TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Competências Profissionais Pedagogia

Artigo: Competências Profissionais Pedagogia. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  4/9/2013  •  272 Palavras (2 Páginas)  •  4.855 Visualizações

Página 1 de 2

Competências Profissionais Pedagogia

a. Apresente e explique duas justificativas pedagógicas que deverão fundamentar a resposta da Professora Renata para Alice.

b. Explique a persistência do analfabetismo funcional, a despeito do trabalho pedagógico realizado nas escolas.

A atitude da professora foi totalmente correta, mesmo sem saber ler ou escrever as crianças já vivem em contato com o mundo letrado, seja através de livros de histórias, os quais infelizmente, a maioria não tem em casa, ou através de rótulos de embalagens, cartazes nas ruas ou em papéis de embrulho enfim, de alguma maneira existe esse contato.

O fato de a professora Renata manter esta rotina de leitura com os seus alunos e até mesmo requisitar que os mesmos tragam seus próprios livros para a escola, estimula a criança. E, quando de fato souber juntar as letras sua leitura, ou seja, aquisição da leitura se dará de forma rápida e de certo modo sem sofrimento. Ouvindo a história narrada pela professora e acompanhando no seu próprio texto a criança pode associar o som a letra que está apontando, muitos professores costumam por imagens para decorar a sala de acordo com as histórias que estão sendo acompanhadas pela turma, facilitando a compreensão do aluno.

Existe um pensamento de que o aluno que não aprendeu neste ano tem mais alguns anos pela frente para concluir sua aprendizagem, me parece que alguns professores se apropriam desta fala, e deixam alguns alunos de lado. Assim não existe mais um grande número de alunos que repetem, porém os repetentes foram substituídos pelos analfabetos funcionais, aqueles que mal sabem escrever, lêem com dificuldade alguns até lêem soletrando, mas, não compreende o que de fato está escrito.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (1.7 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com