TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Maneiras de como administrar uma empresa, as fases do processo administrativo

Pesquisas Acadêmicas: Maneiras de como administrar uma empresa, as fases do processo administrativo. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  11/9/2013  •  Pesquisas Acadêmicas  •  1.218 Palavras (5 Páginas)  •  474 Visualizações

Página 1 de 5

FACULDADE ANHANGUERA DE ANÁPOLIS

CIÊNCIAS CONTÁBEIS

PROCESSOS ADMINISTRATIVOS

Introdução

Neste trabalho serão abordadas as formas de como administrar uma empresa, as fases de um processo administrativo, o planejamento de toda a ação empresarial e as etapas desse planejamento. E de acordo com esses enfoques podemos compreender e entender o funcionamento eficaz de uma organização.

Processos Administrativos

Uma das maneiras mais práticas de se interpretar o que significa administrar uma empresa seja através das atividades do processo administrativo. Obviamente, temos no processo administrativo, quatro fases bem distintas entre si. A primeira delas, o planejamento é na verdade, o alicerce do processo administrativo. É ele que determina a existência das demais atividades do negócio.

O planejamento nada mais é, do que unir um conjunto de decisões que o administrador toma para realizar o futuro de seu empreendimento. É uma atividade que envolve a identificação das oportunidades, ameaças, forças e fraquezas que afetam o negócio.

Planejar é pensar antes, qual o melhor caminho para se chegar aos resultados desejados. O planejamento deve ser flexível, a fim de superar os problemas que eventualmente surjam no caminho.

A organização é a segunda do processo administrativo. Sob tal aspecto, organização significa o ato de organizar, estruturar e integrar os recursos e órgãos incumbidos de sua administração e estabelecer relações entre eles e atribuições de cada um deles. Como função administrativa, a organização faz parte integrante do processo administrativo de planejar, organizar, dirigir e controlar.

Como tal, a organização é uma atividade básica de administração, serve para agrupar pessoas e estruturar todos os recursos organizacionais para atingir os objetivos predeterminados. Como função administrativa, a organização depende do planejamento, da direção e do controle para formar o chamado Processo Administrativo, que é o encadeamento e a interligação entre todas as funções administrativas.

Após o Planejamento e a Organização dentro do Processo Administrativo, a terceira fase é a Direção refere ás relações interpessoal dos administradores com seus subordinados. Ela trata basicamente de relações humanas. Para que o planejamento e a organização possam ser eficazes, eles precisam ser complementados pela orientação a ser dado ás pessoas por intermédio da comunicação e habilidade de liderança e de motivação. Para dirigir os subordinados, o administrador em qualquer nível da organização no qual esteja inserido, precisa comunicar, liderar e motivar. A maior parte do tempo do administrador é aplicada em comunicação, liderança e motivação, gestão de conflitos, enfim todos os processos pelos quais os administradores procuram influenciar os seus subordinados para que se comporte de acordo com as expectativas e consigam alcançar os objetivos da organização.

Já a quarta fase é o controle que é a essência pois consiste em verificar se a atividade controlada está ou não alcançando os resultados desejados. Quando se fala em resultados desejados, parte-se do princípio de que esses resultados foram previstos e precisam ser controlados. Então, o controle pressupõe a existência de objetivos e planos, pois não se pode controlar sem planos para definir o que deve ser feito. O controle verifica se a execução está de acordo com o que foi planejado. Quanto mais complexo, definidos e coordenados forem os planos e quanto maior for o período de tempo envolvido, tanto mais complexo será o controle.

Em outras palavras podem dizer que controlar é:

Definir padrões de desempenho;

Monitorar o desempenho com os padrões;

Tomar a ação corretiva para assegurar os objetivos desejados.

Planejamento da ação empresarial

Por trás de toda organização de sucesso existe uma estratégica eficaz. O planejamento estratégico representa uma importante ferramenta no processo de tomada de decisão. Um bom estrategista enxerga bem adiante, já imagina, vê o que pode acontecer no futuro, com isso aproveitam as oportunidades vindas ao presente, segundo Roberto Shinyashiki. Segundo ele, um profissional de sucesso é aquele com visão estratégico O processo administrativo pode ser dividido em planejamento estratégico e planejamento tático. O planejamento estratégico é um planejamento que requer prazos mais longos e é desenvolvido pelos diretores, presidentes de uma empresa. Esse planejamento é subdividido em: empresarial, institucional estratégico e tático podendo ser mercadológico, financeiro de produção e de recursos humanos.

Existem quatro categorias de objetivos empresariais:

• lucro, considerado dentro de sua dupla ótica;

• a expansão da empresa;

• a segurança que corresponde ao desejo da empresa;

• a autonomia ou independência.

O planejamento tático é o planejamento que antecipa o que se deve fazer e quais os objetivos devem ser alcançados. Já o planejamento estratégico requer racionalidade para tomada de decisão, para uma boa organização e um bom relacionamento. Dentro do planejamento empresarial tem o planejamento de liderança quer dizer o líder tem que saber trabalhar estrategicamente com os seus subordinados, tem que haver sincronia de informações. Quando o líder consegue também ser um bom estrategista ele consegue conquistar a todos dentro do local de trabalho, haverá respeito e um bom desempenho da parte liderada. O estrategista tem que ter um controle de todos os resultados do que foi planejada a essência

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.9 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com