TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Como Reestruturar A Padaria Q Pão.

Trabalho Escolar: Como Reestruturar A Padaria Q Pão.. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  28/11/2013  •  7.628 Palavras (31 Páginas)  •  429 Visualizações

Página 1 de 31

Passo 1 (Etapa 4)

1- O sr. Bread precisa ter uma visão sistêmica. Ele precisa compeender os sistemas de acordo com a abordagem da Teoria Geral dos Sistemas., ou seja, ter o conhecimento do todo, de modo a permitir a análise ou a interferência no mesmo.

Como vimos nos passos anteriores, o Sr. Bread precisa primeiro reestruturar a sua própria vida; ele precisa ser determinado, ter voz ativa, se colocar na posição como cabeça na empresa. O ideal é, antes de exigir dos funcionários, ele precisa participar de palestras, eventos que levante a sua auto estima; depois de ter feito tudo isso, ele deve levar os funcionários também a participarem de palestras e seminários que levantem a auto estima deles.

2- É importante que ele faça uma reinauguração da padaria de uma forma que agrade tanto os clientes como também os funcionários. É bom que o Sr. Bread também faça um rodízio entre os funcionários para que se descubra outros talentos entre eles. Pedir opiniões aos funcionários de como melhorar a padaria tráz aos funcionários um certo grau de satisfação, pois eles se sentirão importantes e reconhecidos pelo esforço. Os funcionários precisam sentir confiança no Sr. Bread; eles têm que notar a diferença na vida dele e ver que ele agora é realmente o cabeça da empresa.

3- Alguns vídeos que podemos sugerir ao Sr. Bread são: o que fala sobre a águia. O vídeo retrata sobre um doloroso processo que a águia passa para poder viver mais; sobre ela ter que tomar uma séria de decisão. Ela só têm duas alternativas: aceitar a morte ou enfrentar um dolorido processo de renovação que irá durar 150 longos dias. Se ela escolher a segunda alternativa, ela terá que encontrar todas as forças do mundo para voar para a montanha mais alta e se recolher em um ninho onde ela não necessite de voar. Esse é o seu primeiro desafio, e o próximo é bater o seu bico na rocha até arrancá-lo por completo, aí ela espera com paciência o seu bico nascer novamente para ela arrancar todas as suas unhas, depois disto quando suas unhas estiverem crescendo aí ela arranca suas penas; depois de 5 meses ela sai para o vôo tão esperado. Assim deve ser o Sr.Bread, ele precisa primeiramente tomar decisões até mesmo dolorosas que serão importantes para a vida da sua empresa. Se for necessário arrancar as penas, ou seja, as pessoas que não têm interesse no crescimento da padaria e trocar por penas novas, ou seja, por funcionários novos que o motivem, que trabalhe ao seu lado para o crescimento da padaria. É precido tirar aquilo que é podre da empresa para não contaminar o restante dos funcionários. O Sr. Bread precisa passar pelo vôo da renovação para ele poder voar através de novos e diferentes desafios. É preciso eliminar os vícios, os costumes e as tradições. O vídeo diz assim: " A liberdade é uma conquista, o sucesso é um prêmio e a renovação é o único caminho para se chegar aos nossos objetivos."

Outro vídeo que sugerimos ao Sr. Bread é o de Nick Vujicic, um grande homém que mesmo sem ter braços e pernas faz mais do que qualquer um de nós podemos fazer. É uma pessoa alegre mesmo diante de todas as suas limitações e que acredita no seu próprio potencial. Ele diz sobre alguns príncípios que nós precisamos tomar em nossas vidas: Ser gratos por tudo, ser pascientes e nunca desistir. Ele fala muito sobre nos valorizar-mos independente do nosso físico, se somos magro ou gordos, altos ou baixos, brancos ou negros. O importante é quem nós somos e não o que as pessoas de início ache que nós somos. Este é vídeo mais nos leva a valorizar-mos quem nós somos diante de nós mesmos e depois diante das pessoas. O Sr, Bread precisa reconhecer o seu valor. Ele precisa ser grato, ser pasciente e nunca desistir, mesmo que no início não tenha saído do jeito que ele planejou. Ele têm que tentar sempre e nunca desistir.

O outro vídeo também muito interessante fala sobre os dez mandamentos do Líder que são:

1- Respeitar o ser humano e crer nas suas possibilidades que são imensas;

2- Confiar no grupo mais do que em si mesmo;

3- Evitar críticas a qualquer pessoa em público, procurando sempre elogiar diante do grupo, os aspectos positivos de cada um,

4- Dar a cada um o seu lugar, levando em consideração os seus gostos, interesses e aptidões pessoais;

5- Estar sempre dando o exemplo, em vez de ficar criticando o tempo todo;

6- Evitar dar ordens, procurando a cooperação de cada um;

7- Não assumir, mesmo de maneira provisória, a iniciativa de um trabalho que pertença a outrem, mesmo pensando que faria melhor;

8- Consultar os membros do grupo, antes de tomar uma decisão importante que envolva interesses comuns.

9- Antes de agir, explicar aos membros do grupo o que vai fazer e porquê?;

10-Ao presidir uma reunião não falar demais monopolizando o tempo e o assunto da reunião, mas sim coordenar e guiar os debates para obter as decisões do grupo, registrando-as imparcialmente.

Autor: Nilton Pedreira Fonte: Própria

Outro vídeo que aconselhamos ao Sr. Bread é " Gestão e Liderança de Pessoas na prática/ Sergio Saraiva ( Giroflex - Forma )" que fala muitas coisas, mas vamos destacar somente algumas: primeiro é que ninguém é igual ao outro, uns aprendem mais rápidos e outros são mais lentos. É preciso ter pasciencia e fazer rodízios, pois às vezes o funcionário está encaixado na função errada, por isso é importante fazer rodízios na empresa. E fazendo isso se não houver resultado, então o Sr. Bread precisa trocar de funcionário. O Sr. Bread precisa buscar os melhores funcionários e ficar somente com aqueles que aceitarem os princípios estabelecidos. Segundo, o Sr. Bread precisa valorizar e investir no desenvolvimento de sua equipe.

