TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Competencias Profissionais Pedagogia

Pesquisas Acadêmicas: Competencias Profissionais Pedagogia. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  12/10/2013  •  274 Palavras (2 Páginas)  •  2.064 Visualizações

Página 1 de 2

FACULDADE ANHANGUERA DE CAMPINAS

UNIDADE 3

PEDAGOGIA

6º SEMESTRE

Competências Profissionais Pedagogia

Atividade de Autodesenvolvimento

Tutora: Eluzai Andrade Matias

Nome: Rute Santos Bolandin

RA: 1107317969

Campinas, outubro de 2013

A IMPORTÂNCIA DA LEITURA NA VIDA DO ALUNO

 “A professora Renata, de uma turma do primeiro ano de escolaridade, leva todos os dias para a sala de aula um livro de literatura infantil e o lê para os alunos. Ao terminar, pergunta qual foi a parte da história que eles mais gostaram e a escreve no quadro. Em seguida, lê em voz alta o trecho que escreveu, acompanhando com o dedo a leitura. Como a biblioteca da escola é pequena, ela pediu a contribuição das crianças para que trouxessem livros, revistas ou jornais de suas casas. No dia seguinte ao pedido, recebeu a visita de Alice, mãe de um aluno, indagando-a sobre o motivo do pedido, já que a maioria das crianças daquela turma ainda não sabia ler.” (Fonte: ENADE 2008 – Pedagogia).

Por mais que as crianças não consigam ler, esta iniciativa as motiva a serem leitores críticos e essa motivação na escola e no ambiente familiar possam gerar interesses melhorando o processo de aprendizagem dos alunos.

Havendo este interesse desde cedo o índice daquela criança se tornar um analfabeto funcional decaí, sendo que, logo criança o interesse foi despertado de forma significativa para ela.

Por causa das desmotivações tanto do aluno quanto do professor em instigar a curiosidade dele, acontece o analfabetismo funcional, o que se tornou um desafio para professores de outras séries trabalhar com leituras longas e interpretações desses textos, pois, os alunos não acompanham o raciocínio e não interpreta esses tipos de textos.

REFERÊNCIAS

Relato da prova ENADE de 2008 do curso de Pedagogia.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (1.8 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com