TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Como Aprender Fisiologia

Exames: Como Aprender Fisiologia. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  1/9/2014  •  347 Palavras (2 Páginas)  •  604 Visualizações

Página 1 de 2

Reflexos são reações involuntárias em resposta a um estímulo externo e consistem nas primeiras formas de movimento humano. Dessa forma, servem como fonte primária de informações, as quais se armazenam no córtex em desenvolvimento.

Nos primeiros meses de vida, a presença, intensidade e simetria desses reflexos podem ser usadas para avaliar a integridade do sistema nervoso central e para detectar anormalidades periféricas, como alterações músculo-esqueléticas congênitas ou lesões nervosas. Por outro lado, a persistência da maioria desses reflexos no segundo semestre de vida, também indica anormalidades do desenvolvimento.

São denominados reflexos primitivos, aqueles relacionados à sobrevivência, com funções de busca de alimentação e de proteção. Já os chamados reflexos posturais, são os precursores de movimentos voluntários. Alguns desses reflexos, como o de sucção, preensão palmar, plantar e o da marcha serão substituídos por atividades voluntárias; outros, como o de Moro simplesmente desaparecerão.

O reflexo de Babinski ocorre quando o dedão do pé se move na direção da superfície do pé e os outros dedos se espalham depois que a sola do pé recebeu um toque firme.

Este reflexo ou sinal é normal em crianças muito novas. Não é normal após 2 anos de idade.

Causas

Esclerose Lateral Amiotrófica (doença de Lou Gehrig)

Tumor cerebral

Ataxia de Friedreich

Lesões na cabeça

Encefalopatia hepática

Meningite

Esclerose múltipla

Anemia perniciosa

Poliomelite (algumas formas)

Raiva

Lesão da medula espinhal

Tumor na medula espinhal

Derrame

Siringomielia

Tuberculose (quando ela afeta a espinha)

Sinônimos

Reflexo - Babinski; Reflexo plantar extensor; Sinal de Babinski

Mais sobre Reflexo de Babinski

Considerações

Reflexos são previsíveis, reações incontroláveis a um determinado tipo de estímulo.

O reflexo de Babinski é um dos reflexos que ocorrem em bebês. É normal em crianças de até 2 anos de idade, mas ele desaparece conforme a criança cresce e o sistema nervoso se torna mais desenvolvido. Ele pode desaparecer até mesmo aos 12 meses.

A presença de um reflexo de Babinski depois da idade de 2 anos é um sinal de dano nas vias nervosas que conectam a medula espinhal e o cérebro (trato corticoespinhal). Este trato corre ao longo de ambos os lados da medula espinhal. Um reflexo de Babinski pode ocorrer em um ou em ambos os lados do corpo.

Um reflexo de Babinski anormal pode ser temporário

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.5 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com