Para que o Sr. Bread obtenha resultados significativos ele precisa entender que:

⦁ Ninguém é igual ao outro;

⦁ Ás vezes as pessoas não dão resultados pois estão na função errada;

⦁ Como gestor o Sr. Bread têm que entender e saber o momento certo de agir.

Para ter resultados sustentável é necessário:

⦁ Valorizar e investir no desenvolvimento;

⦁ Gerar custos com disciplina;

⦁ Estabelecer princípios e metas a serem seguidos;

⦁ Eliminar as maçãs podres se for necessário, para não contaminar as outras;

⦁ O Sr. Bread como líder precisa ter tempo para as pessoas;

⦁ Reconhecer de forma diferente as pessoas com desempenho diferenciado;

⦁ Ter tranparência e clareza;

⦁ Colocar a mão na massa para conhecer o próprio negócio;

⦁ Buscar incansávelmente os melhores resultados;

⦁ Não tolerar a mediocridade;

⦁ Investir tempo em recrutar, desenvolver e manter somente os melhores funcionários.

E, outro princípio fundamental para que todos esses resultados aconteçam, é manter a ética dentro da organização.

Passo 2

Ser ético - A ética é um fator muito importante em nossas vidas, ela deve fazer parte do nosso dia-a-dia, pois é durante o nosso dia-a-dia que mostramos o nosso verdadeiro caráter; vimos também que agir com ética nas negociações traz muitas vantagens. Devemos agir com respeito, exigindo também o mesmo respeito para que possamos receber confiança para obtermos um resultado concreto; Devemos preservar os nossos valores e princípios éticos independentemente se é para realizarmos uma negociação ou não. Devemos ter ética não só na negociação, mas, a ética é uma responsabilidade social. A ética ou moral, deve se tornar um habito na vida de cada indíviduo. A palavra ética, do grego ethos, tem a mesma base etimológica da palavra moral, do latim mores. Os dois vocábulos significa hábitos e costumes, no sentido de normas de comportamento que se tornaram habituais (TGA - Maximiano). Que sejamos éticos em tudo o que fizermos, seja na vida pessoal, familiar ou profissional.

Responsabilidade Social - Segundo o Livro Verde da Comissão Europeia (2001), a responsabilidade social é um conceito segundo o qual, as empresas decidem, numa base voluntária, contribuir para uma sociedade mais justa e para um ambiente mais limpo. Afirma Carlos Cabral-Cardoso (2002) que o conceito de responsabilidade social deve ser entendido a dois níveis. O nível interno relaciona-se com os trabalhadores e a todas as partes interessadas afetadas pela empresa e que podem influenciar no alcance de seus resultados. O nível externo tem em conta as conseqüências das ações de uma organização sobre os seus componentes externos: o ambiente, os seus parceiros de negócio e meio envolvente.

As organizações têm a obrigação de agir no melhor interesse da sociedade. As organizações, assim como os indivíduos, têm responsabilidades sociais, na medida em que seu comportamento afeta outras pessoas (TGA - Maximiano)

Muito têm se falado sobre ética e responsabilidade social das empresas perante a sociedade, funcionários, acionistas e clientes. Hoje existe uma preocupação ainda maior com relação aos princípios éticos, os valores morais e cultura. O Sr. Bread precisa estabelecer padrões de éticas e responsabilidade social em suas atividades e em sua gestão. Os Valores morais dizem respeito a crenças pessoais sobre o comportamento eticamente correto ou incorreto em relação ao próprio indivíduo e também em relação aos outros.

A padaria é, atualmente, muito mais que um simples lugar que vende pão. São oferecidos lanches, tortas e muitas receitas inovadoras. Essa diversificação de produtos tornou o espaço receptivo para os clientes tomarem café da manhã, café da tarde. A padaria moderna se transformou em um ponto de encontro.

Modelo inovador de gestão administrativa para a padaria baseia-se em um ambiente criado dentro da empresa promovendo e incentivando o uso da criatividade dos funcionário e estimulando-os a experimentarem as suas idéias desde que sejam aplicadas às necessidades da organização. Segundo Mintzberg, o gerente deve entender a configuração de sua organização para garantir a harmonia de suas partes e seu funcionamento eficaz. Modelo inovador é tudo que o Sr. Brad pode trazer de novo que atrai uma maior clientela gerando maoir satisfação dos clientes. Assim, para ter sucesso na padaria, é preciso criar um bom ambiente com produtos inovadores e também com um atendimento diferenciado dos demais. Pesquisas desse setor constataram que as padarias que investiram em uma melhor ambientação e na inovação dos seus produtos aumentaram suas vendas, ganharam com a fidelização de clientes e faturaram 30% a mais no café da manhã. Conheça alguns produtos que estão inovando, trazendo lucros ao empresário e satisfação aos clientes:

Mini pizza, Pão congelado; Pães de queijo com temperos exóticos; Pão de queijo recheado; Wrap (Associado ao recheio, esse sanduiche é famoso por ser saboroso, leve e saudável. Para preparar um wrap tipicamente sírio-libanês, é preciso enriquecê-lo com ingredientes como coalhada e hortelã, que proporcionam um sabor bem distinto); Pizza cone (Parece um sorvete de casquinha, mas é pizza. Cada cone é vendido entre R$5 e 7, dependendo do recheio, que pode ser salgado ou doce. O que vale é a criatividade e o conhecimento do seu público-alvo); Frios.

Vivemos em uma época em que serão necessárias novas formas de pensar, novas formas de agir e gerenciar nossas empresas. Esta é uma época caracterizada pelo acesso facilitado a informação, pelo dinanismo das mudanças e que requer maior agilidade das empresas na tomada de decisões, diferente da era passada (revolução industrial) em que as decisões podiam aguardar meses para serem tomadas. Qualquer decisão, por melhor que ela seja, possui um alto nível de risco de estar errada até porque você nunca terá todas as informações disponíveis. Então será necessário rever os modelos de gestão de forma a envolver todos os níveis da empresa nesse processo. É preciso assumir riscos - erros esses que são alvo de punição nos modelos de gestão atuais, mas devem ser encarados como instrumentos nos modelos de gestão inovadores do século XXI. Esse modelo de gestão inovadores do século XXI exigirá que seja criado um ambiente dentro da padaria que promova e incentive o uso da criatividade dos funcionários e estimulando-os a experimentar suas idéias.

