TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Compreender A Organização Do Espaço Educativo

Exames: Compreender A Organização Do Espaço Educativo. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  8/5/2013  •  779 Palavras (4 Páginas)  •  519 Visualizações

Página 1 de 4

1 INTRODUÇÃO

Considerando os objetivos deste estudo, privilegiei a pesquisa de caráter exploratório, que tem como objetivo principal o aprimoramento de idéias ou a descoberta de intuições.Este tipo de pesquisa permite um planejamento bastante flexível.devendo incluir levantamento bibliográficas entrevistas com pessoas que tiveram experiências praticas com o problema pesquisado e analisado com exemplos que estimule a compreensão .Sendo assim o estudo bibliográfica subsidio e favoreceu todo o percurso da pesquisa ,coletamos dados através de um questionário e de entrevista com os educadores de educação infantil e analisamos suas falas buscando uma maior compreensão do objeto de estudo.

2 DESENVOLVIMENTO

Muitas instituições nasceram com o objetivo de cuidar da criança oriundas de famílias de baixa renda,durante anos esse olhar para criança indefesa que precisava de ajuda configurou-se como o cenário da educação infantil.a a compreensão do papel da educação infantil caminhava em direção ao reconhcimeto

Como pratica indissociável.

Educar assume um papel essencial no contexto da educação infantil,pois significa:propicia situações de cuidar,brincadeiras e aprendizagens oriundas de forma integrado e que possam contribuir para o desenvolvimento das capacidade infantis de relação interpessoal de ser e esta com as outras em uma atitude básica de aceitação,respeito e confiança.

Cuidar significa dar atenção a criança como pessoa que esta num continuo crescimento e desenvolvi meto compreendendo sua singularidade ,identificando e respondendo as suas necessidades.

Concepção da infância sujeito social e histórico, que faz parte de uma organização familiar, inserido em uma sociedade cultural e momento histórico, levando em consideração que cada escola, cada comunidade tem um olhar diferente para cada criança. Portando para a infância `a concepção de criança è historicamente construída e conseqüentemente vem mudando ao longo do tempo.

Planejar é um processo muito importante que contribui tanto com o trabalho docente como discente. Portanto ,é evidente que educador infantil ao planejar sua aula visa atingir os objetivos proposto,superar dificuldades e controlar a improvisação.

Não devendo conceber o planejamento como uma mera formalidade burocrática sem finalidade educativa. Planejar é criar oportunidade para o sucesso do aluno no contexto escolar.

Avaliar tendo como estratégia de ponto a observação e a reflexão,permite a construção de um cotidiano escolar significativo e,portanto,sinônimo desinteresses das necessidades e das relações das criança em questão.

Avaliar é garantir para o professor a percepção da distância existente do conhecimento real para a construção do conhecimento ideal,uma vez que os conhecimentos prévios são construídos a partir da construção sócio-historico de cada criança mediante ao professor valorizar só mente os conhecimento planejados.

Existe uma preocupação por parte de educadores em encontra a melhor receita para comprem a tarefa de ensinar a ler e a escrever, a procura do método mais eficaz perpassa a historia da alfabetização no Brasil.

O método sintético parte da analise de elementos menores que o som e a grafia iniciando pelas menores subdivisões das palavras a pronunciar

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.4 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com