funcionários, concorrentes a espreita e problemas incontáveis. Não é uma tarefa fácil e as vezes pode ser bastante exaustivo. E nunca há respostas ou receitas para tudo.

Assim as vezes nos perguntamos: como administrar uma empresa para aumentar as chances de ter sucesso? Existe uma fórmula pronta para isso? Fórmulas prontas onde com certeza se pode prever um resultado só são reais na matemática, mas no mundo dos negócios existem algumas dicas que podem ser utilizadas pela maiorias dos negócios para aumentar as chances de sucesso.

Veja as 8 dicas matadoras sobre como administrar uma empresa que a equipe da Siga o Rastro tem:

1) Autonomia com Responsabilidade (diga não ao micro gerenciamento)

Antes de contratar uma pessoa faça a você mesmo uma pergunta: confio que ela fará seu trabalho com qualidade ou vou precisar monitorar a cada 5 minutos para garantir a entrega do que precisa ser feito? Se você tiver que micro gerenciar essa pessoa, não a contrate.

Manter um olho em todas as atividades da empresa é possível no inicio da operação, mas completamente inviável a medida que o negócio cresce. Contratar pessoas proativas e que conseguem se gerenciar é uma mão na roda para todo administrador.

Escrevemos um post sobre como liderar uma equipe que você pode aproveitar clicando ao lado. São 5 dicas para que você seja um líder ainda melhor.

2) Negocie uma linha de crédito com juros baixos

Muitos negócios promissores acabam morrendo por não ter acesso ao capital de giro. Se sua empresa já gera caixa regularmente, mas precisa de colocar dinheiro na operação para fazer a mesma acontecer, vá até o seu gerente de banco e negocie uma linha de crédito com juro baixo. O próprio Governo Federal, por meio do BNDES, tem algumas linhas disponíveis.

É difícil tomar decisões de cabeça fria quando a corda está no pescoço e a empresa não possui dinheiro para entregar o próximo pedido. Evite cair nessas situações.

3) Cuide muito bem do seu Marketing e meça os resultados

Muitas pequenas empresas sabem o valor de um marketing bem feito mas várias delas negligenciam a execução. Até conhecem o cliente, afinal conversam com ele todos os dias. Porém, não exploram novas regiões da cidade, e não conseguem responder quantos clientes preveem no próximo mês.

Acredito que a regra mais fundamental do Marketing (e uma das mais úteis) é: quebrar todas as barreiras entre você e seu cliente. Quer um exemplo?

Se você possui um site ou serviço pela internet (como um e-commerce) e comprar uma inserção num outdoor o motorista que passa precisará lembrar de você quando chegar em casa. Você acabou de estabelecer uma barreira. Para você, o marketing digital faz muito mais sentido.

Mas se você possui um posto de gasolina e coloca um outdoor “Posto em 500 m à direita” você quebrou a barreira entre sua empresa e o cliente. Posso até não querer abastecer agora, mas sei que existe um posto a frente. Esse outdoor pode ser o diferencial no fluxo de caixa do seu mês.

E por último, independentemente do tipo de marketing que resolver executar (online ou off-line), meça os resultados antes e depois. Isso é essencial para saber como administrar uma empresa melhor, e onde investir para trazer novos clientes.

4) Esteja um passo a frente da concorrência SEMPRE

Vou ilustrar esse ponto contando um caso recente da cidade onde morei por 10 anos, Florianópolis. No bairro continental Estreito muitas pequenas academias funcionavam há anos da mesma maneira: com pequenas instalações, pouca variedade de aulas e equipamentos obsoletos. Os moradores desse bairro tinham duas opções: frequentar essas academias ou enfrentar mais de uma hora de fila todos os dias para ir a academias mais modernas dentro da Ilha.

Há dois anos algumas grandes redes de academia do Sudeste começaram a abrir filiais na Ilha de Florianópolis, até que no início desse ano elas chegaram no continente, mais precisamente no bairro do Estreito. Duas novas academias, amplas e modernas, com equipamentos de ponta, diversos tipos e horários de aula, entre outras comodidades, abriram as portas com o mesmo preço das academias antigas.

Desfecho da história: as academias antigas estão perdendo grande parte de seus clientes todo o mês, e estão correndo atrás da concorrência com novos aparelhos e aulas, mas agora já é tarde demais. Elas provavelmente estarão fora do negócio muito em breve.

Moral da história: se você não estiver um passo à frente da concorrência, é porque está atrás. Recuperar uma fatia de mercado é sempre muito difícil, então procure criar e manter sua vantagem competitiva. Saber como administrar uma empresa passa por isso: onde estão (e para onde vão) seus concorrentes?

5) Seja um parceiro dos clientes

Enxergue o cliente não apenas como uma fonte de renda para empresa, mas como um parceiro de longo prazo. Se você conseguir criar um relacionamento transparente com ele, será mais fácil explicar e administrar futuros problemas ou aumentos no valor de um produto / serviço.

Gerenciar clientes satisfeitos (parceiros) é muito mais fácil do que gerenciar clientes insatisfeitos (detratores da marca). Uma empresa que consegue fazer isso com maestria é a Zappos, maior loja on-line de sapatos do mundo (eles contam sua história e descrevem as diversas formas de interação com o cliente no livro “Satisfação Garantida”).

Veja

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.3 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com