Passo 3 ( todos as etapas desenvolvidas da 1 ao 3)

----------------------------------------------------------------------------------------------------

(Etapa 1)

1- Administrar é tomar decisões e pô-las em prática, utilizando dos recursos disponíveis dentro da organização, sejam recursos financeiros, materiais ou tecnológicos. Um bom administrador tem que possuir algumas variáveis como que são saber planejar, organizar, executar e controlar.

⦁ Planejar: Fazer um bom planejamento antes de qualquer coisa é o primeiro passo a ser tomado para que as outras tarefas também possam ser efetuadas com eficiência;

⦁ Organizar: Depois de planejado é necessário colocar tudo em ordem, a começar pela própria vida do administrador, pois, quem não consegue pôr a sua vida em ordem, também não consegue organizar o que é dos outros;

⦁ Executar: Depois de planejado e organizado, então é hora de executar aquilo que foi planejado. Não se deve perder tempo deixando só no papel, é necessário que se ponha tudo o que foi planejado em prática;

⦁ Controlar: E, depois de planejado, organizado, e executado tudo o que foi planejado, então, deve-se ter um alto controle de tudo para que mais nada saia fora de seu devido lugar.

Um bom administrador deve ser uma pessoa que possua habilidades para a realização das tarefas (planejamento); deve ser uma pessoa experiente e que saiba lidar com as pessoas; uma pessoa que tenha empatia, pois ela deve compreender também o que está se passando com a vida de cada pessoa, ou seja, de cada um de seus funcionários como também de seus clientes. Um bom administrador deve ser também um bom líder, pois, organizar papéis é uma coisa, e, lidar com pessoas é outra coisa bem diferente. Um bom administrador leva os seus funcionário a trabalhar em conjunto a fim de atingir um único objetivo.

2- O surgimento das teorias administrativas se deu pela falta de conhecimento das pessoas que se despontou no século XX em meio ao contexto industrial da época. Com uma imensa variedades de empresas com problemas de mal gerenciamente, organização e planejamento; esses e outros motivos levaram os autores clássicos a desenvolverem métodos científicos na divisão do trabalho.

Teoria Clássica - Teve início na França em 1916. A Teoria Clássica da Administração representa a conquista das pessoas a partir da 2ª Revolução Industrial, principalmente através do surgimento da energia elétrica e o uso dos combustíveis de petróleo; acompanhado da expansão do capitalismo financeiro, que viria permitir a criação e o funcionamento de grandes organizações empresariais. No campo específico da administração das empresas se deu origem à chamada Escola Clássica da Administração que cobre duas áreas distintas: a operacional, de Taylor, com ênfase nas tarefas e a administrativa, de Fayol, com ênfase na estrutura organizacional. Na Teoria Clássica de Fayol e seus seguidores, objetivo é buscar a maior produtividade, conhecimentos, praticas do trabalho, maior eficiência do trabalhador e da empresa., informação adequada no campo da Administração destacando quatro funções como: funções comerciais, funções financeiras, funções de segurança e funções contábeis. A estrutura e a forma de organização marcam a essência da Teoria Clássica.As teorias desenvolvidas por Taylor, como as de Fayol, sofreram críticas por serem mecanicistas, ou seja, o trabalhador era explorado como se fosse uma máquina. A partir desse ponto de vista como a obsessão pelo comando, a empresa como sistema fechado e a manipulação dos trabalhadores, surgem outras escolas, a começar pela Escola de Relações Humanas com Elton Mayo e Mary Parker Follet.

Teoria Neoclássica - Surgiu a partir de 1950, desenvolveu-se como uma reação às suposiçôes estruturais e mecanistas da teoria clássica, define-se mais atualizada e redimensionada aos problemas administrativos atuais e ao tamanho das organizações de hoje. Na teoria neoclássica o foco está nos aspectos humanos da organização: grupo informal, os padrões individuais de interação e a dinâmica da organização informal. Na teoria Neoclássica, os conceitos com respeito a teoria clássica da organização foram modificados e não abandonados pelos neoclássicos. Tem como idéia principal uma estrutura organizacional, uma organização eficaz e sua administração é de qualidade. Segundo os neoclássicos, são considerados alguns atributos como: a habilidade administrativa, a eficiência nas comunicações, o estilo de liderança e a eficácia nas relações humanas. A abordagem de sistemas oferece uma alternativa significante à teoria clássica, e não simplesmente uma modificação de interpretação. Na posição clássica nenhum subordinado deveria ter mais de um superior. Neste esquema, o indivíduo poderá trabalhar com diversos superiores. Esse processo é para a integração das atividades da empresa, e não para a solução de problemas específicos de conflito.

Teoria Comportamental - Surgiu em 1947 com o livro O Comportamento Administrativo, de Herbert A. Simon que constitui um ataque aos princípios da teoria clássica. Marca a influência do comportamento na administração onde o indivíduo toma decisões baseado nas informações dentro de seu ambiente. Tem uma nova concepção dentro da teoria administrativa: a abordagem das ciências do comportamento e a adoção de posições explicativas e descritivas. O administrador precisa conhecer os mecanismos que motivam as pessoas para poderem atingir adequadamente seus objetivos. Maslow também apresentou a teoria da motivação na qual aborda algumas necessidades como: Necessidades Fisiológicas; necessidades de segurança; necessidades sociais (afeto); Necessidades de estima (status) e necessidades de auto-realização.

