TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Competências Profissionais (Teorias Da ADM)

Monografias: Competências Profissionais (Teorias Da ADM). Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  8/4/2014  •  1.947 Palavras (8 Páginas)  •  272 Visualizações

Página 1 de 8

Administração Cientifica

O Foco de Estudo desta Teoria que foi criada por Taylor, se baseia na aplicação do método cientifico na administração com o interesse de garantir o melhor custo beneficio dos sistemas produtivos. Taylor procurava uma forma de elevar o nível de produtividade conseguindo que o trabalhador produzisse mais em menos tempo sem aumentar os custos de produção. Assim, ele observou que os sistemas administrativos da época eram falhos. A falta de padrão nos métodos de trabalho, o desconhecimento por parte dos administradores do trabalho dos operários e a forma de remuneração utilizada foram as principais falhas estudadas por Taylor.

A teoria ficou conhecida também como Taylorismo, referente ao nome do seu criador.

Estudo desta teoria consiste em quatro princípios fundamentais da administração científica:

• Princípio de planejamento – substituição de métodos empíricos por procedimentos científicos – sai de cena o improviso e o julgamento individual, o trabalho deve ser planejado e testado, seus movimentos decompostos a fim de reduzir e racionalizar sua execução.

• Princípio de preparo dos trabalhadores – selecionar os operários de acordo com as suas aptidões e então prepará-los e treiná-los para produzirem mais e melhor, de acordo com o método planejado para que atinjam a meta estabelecida.

• Princípio de controle – controlar o desenvolvimento do trabalho para se certificar de que está sendo realizado de acordo com a metodologia estabelecida e dentro da meta.

• Princípio da execução – distribuir as atribuições e responsabilidades para que o trabalho seja o mais disciplinado possível.

As principais críticas a administração científica de Taylor são que a Administração Cientifica transformou o homem em uma máquina, sendo apenas uma peça do sistema produtivo; a padronização do trabalho seria mais uma intensificação deste do que uma forma de racionalizar o trabalho; a especialização do operário facilita o treinamento e a supervisão do trabalho, mas isso reduz sua satisfação e ele adquire apenas uma visão limitada do processo; não levava em conta o lado social e humano do trabalhador; ela carece de comprovação científica e teve sua formulação baseada no conhecimento empírico; não abrange conflitos individuais e organizacionais e não considera influencias externas.

Teoria Clássica

O foco de estudo desta teoria caracteriza-se pela ênfase na estrutura organizacional, pela visão do Homem Econômico e pela busca da máxima eficiência. Sendo assim, Fayol focou seus estudos na unidade do comando, autoridade e na responsabilidade.

Também conhecida como Fayolismo, a obra de Fayol consiste em Princípios básicos de Fayol, onde se relacionou 14 princípios, que são complementares a de Taylor:

Divisão do trabalho, Autoridade e responsabilidade, Unidade de comando, Unidade de direção, Disciplina, Prevalecer os interesses gerais da organização, Remuneração, Centralização das atividades vitais da organização, Hierarquia, Ordem na organização, Eqüidade (Justiça), Estabilidade dos funcionários, Iniciativa e Trabalho em Equipe.

As principais criticas da teoria de Fayol foi que havia manipulação dos trabalhadores através dos incentivos materiais e salariais e a excessiva unidade de comando e responsabilidade. Ele era visto como obcecado pelo comando, a empresa como sistema fechado - A partir do momento em que o planejamento é definido como sendo a pedra angular da gestão empresarial, é difícil imaginar que a organização seja vista como uma parte isolada do ambiente.

Teoria Neoclássica

O foco da Teoria Neoclássica enfatiza as funções do administrador como o Planejamento, a

organização, a direção e o controle. Com isso, a junção de todas essas funções administrativas formam o processo administrativo.

A teoria tem como principal nome Peter Ducker, mas também a outros nomes de autores envolvidos como: Willian Newman, Ernest Dale, Ralph Davis,Louis Allen e George Terry.

O Estudo da Teoria Neoclássica consiste no administrador pratico, em soluções praticas e resultados concretos. A Teoria Neoclássica pode ser identificada através de algumas características marcantes: a ênfase na parte prática da Administração, a reafirmação relativa (e não absoluta) dos postulados clássicos, a ênfase nos primeiros clássicos de Administração, a ênfase nos resultados e objetivos e, sobretudo, o ecletismo aberto e receptivo.

O ponto fundamental da Teoria Neoclássica é o de ser a Administração uma técnica social básica. Isto leva à necessidade de o administrador conhecer, além dos aspectos técnicos e específicos de seu trabalho, também os aspectos relacionados a direção de pessoas dentro das organizações.

A apreciação critica da teoria Neoclássica se forma onde Fayol dizia que Administrar é prever, organizar, comandar, coordenar e controlar continua firme, porem hoje se fala em processo administrativo: planejar, organizar, dirigir e controlar. Entretanto, administrar é mais do que gerenciar pessoas, recursos e atividades. Em épocas de mudança, o papel do administrador se centra mais na inovação.

Teoria da Burocracia

O foco desta Teoria da Burocracia implica-se de que a burocracia é a organização eficiente por excelência. Para conseguir eficiência, a burocracia mostra como as coisas deverão ser feitas. Outro fator relevante na aplicação da Teoria da Burocracia é de que a escolha das pessoas é feito pelo mérito e na competência técnica de cada um, não em preferências pessoais.

O nome de destaque da Burocracia foi Max Webber, que foi um dos maiores sociólogos e criador desta teoria.

A Burocracia consiste na previsibilidade do comportamento de todos os seus membros. Para Weber, todos os colaboradores devem se comportar de acordo com as normas da organização, visando a máxima eficiência possível. A Burocracia tenta prever antecipadamente as ocorrências e criar rotinas sobre suas execuções, somente assim à eficiência pode ser alcançada, com agilidade.

A principal critica a Teoria de Weber é que a Teoria da Burocracia não enxerga o sistema informal, não correspondem às diferentes relações que temos em uma organização, não analisa que as coisas podem

...

Baixar como (para membros premium)  txt (13.7 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com