TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Como a concepção do caráter pode ser fortalecida por uma boa gradação para que os desvios da personalidade sejam limitados?

Resenha: Como a concepção do caráter pode ser fortalecida por uma boa gradação para que os desvios da personalidade sejam limitados?. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  14/11/2014  •  Resenha  •  511 Palavras (3 Páginas)  •  235 Visualizações

Página 1 de 3

Como o conceito de caráter pode ser reforçado por uma boa graduação, para que os desvios de personalidade sejam coibidos?

O fator determinante do caráter do individuo estar intrinsecamente ligado a sua formação pessoal, seus valores, objetivos, metas, emoções, sentimentos e de como ele administra a vontade de obter o objeto desejado (dinheiro, mulher, poder, etc).

A sociedade exerce influencia de forma comedida, através da cultura, aprendizado social e eventos casuais da vida na formação do caráter do indivíduo. Entretanto, mesmo a sociedade provendo os mais elevados padrões educacionais e morais para o ser humano, com o pleno conhecimento do cidadão das leis que regem seu país, este não é e nem será um fator determinante para definir que uma grande maioria da população será feita de homens justos e íntegros.

O caminho que o homem trilha estar atrelado á suas escolhas. Escolhas que determinam qual formação de caráter o ser humano resolveu adotar. A gama variada de informações e conhecimento que o indivíduo adquire no decorrer da vida e a forma como á utiliza, em beneficio próprio para burlar ou para fazer cumprir a lei é uma escolha de sua personalidade. Personalidade que pode ser mascarada por seus modos refinados e pela sua educação primorosa, mas não pode ser ensinada. Todavia que é um traço característico de tudo que ele tirou do convívio social, moldou de acordo com seus interesses e visão particular de mundo, devolvendo subjetivamente sua visão singular de cada coisa e pessoa.

Os traços psicológicos de um larápio podem ser reprimidos na graduação na tentativa de estabelecer para o ser humano um padrão de comportamento no qual toda uma sociedade está inserida, através do redirecionamento das escolhas, posturas buscar-se instituir no indivíduo uma resolução de fazer um caminho livre de aborrecimentos com a lei, salientando o atrativo percurso que é ser um cidadão livre e cumpridor de seus deveres e obrigações, almejando despertar sua consciência da gravidade de um ato criminoso e das implicações e contrariedades com a lei que geram.

O êxito em fazer o cidadão, ser responsável, honesto e firme nas atitudes é obtido mais por intimidação do que por direcionamento. Afinal salientar-se por meio da intimidação as implicações e problemas oriundos de uma vida desonesta.

Todas as tomadas de decisões que estabelecem quais são nossas escolhas, posturas, posições, têm a finalidade de atingir um objetivo determinado previamente por nós. Deliberando sobre os recursos disponíveis estamos administrando nossas metas, nossa vida e precisando previamente as consequências de nossas decisões. Decisões que podem ser ou não pautadas na integridade, firmeza nas atitudes e responsabilidade social. Responsabilidade com uma sociedade que idealiza formar, sempre, homens dignos, respeitáveis, responsáveis, que compreendam a necessidade de seguir regras que viabilizam e até possibilitam uma vida harmônica, equilibrada e digna. Sociedade que viabiliza, de todas as maneiras possíveis, o acesso á educação e ao ensino com o intuito de colaborar com a formação pessoal e profissional dos seres humanos. Cumprindo, assim, o seu papel de instruir os homens e orientá-los a respeito das várias formas de trilhar um caminho de sucesso com honestidade e reconhecimento.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.3 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com