3 - A primeira revolução aconteceu com o surgimento das fábricas, máquina a vapor e locomotiva. Tanto a máquina a vapor quanto a locomotiva eram usados para o transporte de matéria-prima, pessoas e distribuição de mercadorias. A primeira parte aconteceu no século XIII e XIX, onde a produção e utilização de conceitos e ferramentas de administração foram influenciados pelo surgimento de empresas no setor industrial, marcando assim o nascimento da revolução industrial, que se desenvolveu pela invenção de máquinas a vapor e indústrias de tecido de algodão, revolucionando o modo de produção. A concentração de trabalhadores usando máquinas aumentou grandemente a produtuvidade e a complexibilidade dos problemas, tanto nas empresas, como na sociedade e entre os operários dessas fábricas, pois as condições de trabalho eram muito ruins, não podiam reclamar de salários, horário de trabalho, direitos trabalhistas e nem da sujeira das fábricas. Em fator desses e outros motivos, muitos trabalhadores se reuniram para reivindicar seus direitos trabalhistas e melhores condiçoes de vida. Essa revolução teve como berço a Inglaterra, pelas condições que ela possuia, como o acumulo de capital, mão de obra disponível, estado liberal e jazidas de carvão. A segunda revolução aconteceu em meados do século XIX e foi um aprimoramento da primeira revolução que caracterizou-se pela invenção do primeiro automóvel movido a petróleo, novas tecnologias, a invenção do avião, estrada de ferro, produçaõ de aço e siemens e navios a vapor intensificando o desenvolvimento tecnológicoe inovador da época. Após a terceira metade do século XX, aconteceu a terceira revolução industrial, caracterizados por profundas evoluções tecnológicas, científica e industrial, vinculadas a invenção e produção dos computadores, softwares, robótica e também a expansão de transmissores de rádio e tv, telefone fixo e móvel, internet, etc.

Podemos dizer sim que vivemos uma revolução industrial, pois o mundo está cada dia passando por transformações, e a cada geração que passa vimos que a visão deles tem se tornado diferentes. Hoje, o mundo tecnológico é o que mais tem feito parte da sociedade atual. Ninguém mais vive sem um celular, computador, Ipad e outros. Em partes isto é muito bom, pois vivemos em um mundo cada vez mais avançado onde podemos nos comunicar com pessoas do mundo todo, podemos negociar via internet, comprar e vender online, mas, por outro lado, as famílias de hoje (adolescente e jovens) não saem do celular, do facebook, ignorando seu próprio ambiente familiar onde se poderia ter tempo para sentar-se com a família e conversar, esses jovens e adolescentes preferem ficar conversando com seus amigos online. Apesar de tudo isso, ainda assim, acredito que esse mundo revolucionário tende a sofrer muitas mudanças, principalmente tecnológicas, trazendo empregos para alguns e desempregos para outros, pois, máquinas tem substituído pessoas e gerando um desemprego para muitos, principalmente para aqueles que não tem se preparado tecnológicamente. Um exemplo de como a revolução tecnológica tem grande influência, foi a grande manifestação que vimos neste ano, onde milhares de pessoas no Brasil inteiro se reunirão nas ruas de suas cidades, manifestando e reivindicando por melhores condições de vida, como redução nas tarifas de ônibus e outras várias reivindicações, dando o grito de liberdade em prol de uma condição de vida melhor. Percebemos também, que com o capitalismo, as condições socio-econômicas e a tecnologia, o ambiente de trabalho ainda continua incerto e inseguro, pois, por mais que seja incrível o avanço da tecnologia, ela não contribui para aqueles que não conseguiram acompanhar esse avanço, e com isso, eles acabam ficando cada vez mias distantes e se sentindo excluídos socialmente da sociedade e de melhores trabalhos.

pesquisa em: www.ebah.com.br/content/ABAAAALKsAK/teoriasdaadministração

PLT - TGA ( Antonio C. A. Naximiano)

--------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

(Etapa 2)

1- Aplicação dos princípios de Taylor na padaria Q Pão.

Com base no princípio da divisão do trabalho de Taylor, para se atingir a eficiência na padaria Q Pão, será necessário que a padaria passe por algumas ou várias mudanças, tanto na estrutura quanto no perfil de cada um dos que compõe a equipe de funcionários como:

⦁ Fazer um levantamento a fim de captar todas as necessidades que a Q Pão precisa atravessar, e através deste levantamento, montar um plano estratégico implantando todas as mudanças necessárias à padaria;

⦁ O sr. Bread é a primeira pessoa que precisa passar por mudanças, ele precisa ter pulso firme e saber mostrar à todos os funcionários que existe uma hierarquia e que ele é o dono, portanto, a palalvra dele é a que têm que ser atendida. Ele não precisa agir com arrogância com ninguém para mostrar que ele é a autoridade maior ali;

⦁ Contratar um auxiliar administrativo/financeiro para ajudá-lo nas finanças e um supervisor para ajudar o sr. Bread nas rotinas da padaria, supervisionando o atendimento e também na confecção dos produtos a serem consumidos;

⦁ Fazer um controle de movimentos das máquinas e dos funcionários a fim de combater o desperdício;

⦁ Fazer uma reunião com todos os funcionários, levando ao conhecimento de cada um sobre as mudanças que a padaria irá passar;

⦁ Fazer uma escala de horários definitiva, verificando também qual o horário adequado para cada um de seus funcionários. Esta escala só poderá ser alterada com a concordância de ambos e com documento assinado;

⦁ Verificar a qualidade dos produtos que estão sendo utilizados na produção dos pães e variedades como bolos, tortas, etc.

2 - Como melhorar a produção.

Para melhorar a produção precisamos tomar algumas providências para que as mudanças possam ocorrer. A padaria Q Pão não pode continuar como está e ser for necessário vamos mudar o padeiro, os atendentes e o que for necessário mudar.

