TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Componentes Do Sangue

Dissertações: Componentes Do Sangue. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  9/9/2014  •  343 Palavras (2 Páginas)  •  255 Visualizações

Página 1 de 2

Hemácias

→ função: realizar a respiração celular, ao transportar oxigênio e parte de gás carbônico pela hemoglobina. São estocadas no baço, que por sua vez tem duas funções: liberar hemácias sadias (por ex., ao se fazer esforço físico) e destruir hemácias velhas, reciclando a hemoglobina1 .

Trombócitos ou Plaquetas

→ São fragmentos de células da medula óssea chamadas megacariócitos.

→ função: realizar a coagulação sanguínea1 .

Plasma

→ função: transporte de hemácias, leucócitos, plaquetas e outras substâncias dissolvidas, como proteínas, nutrientes, excretas, hormônios, anticorpos, sais/íons, gases. O plasma transporta essas substâncias por todo organismo, permitindo às células a recebernutrientes e excretar e/ou secretar substâncias geradas no metabolismo1 .

→ Composição: cerca de 90% de água; 10% outras substâncias

Eosinófilos

Os eosinófilos são células sanguíneas responsáveis pela defesa ou imunidade do organismo, juntamente com outrostipos de células que constituem a parte sólida do sangue.

Linfócito é um tipo de leucócito (glóbulo branco) São produzidos pela medula óssea vermelha, através das células-tronco linfóides que se diferenciam em células pre-búrsicas e pre-timocitos. Os pre-timocitos dão origem aos Linfócitos T que por sua vez vão amadurecer nos tecidos linfóides; são o principal responsável pela chamada imunidade celular, agindo ora de forma a estimular ou atenuar a produção de anticorpos pelos linfócitos B. Já as células pre-búrsicas dão origem aos Linfócitos B que dão origem aos plasmócitos e celulas B de memória que geram os anticorpos. São os principais responsáveis pela chamada imunidade humoral, que dá-se via produção e diluição de anticorpos nos fluidos teciduais ou corporais 1 .

Monócito é um tipo de leucócito, desenvolvem-se a partir da medula óssea, circula depois na corrente sanguínea por poucos dias e finalmente deslocam-se para os tecidos onde, por razões históricas, são denominados macrófagos (ou outros nomes).

Os macrófagos são os responsáveis pela protecção dos tecidos. Mantêm os tecidos livres de corpos estranhos. São também as células predominantes na arteriosclerose.

Os neutrófilos São leucócitos polimorfo nucleados, estão envolvidos na defesa contra bactérias e fungos. Os neutrófilos possuem receptores na sua superfície como os receptores de proteínas do complemento, receptores do fragmento Fc das imunoglobulinas e moléculas de adesão.

Basófilo Célula envolvida nas reações de hipersensibilidade imediata, acredita-se que também participam de processos alérgicos; produzem histamina eheparina e liberam os mediadores para a circulação. Os basófilos são ativados pela presença de estímulos como as anafilotoxinas e os complexos IgE-antigeno. A resposta dos basófilos traduz-se em dois processos complementares: desgranulação e libertação de histamina.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com