TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Competências Profissionais Pedagogia‏

Casos: Competências Profissionais Pedagogia‏. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  2/10/2013  •  231 Palavras (1 Páginas)  •  1.101 Visualizações

Apresente e explique duas justificativas pedagógicas que deverão fundamentar a resposta da Professora Renata para Alice.

Explique a persistência do analfabetismo funcional, a despeito do trabalho pedagógico realizado nas escolas.

Resposta:

A criança adquiri o domínio da leitura e escrito quando atribui sentido ou significado ao que está fazendo. Não basta apenas representar ou decodificar códigos, trata-se de um processo interno é preciso alfabetizar letrando, ensinar a ler e a escrever no contexto das práticas sociais da leitura e da escrita, sendo assim, apresentar texto que fazem sentido e trazem significados a crianças, como jornais, revistas, gibis, receitas, etc, que fazem parte de sua prática social despertando o prazer e o interesse das mesmas pela leitura e escrita. As crianças que estão iniciando sua alfabetização e ainda não possuem o domínio do sistema da escrita ou uma leitura e trabalha este conhecimento tornando o processo de aquisição da leitura e escrita.

Alfabetização e letramento no processo de aquisição da leitura e escrita são apresentadas as crianças atividades com simples repetição de silabas ou o que o professor fala, não envolvendo o processo subjetivo dos alunos que transformando o processo de aquisição do sistema alfabético de forma que atribua as crianças a partir do que as mesmas sentido, despertando assim o prazer e o interesse pela leitura e escrita e o professor avaliar sua prática com o conceitos sobre o ensinar a ler e escrever.

...

Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com