⦁ Para começar precisamos de um padeiro qualificado que trabalhe com medidas exatas para evitar o desperdício; ele têm que preparar a quantidade de pães de acordo com a demanda para evitar sobras;

⦁ Transformar o pão amanhecido em farinha de rosca, embalando, assim pode ser vendido na padaria também;

⦁ Fazer pudim com pão de sal incrementando com cravo, canela e finalizando com calda de caramelo;

⦁ Aproveitar os pães doces para fazer render o brigadeiro;

⦁ Congelar salgados em embalagens de um quilo, reduzindo o desperdício;

⦁ Utilizar de pão congelado, pois o pão francês congelado ajuda na redução de 70% do espaço necessário para o processamento do pão, fazendo desta forma a padaria ocupa somente um forno e um freezer e ajuda na redução do tempo de preparo, pois no processo convencional o pão demora 4 horas, enquanto o congelado demora apenas 10 minutos. Agindo desta forma haverá redução de custos, redução da mão-de-obra e do espaço físico;

⦁ Deve contar também com um forno eficiente para que haja economia em pelo menos 20%, contando com o auxilio do Immetro (Instituto Nacional de Metodologia, Normalização e Qualidade Industrial) a fim de estender o uso da etiqueta para informação do consumo e a eficiência dos fornos elétricos.

3 - Demonstração dos Princípios Gerais da Administração na Visão de Fayol

De acordo com os Princípios Gerais de Administração na visão de Fayol, podemos auxiliá-los na resolução dos problemas com relação às estruturas da Q Pão, que está passando por uma crise em todos os setores da padaria. O objetivo primordial da Q Pão têm que ser a satisfação dos clientes, recuperando a confiança e a credibilidade de seus clientes. o sr. Bread deve entender que é necessário que ele tenha uma padaria bem administrada; que a administração faz parte de qualquer empreendimento e que administrar exige alguns princípios que precisam ser adaptados na padaria. O primeiro passo para que isso aconteça é fazer um bom planejamento, estabelecendo quais os objetivos que o sr. Bread quer atingir em sua empresa; ele deve por as idéias em ordem, estimando o tempo que ele levará para atingir os seus objetivos; ele deve quantificar e qualificar os recursos que serão utilizados para atingir seus objetivos; ele deve fazer o planejamento tendo uma visão do futuro da Q Pão, traçando um plano de ação. O sr. Bread deve também organizar tanto a estrutura de seus funcionários como organizar os materiais necessários para a realização de suas metas; o sr. Bread precisa ter voz de comando para manter a sua equipe de trabalho executando as tarefas com compromisso. Ele deve também controlar tudo para que nada saia fora de seu objetivo; ele deve cuidar para que tudo seja realizado de acordo com seus planos e metas a serem atingidos. O sr. Bread precisa dividir a sua empresa em funções distintas; é muito importante que sejam divididas as tarefas entre seus funcionários, que serão divididos por setores para facilitar o desenvolvimento do trabalho, através de diferenciação técnica; ele deve departamentalizar colocando e treinando seus funcionários cada qual no seu devido setor com sua devida função como: função técnica - que cuida da produção e manufatura; função comercial - que cuida da compra, venda e troca; função financeira - que cuida da utilização do capital; função de segurança - que cuida tanto da empresa, quanto dos que fazem parte dela; função contábil - que cuida dos registros de estoques, balanços, custos e estatísticas e função administrativa - que cuida do planejamento, organização, comando coordenação e controle. O sr. Bread deve ter voz ativa, mantendo a disciplina e mostrando que ele é o cabeça da empresa e que a palavra que mais têm poder é a dele; têm que existir uma hierarquia dentro da organização, ser persistente em suas mudanças e opiniões; ele deve tomar decisões, estabelecer metas, definir diretrizes e atribuir responsabilidade à todos os integrantes da padaria, definindo claramente sobre as obrigações de cada funcionário; ele deve encorajá-los a ter iniciativas e recompensá-los pela qualidade do serviço ou do atendimento diferenciado. Tudo o que der um resultado positivo, ele deve manter e aperfeiçoar, porém o que der um resultado negativo, ele deve analisar e aprender com os resultados negativos para não repetir os mesmos erros. Para manter uma boa clientela, além dos produtos serem produtos de qualidade, é importantíssimo que o atendimento seja um atendimento de primeira, para que os clientes saiam satisfeitos indicando a padaria para outras pessoas.

5 - Apresentação do princípio da hierarquia na visão de Max Weber na Teoria da Burocracia ao sr. Bread.

De acordo com a Teoria da Burocracia, vimos a necessidade de que essa teoria deve fazer parte da história da padaria Q Pão. É necessário que haja formalidade, impessoalidade e profissionalismo. Com relação à formalidade, é essencial que haja normas e regulamentos, e também que seus funcionários conheçam seus direitos e deveres; e, não é só conhecer, mas eles devem também cumpri-los a fim de não serem penalizados de acordo com a lei. E quanto à impessoalidade, os funcionários devem obedecer e respeitar àqueles que estão ocupando um cargo acima deles; cada um deve respeitar e obedecer o seu superior, assim como os seus superiores também deve respeitar a cada funcionário. Quanto ao profissionalismo, os funcionários devem se dedicar ao cargo que ocupa fazendo o seu melhor. Quando se há dedicação, também há o reconhecimento por parte de seus superiores, como também por parte da clientela. Apesar do termo burocracia ser visto como um aspecto negativo pela maioria das organizações, assim como para Charles Perrow que acredita as teoria de Weber nunca serão alcançadas, eu acredito sim que no caso da Q Pão é mais do que essencial a implantação dessa teoria. O sr. Bread por exemplo, têm que mostrar de uma forma educada, é claro, que quem manda na Q Pão é ele, e que seus funcionários têm que respeitá~lo como o dono, e não como um empregado. Eles também precisam entender que em qualquer ambiente de trabalho existe normas e regulamentos, que existem horários a serem cumpridos, e, se eles não quiserem cumprir e obedecer as normas e procedientos definidos pelo sr. Bread, então será necessário trocar de funcionários. O sr. Bread deve manter somente aqueles funcionários que tenham compromissos e que trabalham por prazer; eles devem gostar do que fazem, para que eles trabalhem com eficiência e transmitam à clientela da padaria a satisfação naquilo que eles fazem. Fazendo desta forma e oferecendo produtos com qualidade, eles alcançarão a clientela de volta.

