TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Complementos De Matématica

Trabalho Universitário: Complementos De Matématica. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  28/3/2015  •  607 Palavras (3 Páginas)  •  207 Visualizações

Página 1 de 3

Sistema Operacional

Um sistema Operacional é formado por um conjunto de programas e rotinas computacionais que têm como objetivo criar uma camada de abstração entre o usuário e o hardware propriamente dito. Entende- se por usuário todo e qualquer objeto que precise de acesso aos recursos de um computador (seja ele um usuário “real” ou aplicativo). Os Sistemas Operacionais podem ser classificados de três maneiras: pelo tipo de núcleo de sistema ( ou kernel, como e conhecido no jargão técnico), pelo método ao gerenciar os programas em execução ou pelo numero de usuários que podem opera-lo simultaneamente.

Atualmente, são utilizados basicamente dois tipo de implementações do núcleo do sistema: monolíticos ou estrutura de microkernel.

Os Sistemas Operacionais podem ser classificadas de três maneiras:

• Monolíticos • MicroKenel Multitarefa

Núcleos Monolíticos têm tem como principal características o fato de integrarem todas as funcionalidades possíveis do sistema em um grande “ bloco” de software. A adição de novas funcionalidades implica na recompilação de todo o núcleo. Trata-se de uma abordagem um tanto antiquada, mas que foi adotada, por exemplo, por Linus Torvalds quando este resolveu Desenvolver o Kernel do Linux.

MicroKernel é um termo usado para caracterizar um núcleo de sistema cujas Funcionalidades não- essenciais ao seu Funcionamento são transferidas para servidores, que se comunicam com núcleo mínimo através modo de acesso do núcleo (local onde o programa tem acesso a todas as instruções da CPU e a todas as interrupções de hardware), deixando o máximo de recursos rodando no modo de acesso do usuário.

Quando o processador trabalha no modo de usuário, uma aplicação só pode executar instruções não- privilegiada, tendo acesso a um número reduzido de instruções. Os diversos tipos de sistemas operacionais existentes empregam diferentes maneira de gerenciar os programas em execução pelo usuário. Existem basicamente três tipos de gerenciamento de tarefas ( ou processos ).

Sistema Monotarefa permitem a realização de apenas uma tarefa ou processo de cada vez. Um dos mais famosos sistemas operacionais Monotarefa é o MS-DOS (Microsoft Disk Operating System). Lançado em 1981 e desenvolvido para rodar no recém lançado processador 8086 da intel.

Atualmente, a grande maioria, dos sistemas operacionais são de tipo multitarefa. Dá-se o nome de multitarefa, á característica dos sistemas operacionais modernos que permite reparti a utilização do processador entre várias tarefas simultaneamente.

A Multitarefa cooperativa trabalha exatamente como dito anteriormente: o tempo de processamento é repartido entre as diversas tarefas , dando a impressão ao usuário que elas estão sendo executadas simultaneamente. Sua principais características ( ou deficiência ) reside no fato que não há controle sobre o tempo da CPU que cada processo consome. O Sistema cede o controle CPU ao processo, e este só o devolve quando tiver terminado a sua tarefa

Já a multitarefa preempitiva realiza o gerenciamento do tempo de utilização da CPU de forma inteligente, reservando e protegendo o espaço de memoria dos aplicativos e evitando que programas

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.8 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com