TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Como escolher as fontes de emprego?

Tese: Como escolher as fontes de emprego?. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  13/10/2014  •  Tese  •  405 Palavras (2 Páginas)  •  206 Visualizações

Página 1 de 2

Esta atividade representará 80% da 1ª avaliação parcial e deverá ser entregue impressa na próxima aula que acontecerá no dia 29/03/14.

1. Como optar por fontes de recrutamento?

O recrutamento interno é o mais lógico e muito empregado pelas empresas que tem um sistema de desenvolvimento humano, programa de carreira ou centro de treinamento. Quando o empregado tem que passar por novo processo de treinamento ou adaptação a uma nova função, as empresas promovem programas de treinamento interno. Outro aspecto positivo é a progressão em espiral dentro da empresa, isto é, o profissional passa por vários setores. Pode existir progressão horizontal, diagonal ou vertical. Inclui-se aqui também a questão da transferência para outra filial ou empresa do grupo no país ou no exterior.

O recrutamento externo só tem sido recomendado quando a empresa deseja trazer "sangue novo" e experiências novas para a organização ou são postos iniciais de algumas carreiras ou ainda novas funções dentro da empresa. Outros benefícios são a renovação e o enriquecimento dos recursos humanos da organização além de aproveitar os investimentos em desenvolvimento de pessoal.

O recrutamento é misto quando se procede aos dois tipos acima. Alguém deverá ser promovido, removido ou aposentado, então se providencia a contratação de novos. Incluímos aqui também a iniciativa do gerente que está se preparando para sair da posição e deseja desde já treinar alguém para o seu lugar.

Consideramos algumas fontes e parceiros de recrutamento:

 Apresentação Espontânea (Banco de currículos);

 Indicações;

 Intercâmbio com outras companhias;

 Anúncios classificados em jornais, em revistas e em outras mídias;

 Recrutamento em outras instituições;

 Casa aberta;

 Internet;

 Feira de empregos;

 Entidades governamentais;

 Comunicação interna

 Agências de empregos;

 Congressos e Convenções.

2. Quais os cuidados a serem tomados ao elaborar um anúncio?

Basicamente, um anúncio é constituído por um título, um “corpo” e uma mensagem para a ação. O título e subtítulo devem ser atrativos e constituir uma primeira identificação da função. O corpo do anúncio deve conter informação clara relativa à empresa, às qualificações exigidas e às condições oferecidas. A mensagem para ação deve explicitar a forma e o prazo para o candidato responder ao anúncio, considerando que esta ação deve ir ao encontro aos hábitos de procura de emprego do grupo em que os candidatos se inserem. A ação poderá ainda, requerer alguma especificidade com utilidade para a pré-seleção.

3. Suponha

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.1 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com