Bibiografia: PLT - Teoria Geral da Administração (Fayol e a escola do processo de administração)

PLT - Teoria Geral da Administração (Fayol e a escola do processo de administração)

reducaocustos.blogspot.com/2011/06/reducao-de-custos-panificacao.html‎

PLT - Teoria Geral da Administração ( Max Weber e a teoria das organizações)

(Passo 4) Etapa 2

Vimos no passo anterior que alguns princípios na visão de Taylor e Fayol terão que ser aplicados na padaria Q Pão, para que ela seja eficiente e também eficaz. A padaria precisará passar por várias mudanças, tanto no perfil da equipe de trabalho quanto na estrutura da padaria. De início será feito um levantamento de tudo o que a padaria precisa para mudar; e, não só a padaria, mas o próprio sr. Bread que precisa ter pulso firme e mais autoridade com seus funcionários. O sr. Bread precisa fazer um bom planejamento onde contenha todas as necessidades da padaria e constando todas as mudanças que a padaria irá passar. Após fazer o planejamento, ele deverá se reunir com seus funcionários a fim de expôr o que foi planejado e verificar quem está disposto a continuar na padaria, pois se for preciso o sr. Bread há de demitir àqueles que não têm interesse em continuar trabalhando e contratar outros funcionários que tenham compromisso e dedicação. A produção da padaria passará por algumas mudanças que serão para melhorar tanto o desempenho quanto a satisfação dos clientes. A padaria necessita de padeiro qualificado, criativo e que saiba aproveitar os pães que sobram transformando em outras delícias que chamarão a atenção da clientela. A padaria usará de recursos como pão congelado que reduzirá em 70% o espaço necessário para o processamento, e também economizará no ambiente físico, pois não precisará mais do que um forno e um freezer. Com isso ele economizará no tempo e no espaço e trará menos desgaste para os funcionários, pois a pressão na confecção dos pães diminuirá e o atendimento também será mais rápido, pois os clientes não terão que esperar tanto tempo para o pão ficar pronto.

Vimos também com relação a visão de Fayol que é necessário que a padaria seja bem administrada, pois ela precisa recuperar a credibilidade de seus clientes. Para que isso aconteça, é necessário que se faça um bom planejamento; que tenha organização; que tenha comando e controle de tudo. Fazendo assim, com certeza os resultados serão positivos. Também deve ser acrescentado um pouco da visão de Weber, na teoria da burocracia, para que haja formalidade, impessoalidade e profissionalismo. A padaria como qualquer empresa precisa de normas e regulamentos, e que todos conheçam seus direitos e deveres e que se submetam aos seus superiores.

----------------------------------------------------------------------------------------------------

(Etapa3)

O comportamento dos funcionários da Q Pão tem sido extremamente fora do que deveria ser, pois, onde já se viu os funcionários passarem por cima de seu superior, principalmente sendo ele o dono da empresa. O sr. Bread precisa sim ter voz ativa, mas, seus funcionários não devem ser gatos como vimos no vídeo do qual assistimos. Se eles querem que a empresa vá para frente, eles têm que ser como cachorros; eles devem ajudar seu dono; aqui neste caso, eles devem ajudar o sr. Bread, acompanhando-o nas dificuldades enfrentadas pela empresa, eles devem ficar do seu lado em todas as horas sejam elas boas ou ruins. Se os funcionários, após uma conversa franca, não quiserem mudar suas atitudes, se eles não quiserem compromisso, então, é melhor o sr. Bread trocar de funcionários. Ele deve continuar somente com aqueles que querem ficar do seu lado e ver a padaria crescer. Ele deve colocar funcionários que possuam habilidades; Ele deve fazer reuniões informando de seus planos para melhoria da padaria; ele deve fazer palestras, mostrar vídeos como este que vimos sobre o Funcionário Gato e o Funcionário Cachorro e outros vídeos de motivação. Ele precisam ter uma visão diferente dos próprios funcionários e também dos clientes, sabendo que assim como eles, os clientes também têm sua personalidade diferente; uns são mais educados e outros não; uns de vestem melhores do que os outros; outros vão à padaria até bêbados e mesmo assim precisam ser bem atendidos, afinal eles estão dando lucro para a padaria.

O sr. Bread pode usar algumas habilidades como:

⦁ Habilidade de relacionamento com os funcionários: têm que saber se relacionar com todos os funcionários, tanto formal quanto informalmente;

⦁ Habilidade de liderança: é preciso que se passe orientações aos funcionários, que faça treinamento, tanto dos funcionários antigos como dos novos; é preciso que o sr. Bread motive seus funcionários, beneficiando de alguma forma os mais destacados do mês; e também o sr. Bread têm que que ter autoridade ao falar com seus funcionários impondo limites e fazendo com que seus funcionários o respeite com o principal líder;

⦁ Habilidade de resolução de conflitos: têm que saber ouvir ambos os lados e ter uma direção certa, sabendo como solucionar cada conflito dentro da empresa;

⦁ Habilidade de processamento de informações: processar tudo o que se ouviu e falar oficialmente como representante da empresa;

⦁ Habilidade de tomar decisões em condições de ambiguidade: ele precisa saber tomar decisões em curtos períodos mediante à inúmeros problemas;

⦁ Habilidade de alocação de recursos: ele têm que saber onde usar os recursos disponíveis, saber onde é prioridade e usar desses recursos com sabedoria;

⦁ Habilidade de empreendedor: é uma habilidade muito importante, pois se ele não possuir essa habilidade, então ele não vai conseguir levar a padaria adiante. Ele precisa mesmo mediante as adversidades, ter um espírito empreendedor;

⦁ Habilidade de introspecção: o sr. Bread precisa fazer uma análise de si mesmo, ver onde ele precisa melhorar e têm que ser capaz de entender a sua função e qual o seu impacto sobre a sua empresa.

