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Como observam a participação dos indígenas no Brasil

Por:   •  26/8/2021  •  Projeto de pesquisa  •  591 Palavras (3 Páginas)  •  123 Visualizações

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  1. “Como observam a participação dos indígenas na história do Brasil”?

A presença dos índios no território brasileiro é muito anterior ao processo de ocupação estabelecido pelos exploradores europeus que aportaram em nossas terras. Segundo os dados presentes em algumas estimativas, a população indígena brasileira variava entre três e cinco milhões de habitantes. Entre essa vasta população, observamos o desenvolvimento de civilizações heterogêneas entre as quais podemos citar os xavantes, caraíbas, tupis, jês e guaranis.

Geralmente, o acesso às informações sobre essas populações é bastante restrito. A falta de fontes escritas e o próprio processo de dizimação dessas culturas acabaram limitando as possibilidades de estudo das mesmas. Em geral, o maior contato desenvolvido entre índios e europeus aconteceu nas faixas litorâneas do nosso território, onde predominam os povos indígenas pertencentes ao grupo tupi-guarani. Apesar das várias generalizações, relatos do século XVI esclarecem alguns hábitos desse povo.

“Como observam a participação dos negros na história do Brasil”?

No começo todos negros que viviam no Brasil eram escravos e vindos da África. Eles tiveram filhos que também foram escravos, porque era parte da cultura deles a escravidão quando alguém tinha dívida, tendo menos resistência, e com isso os agricultores compravam eles para trabalhar nas lavouras, no início nos engenhos de cana de açúcar, depois em outros cultivos, como o café por exemplo. Para os agricultores era muito vantajoso, por ser uma mão de obra barata, e eles somente gastavam com alimento, e caso fossem desobedientes, seriam castigados severamente, as vezes até de formas desumanas. Alguns negros resistiam, e fugiam das fazendas dos seus donos, e formavam os quilombos, que eram comunidades grandes de negros, escondidos no meio da mata fechada.

Os primeiros negros a serem livres por direito no Brasil, foram libertos pela compra de cartas de alforria, documento que declarava o escravo livre. Mas não adiantava muito, porque o ex-escravo ficava contra o governo, sem dinheiro, sem estudo e se oportunidade, forçando eles a aceitarem trabalhos péssimos. E essa situação não mudou nem com as primeiras leis contra a escravidão, a Lei do Sexagenário e a Lei do Ventre Livre, que não adiantaram muito.

  1. “Qual o significado da palavra índio na história do Brasil”?

A denominação índio foi atribuída aos habitantes da América pelos colonizadores, que durante muito tempo chamaram a América de Índias Ocidentais. Essa denominação, além de refletir a visão do colonizador, generaliza e uniformiza grupos nacionais diferentes, apagando as especificidades de cada nação. Apesar desses inconvenientes, ela é largamente usada por estar consagrada como referência aos povos que já viviam – alguns poucos ainda vivem – na América no período pré-colombiano.

“Qual o significado da palavras negro na história do Brasil”?

O negro é uma invenção da modernidade.2 Homens e mulheres foram sequestrados do continente africano e atravessaram o atlântico em navios tumbeiros na condição social de escravos para, sob o controle dos europeus, trabalharem nas colônias para o enriquecimento das metrópoles.

Ao chegarem no novo mundo e terem contato com povos diferentes, os europeus constroem, fundamentam e criam a ideia do Outro. Este passa a ser racializado e objetificado. Ele terá características negativas, será atribuído ao mesmo qualidades quase naturais, como subjugado, inferior, marginal e selvagem. Interessante também que, ao estigmatizarem aqueles racialmente, estes também foram estigmatizados. Enquanto aqueles foram tachados de NEGROS, estes eram vistos como BRANCOS. Porém, ser BRANCO passou a ter significado bem diferente de NEGRO. Ser BRANCO significou ter poder e privilégios. E o mais importante de tudo: virou sinônimo de “Ser Humano”. Deste modo, a partir dessa lógica, não é de se surpreender que o termo negro se torne sinônimo de escravo.

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