TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O TRABALHO DO PEDAGOGO NOS ESPAÇOS EDUCATIVOS

Dissertações: O TRABALHO DO PEDAGOGO NOS ESPAÇOS EDUCATIVOS. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  22/4/2013  •  1.562 Palavras (7 Páginas)  •  1.182 Visualizações

Página 1 de 7

[pic]

SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL CONECTADO

PEDAGOGIA

VANESSA RAMOS DE SOUZA

trabalho interdisciplinar INDIVIDUAL

EIXO TEMÁTICO: O TRABALHO DO PEDAGOGO NOS ESPAÇOS EDUCATIVOS

SÃO JOSÉ DOS PINHAIS PR

2012

VANESSA RAMOS DE SOUZA

trabalho interdisciplinar INDIVIDUAL

EIXO TEMÁTICO: O TRABALHO DO PEDAGOGO NOS ESPAÇOS EDUCATIVOS

Trabalho apresentado ao Curso de Pedagogia da UNOPAR - Universidade Norte do Paraná, para as disciplinas de Sociologia da Educação, Psicologia da Educação, Processo Educativo no Contexto Histórico e Teoria Geral do Conhecimento.

Profs. Bernadete Strang, Carlos Eduardo de Souza Gonçalves, Marcia Bastos e Okçana Batini.

Tutora eletrônica: Claudia Veque Irias

Tutor(a) de sala: Elaine de Oliveira

SÃO JOSÉ DOS PINHAIS PR

2012

Introdução

Considerando as pesquisas e estudos realizados e partindo do texto “O essencial da didática e o trabalho de professor – em busca de novos caminhos” do autor José Carlos Libâneo, objetiva-se neste trabalho abordar alguns aspectos sobre a função da escola e o papel do professor no processo de ensino e de aprendizagem; diferenças fundamentais entre o método tradicional e o método histórico no que se refere a forma de ensinar; e aponta o porque destas mudanças neste processo.

Para que se compreenda estes aspectos, citados acima, torna-se essencial abordar, segundo os autores, fatores inerentes ao ato de ensinar e a forma de aprender, bem como a importância da didática, dos objetivos, do planejamento, contemplando ainda, o desenvolvimento cognitivo e a influência da cultura quando se trata da aprendizagem.

O presente trabalho envolve questões fundamentais no que se refere à educação, pois aborda diversos fatores que fazem parte do processo de ensino e de aprendizagem, possibilitando também uma reflexão sobre a educação atual e como esta vem sofrendo transformações ao longo da história.

Segundo o autor, pode-se entender a aprendizagem como um processo social e cultural, e como atividade planejada e organizada, por onde a didática insere valores e intencionalidades educativas e formas específicas de ensino. Partindo desta colocação, descrevem-se nesta atividade diversos pontos intrínsecos neste processo como, posição da escola e do professor neste meio, além comparar os métodos utilizados e as causas destas mudanças no decorrer do tempo.

Neste sentido, considera-se importante refletir sobre estas transformações, levando em consideração as diferentes concepções pedagógicas e a própria concepção de sociedade. E enfim o grupo aponta as contribuições desta análise, para aprendizagem e compreensão destes elementos cruciais ao ato de ensinar e para própria pedagogia.

Desenvolvimento

Segundo o autor, há diferentes tipos de professores no ensino fundamental. Os denominados tradicionais, que organizam seu trabalho de uma forma mais repetitiva e sem muitos recursos pedagógicos, sem considerar a realidade ou os conhecimentos prévios de cada aluno e geralmente avalia por meio de provas.

Há também os professores, ditos mais atualizados (chamados no texto de progressistas), que variam seus métodos de ensino, preocupam-se com as individualidades de cada aluno e são mais afetivos no relacionamento com os educandos. No entanto, de acordo com Libâneo, as atividades que organizam não levam os alunos a pensar de forma autônoma, ou seja, assimilação consciente e crítica por parte do aluno.

Segundo ele, na perspectiva histórico-social, de maneira mais adequada e coerente, o professor propicia o desenvolvimento de competências e habilidades, que levam o aluno a perceber as propriedades e características do objeto de estudo, estabelecer relações entre os conhecimentos e adquire capacidade de raciocínio e do pensamento por si próprio, tornando-se capaz de aplicar tais conhecimentos ao seu cotidiano.

Nesta concepção, então, cabe ao professor mediar a relação entre o conhecimento e o objeto de conhecimento, estabelecida pelo aluno. Cabe também ao professor planejar, selecionar e organizar os conteúdos, programar atividades e criar condições de estudo dentro da sala de aula a fim de incentivar os alunos.

O autor ainda ressalta que, o professor precisa, a cada dia, aprender a lidar com subjetividade dos alunos, suas percepções e prática de vida e com esta capacidade conseguirá proporcionar uma aprendizagem significativa.

Neste sentido a escola tem papel fundamental, como lugar de mediação cultural, visando a assimilação e reconstrução da cultura, pois é onde os conhecimentos apresentados pelos alunos são sistematizados e sala de aula torna-se o lugar de interlocução, de levantamento de questões e dúvidas, de desenvolver a capacidade de argumentação e troca de ideias.

Explicita-se assim, no que se refere à forma de ensinar, alguns aspectos que diferenciam

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.8 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com