Muitas coisas precisam ser melhoradas na padaria Q Pão, então vamos selecionar algumas delas, levando em conta a Gestão da Qualidade Total e as normas ISO 9000, para que os clientes fiquem satisfeitos com as mudanças e tenham uma nova visão da padaria, recuperando assim seus antigos clientes e conquistando novos clientes através da propaganda boca-a-boca que é a mais segura. Vamos agora ver algumas dessas qualidades:

⦁ Excelencia: Fazer o melhor possível;

⦁ Valor: Em uma padaria não se deve ter o custo dos produtos muito elevado, portanto o material a ser utilizado na produção de seus produtos não deve ser dos mais caros, mas também não pode ser o mais barato tendo uma péssima qualidade. Existem produtos mais baratos com a mesma qualidade dos mais caros;

⦁ Especificações: Ter uma qualidade planejada. Verificar sempre qual a utilidade do produto, o desempenho e quais os seus atributos. Não só do produto, mas também do trabalho dos funcionários;

⦁ Conformidade: Os produtos devem estar dentro das especificações planejadas. Não se conformar com a falta de qualidade;

⦁ Regularidade: Os produtos têm que atingir as especificações planejadas. Têm que ter confiabilidade;

⦁ Adequação ao uso: Têm que ter qualidade em seus projetos, ou seja, atender às necessidades de seus clientes e não podem ter defeitos, ou seja, não pode ocorrer erros em todos os sentidos, tanto na qualidade dos produtos, quanto no atendimento de seus clientes.

Com relação ao atendimento:

⦁ Conceito de auto-atendimento: o balconista deixa de apenas servir, e passa a acompanhar o cliente pela loja, auxiliando-o em suas compras;

⦁ Relacionamento com os clientes: Chamar o cliente pelo nome é muito importante para fidelização do cliente. Tratar todos os clientes com educação, sem se importar com a quantidade de produtos que ele vai levar e sem se importar também com sua aparência;

⦁ Auxílio aos clientes: O balconista não deve “empurrar” produtos para o cliente, e sim oferecê-los. Ele deve ter a percepção das necessidades do cliente e indicar soluções, portanto, é necessário que o funcionário conheça bem todos os produtos oferecidos pela padaria;

⦁ Aparência e higiene pessoal: Os funcionários devem usar crachás e estar uniformizados e ter higiene pessoal. Os funcionários devem estar com as mãos sempre limpas e com as unhas aparadas; os cabelos devem estar amarrados e protegidos com touca; os uniformes devem estar muito limpos.

⦁ Qualidades que o balconista deve ter: Competência, cortesia, credibilidade, receptividade e saber usar o tempo sem ser indelicado com o cliente.

Com relação ao estabelecimento:

⦁ Padronização, monitoramento e documentação de todo o processo que tem influência no produto;

⦁ Responsabilidade da direção o qual requer que a política de qualidade seja definida, documentada, comunicada, implementada e mantida;

⦁ Sistema da qualidade que deve ser documentado na forma de um manual;

⦁ Análise crítica de contratos os quais os requisitos contratuais devem estar completos, bem definidos e que devem atender às exigências contratuais;

⦁ Controle de projeto no qual todas as atividades referentes aos projetos devem ser documentadas;

⦁ Controle de documentos que requer procedimentos para controlar a geração, distribuição, mudança e revisão em todos os documentos codificados na empresa;

⦁ Aquisição que deve garantir que as matérias-primas atendam às exigências especificadas. Deve haver procedimentos para a avaliação de fornecedores;

⦁ Produtos fornecidos pelo cliente adequados ao uso;

⦁ Identificação do produto que requer a identificação do produto por item, série ou lote;

⦁ Inspeção para que a matéria-prima seja inspecionados antes de sua utilização;

⦁ Equipamentos de inspeção, medição e ensaios para controlar a manutenção destes equipamentos;

⦁ Manuseio, armazenamento, embalagem e expedição no qual requer a existência de procedimentos para o manuseio, armazenamento, embalagem e a expedição dos produtos;

⦁ Registros da qualidade que devem ser devidamente arquivados e protegidos contra danos e extravios;

⦁ Auditorias internas da qualidade para avaliar a qualidade dos produtos;

⦁ Treinamento para ampliar os conhecimentos e as habilidades dos funcionários.

Vimos nesta etapa alguns passos que o sr. Bread precisa tomar como atributos para a estruturação da padaria Q Pão. Vimos qual deve ser o comportamento dos funcionários com relação `a própria empresa e em relação aos clientes, Que eles devem ser, como vimos no vídeo "Funcionário Gato e Funcionário Cachorro", no qual devemos ter como espelho o cachorro que defende seu dono , é fiel ao seu dono e não fica com raiva do seu dono quando é chamado a sua atenção. Assim deve ser os funcionários, o qual não devem ficar magoados com chefe ou superior quando o mesmo lhe chama a atenção, e sim avaliar, refletir e procurar corrigir os erros. E, com relação aos clientes, eles devem conhecê-los bem, chamando pelo nome e não fazendo acepção de nenhum deles. E também o próprio sr. Bread precisa de mudar suas atitudes. Ele precisa ter direção e estar sempre preparado para vencer a cada obstáculo que vier a surgir na empresa. Não é só os funcionários que devem se preparar, mas ele também, sendo o cabeça da padaria deve se preparar mais ainda, para que haja excelência em tudo o que for executar. Vimos que ele também têm que possuir várias habilidades para liderar, resolver conflitos, tomar decisões e outras relatadas nesta etapa.

www.fleischmann.com.br/blog/?cat=12&paged=2

---------------------------------------------------------------------------------------------------

Passo 3 - Etapa 4

PLANO DE PROPOSTAS DE MELHORIAS NA Q PÃO

O Sr. Bread deve seguir como já vimos nos passos anteriores, principalmente na etapa 2 as orientações relacionadas como:

⦁ Fazer um levantamento a fim de captar todas as necessidades que a Q Pão precisa atravessar, e através deste levantamento, montar um plano estratégico implantando todas as mudanças necessárias à padaria;

⦁ O sr. Bread é a primeira pessoa que precisa passar por mudanças, ele precisa ter pulso firme e saber mostrar à todos os funcionários que existe uma hierarquia e que ele é o dono, portanto, a palalvra dele é a que têm que ser atendida. Ele não precisa agir com arrogância com ninguém para mostrar que ele é a autoridade maior ali;

⦁ Contratar um auxiliar administrativo/financeiro para ajudá-lo nas finanças e um supervisor para ajudar o sr. Bread nas rotinas da padaria, supervisionando o atendimento e também na confecção dos produtos a serem consumidos;

⦁ Fazer um controle de movimentos das máquinas e dos funcionários a fim de combater o desperdício;

⦁ Fazer uma reunião com todos os funcionários, levando ao conhecimento de cada um sobre as mudanças que a padaria irá passar;

⦁ Fazer uma escala de horários definitiva, verificando também qual o horário adequado para cada um de seus funcionários. Esta escala só poderá ser alterada com a concordância de ambos e com documento assinado;

⦁ Verificar a qualidade dos produtos que estão sendo utilizados na produção dos pães e variedades como bolos, tortas, etc.

