TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Comportamento, Oferta E Demanda

Casos: Comportamento, Oferta E Demanda. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  27/9/2014  •  2.428 Palavras (10 Páginas)  •  508 Visualizações

Página 1 de 10

Etapa 4: Comportamento da Oferta e da Demanda

É a lei que estuda a relação entre a procura por um produto (Demanda) e a quantidade ofertada deste produto (Oferta).

Oferta: É a vontade de vender determinado produto, e está diretamente relacionado a facilidade de produção(valor do trabalho) e o preço obtido. Ou seja, quanto maior a facilidade de adquirir/produzir o bem e maior o preço do produto, maior é a quantidade ofertada. O que influi: Concorrência, capacidade de produzir/adquirir mercadorias e barreiras políticas.

Demanda: É a necessidade do cliente (consumidor final) em adquirir determinado bem, levando em conta seu poder econômico atual. O que influi: Necessidade do consumidor e poder aquisitivo do consumidor.

Notícias

Contratos novos de aluguel sobem 17,6% em um ano em SP

Os contratos novos de locação residencial assinados na capital paulista tiveram aumento médio de 17,55% nos últimos 12 meses terminados em setembro, de acordo com os dados adiantados pelo Secovi (Sindicato da Habitação) de São Paulo para a Folha. A variação voltou a ficar próxima do recorde registrado em julho (18,14%), considerando a série histórica da entidade, iniciada em janeiro de 2006. Para os contratos em andamento com aniversário em setembro corrigidos pelo IGP-M (Índice Geral de Preços - Mercado), da FGV (Fundação Getúlio Vargas), a alta será bem menor (7,46%). "A tendência é voltar a ter um equilíbrio", afirma Francisco Crestana, vice-presidente de Gestão Patrimonial e Locação do Secovi-SP, sobre o descasamento entre os dois indicadores na cidade. "Esse descompasso ocorre porque a procura de moradias para locação é maior do que a oferta em determinadas regiões", acrescenta. Em setembro, o aluguel para os contratos novos subiu, na média, 2,1% em relação ao mês anterior, sendo puxado pelas moradias de um dormitório (2,5%). O inquilino que conserva o imóvel e paga em dia, no entanto, pode tentar negociar um reajuste menor com o locador ao renovar o contrato, ressalta Crestana.

Demanda por vôos aumenta 9% e Gol mantém liderança doméstica

A demanda por vôos domésticos em setembro aumentou 9,06% em relação ao mesmo mês do ano passado, enquanto a oferta aumentou 15,04%, segundo dados comparativos da Anac (Agência Nacional de Aviação Civil). A mesma pesquisa mostra que a Gol continua à frente da TAM no mercado nacional, com 38,87% do setor. No acumulado do ano (de janeiro a setembro de 2011), o crescimento acumulado da procura por vôos domésticos chegou a 18,52%, enquanto a oferta cresceu 13,80%. Os vôos internacionais operados por empresas brasileiras --nos quais a TAM é líder com quase 90% do mercado-- apresentaram um crescimento de demanda de 6,57% em relação ao mesmo mês do ano passado, enquanto a oferta aumentou 4,33%. No acumulado de 2011, a demanda aumentou 13,83%, contra 9,46% da oferta. Gol e TAM continuam a brigar pela liderança doméstica, mas vêem as demais empresas do setor ganharem mercado. As demais empresas aumentaram sua fatia, passando de 18,30% em setembro de 2010 para 22,91% no mês passado --aumento de 25% na participação nos últimos 12 meses. A Gol Linhas Aéreas manteve a liderança do mercado doméstico em setembro com 38,87% de participação, contra o Grupo TAM, com 38,22%. No mercado de vôos internacionais operados por empresas brasileiras, o Grupo TAM responde por 88,55% do mercado, contra 10% da Gol e 1,45% da Avianca.

Notícias Folha Online

No mercado os preços são determinados pela lei da oferta e demanda. O preço destas duas curvas determina o preço de equilíbrio. Nem sempre este preço permanece neste estado. O governo é um dos agentes que podem intervir na formação de preços do mercado. A decisão de consumir por parte dos consumidores e a de produzir por parte das organizações é constantemente afetada pela lei da oferta e da procura.Muitas vezes as organizações são obrigadas a repassar para os consumidores, alguns dos impostos que são cobrados pelo governo. Ficando assim os preços de alguns produtos com o valor elevado.No nosso ponto de vista as organizações precisariam manter os seus preços dos seus produtos, num determinado valor acessíveis para que a demanda e a oferta não fiquem desequilibradas.E como eles podem fazer isto? Mantendo um ponto de equilíbrio.Quando juntamos a curva da oferta com a curva da demanda, temos a quantidade de equilíbrio. Quando as duas curvas se encontram, a quantidade demandada é igual à quantidade ofertada. Quando isso ocorre, diz-se que o mercado está em equilíbrio. E, somente, o número de unidades que os consumidores querem comprar é igualao número de unidades que os produtores desejam vender. Este é exatamente o preço de equilíbrio. O preço de equilíbrio é a representação do livre mercado, ou seja, no qual se faz uma negociação de preços. O comprador diz quanto quer pagar e o vendedor diz por quanto vale a pena vender.Se o preço do produto for superior ao preço de equilíbrio, tem-se um excesso de oferta,pois, preço a quantidade ofertada é maior do que a quantidade demandada.Quando isso acontece, os produtores preferem fazer liquidações para não ter seu capital parado em estoques, correndo até o risco da obsolescência (depreciação tecnológica) imagine se uma loja comprasse uma quantidade enorme de computadores para um ano de vendas; com certeza, teria prejuízo, porque, a cada mês, os fabricantes lançam computadores mais modernos e mais velozes, por isso, o comerciante jamais poderá fazer estoque.No caso oposto, o preço inicial é menor do que o preço de equilíbrio. Nesse caso,existe um excesso de demanda, ou seja, a quantidade demandada é maior do que a quantidade ofertada pelo preço. Quando muitas pessoas desejam o mesmo produto, ele pode se tornar escasso no mercado e a tendência é o preço subir. Quando o dono de um apartamento coloca-o à venda por um preço inferior ao de mercado, muitos compradores disputarão a compra do imóvel. Quando o preço de um produto está abaixo do preço de equilíbrio, as forças de mercado tendem a levá-lo de volta ao equilíbrio.

Fonte:

http://aartedevender.blogspot.com/2008/08/conceito-oferta-e-demanda.html - acessado em 20 novembro.

http://www1.folha.uol.com.br/mercado/992921-contratos-novos-de-aluguel-sobem-176-em-um-ano-em-sp.shtml- acessado em 20 de novembro.

http://www1.folha.uol.com.br/mercado/992190-demanda-por-voos-aumenta-9-e-gol-mantem-lideranca-domestica.shtml - acessado em 20 de novembro.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (15.9 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com