TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Como a instituição educacional contribui para o desenvolvimento da sociedade?

Resenha: Como a instituição educacional contribui para o desenvolvimento da sociedade?. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  22/11/2013  •  Resenha  •  245 Palavras (1 Páginas)  •  416 Visualizações

Atividade Avaliativa 1

De que forma a instituição escolar escolar contribui para o desenvolvimento da sociedade?

Entrevistado:1

O comportamento dos indivíduos no meio social está estritamente relacionado ao fator "educação" cujos princípios devem começar em casa e se estender na escola.

A instituição de ensino deve promover tanto a formação de conhecimento quanto a formação humana do corpo discente. A primeira, através de técnicas metodológicas específicas a cada área através das quais a base do conhecimento será transmitida aos alunos e este desenvolverá e construirá o seu próprio conhecimento sob a orientação do professor. O verdadeiro educador é aquele que ensina o caminho, mas não caminha no lugar do outro. Sendo assim, ele faz com que o aluno conquiste a independência na construção do próprio conhecimento através de pesquisas e experiências. Consequentemente a sociedade vai adquirir grandes estudiosos, pesquisadores e "soluções" em todas as areás de conhecimento (exatas, biológicas e humanas).

Um outro fator de suma importância no sistema educacional é a formação humana que ocorre quando, por exemplo, o professor "corrige" o aluno diante de uma atitude sem limite, desrespeitosa. O exemplo é uma das maiores formas de educar, portanto o próprio professor deve fazê-lo para que suas atitudes sejam seguidas pelos alunos. Sendo assim haverá a contrução da verdadeira cidadania.

A boa educação é sinônimo de formação integral e leva a uma sociedade equilibrada, solidária e justa.

Suemis Helena Costa Azevedo - Professora de Redação e Interpretação de Texto do Ensino Médio do Colégio e Curso Bandeirante Fernão Dias

...

Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com