Como melhorar a produção.

⦁ Para começar precisamos de um padeiro qualificado que trabalhe com medidas exatas para evitar o desperdício; ele têm que preparar a quantidade de pães de acordo com a demanda para evitar sobras;

⦁ Transformar o pão amanhecido em farinha de rosca, embalando, assim pode ser vendido na padaria também;

⦁ Fazer pudim com pão de sal incrementando com cravo, canela e finalizando com calda de caramelo;

⦁ Aproveitar os pães doces para fazer render o brigadeiro;

⦁ Congelar salgados em embalagens de um quilo, reduzindo o desperdício;

⦁ Utilizar de pão congelado, pois o pão francês congelado ajuda na redução de 70% do espaço necessário para o processamento do pão, fazendo desta forma a padaria ocupa somente um forno e um freezer e ajuda na redução do tempo de preparo, pois no processo convencional o pão demora 4 horas, enquanto o congelado demora apenas 10 minutos. Agindo desta forma haverá redução de custos, redução da mão-de-obra e do espaço físico;

Deve contar também com um forno eficiente para que haja economia em pelo menos 20%, contando com o auxilio do Immetro (Instituto Nacional de Metodologia, Normalização e Qualidade Industrial) a fim de estender o uso da etiqueta para informação do consumo e a eficiência dos fornos elétricos.

Também da etapa 3

Com relação ao atendimento:

⦁ Conceito de auto-atendimento: o balconista deixa de apenas servir, e passa a acompanhar o cliente pela loja, auxiliando-o em suas compras;

⦁ Relacionamento com os clientes: Chamar o cliente pelo nome é muito importante para fidelização do cliente. Tratar todos os clientes com educação, sem se importar com a quantidade de produtos que ele vai levar e sem se importar também com sua aparência;

⦁ Auxílio aos clientes: O balconista não deve “empurrar” produtos para o cliente, e sim oferecê-los. Ele deve ter a percepção das necessidades do cliente e indicar soluções, portanto, é necessário que o funcionário conheça bem todos os produtos oferecidos pela padaria;

⦁ Aparência e higiene pessoal: Os funcionários devem usar crachás e estar uniformizados e ter higiene pessoal. Os funcionários devem estar com as mãos sempre limpas e com as unhas aparadas; os cabelos devem estar amarrados e protegidos com touca; os uniformes devem estar muito limpos.

⦁ Qualidades que o balconista deve ter: Competência, cortesia, credibilidade, receptividade e saber usar o tempo sem ser indelicado com o cliente.

Com relação ao estabelecimento:

⦁ Padronização, monitoramento e documentação de todo o processo que tem influência no produto;

⦁ Responsabilidade da direção o qual requer que a política de qualidade seja definida, documentada, comunicada, implementada e mantida;

⦁ Sistema da qualidade que deve ser documentado na forma de um manual;

⦁ Análise crítica de contratos os quais os requisitos contratuais devem estar completos, bem definidos e que devem atender às exigências contratuais;

⦁ Controle de projeto no qual todas as atividades referentes aos projetos devem ser documentadas;

⦁ Controle de documentos que requer procedimentos para controlar a geração, distribuição, mudança e revisão em todos os documentos codificados na empresa;

⦁ Aquisição que deve garantir que as matérias-primas atendam às exigências especificadas. Deve haver procedimentos para a avaliação de fornecedores;

⦁ Produtos fornecidos pelo cliente adequados ao uso;

⦁ Identificação do produto que requer a identificação do produto por item, série ou lote;

⦁ Inspeção para que a matéria-prima seja inspecionados antes de sua utilização;

⦁ Equipamentos de inspeção, medição e ensaios para controlar a manutenção destes equipamentos;

⦁ Manuseio, armazenamento, embalagem e expedição no qual requer a existência de procedimentos para o manuseio, armazenamento, embalagem e a expedição dos produtos;

⦁ Registros da qualidade que devem ser devidamente arquivados e protegidos contra danos e extravios;

⦁ Auditorias internas da qualidade para avaliar a qualidade dos produtos;

Treinamento para ampliar os conhecimentos e as habilidades dos funcionários.

Referências Etapa 4

Martinelli, Dant P. et al. Visão Sistêmica e Administração. São Paulo: Saraiva, 2006. ISBN 85-02005387-6

Bertalanffy, Ludwig von. Teoria geral dos sistemas. Rio de Janeiro: Vozes, 2008. ISBN 85-3263690-x

Vídeo Motivacional: www.youtube.com/watch?v=LbYgFi_lbic‎

Vídeo de Liderança: Gestão e liderança de pessoas na prática | Sérgio Saraiva (Giroflex) - e-Talk Endeavor Brasilpor Endeavor Brasil

www.administradores.com.br/.../etica-e-responsabilidade-social-nas-empr...

www3.ethos.org.br/‎

www.isaitaly.com/pt/refrigeracao/vitrines-para-padaria‎

http://www.cpt.com.br/cursos-padaria-confeitaria/artigos/padaria-moderna-produtos-inovadores#ixzz2lCjDHXY1

marcelao.wordpress.com/2008/.../google-modelo-de-inovacao-na-gestao

www.saiadolugar.com.br/.../video-al-pacino-lideranca-e-motivacao

...

Baixar como  txt (48.9 Kb)  
Continuar por mais 30 páginas »